Diabetes e tatuagem não são necessariamente duas coisas que não combinam. A diabetes não impede uma pessoa de ter tatuagem. No entanto, existem alguns cuidados que precisam ser levados em conta, e é sobre isso que iremos conversar hoje.
Independente se você tem diabetes ou não, é necessário pesquisar bem. Pois a escolha do estúdio de tatuagem e o tatuador para fazer sua tatuagem podem fazer a diferença. Para auxiliar nesta pesquisa, algumas dicas seriam:
- Saber se o tatuador/estúdio é confiável? Existe uma resolução na Anvisa que estabelece algumas normas como qual tinta pode ser utilizada para tatuagem.
- Luvas, agulhas, lâminas e outros dispositivos destinados a raspar pelos devem ser descartáveis;
- As agulhas finais de tatuagem (agulha+haste) deverão, depois de montadas, ser esterilizadas em embalagens individuais e abertas na frente do cliente;
- As tintas devem ser fracionadas para cada cliente, devendo ser descartadas as sobras;
Essas e outras normas você pode saber mais acessando o Blog da Saúde do Governo Federal clicando AQUI.
Quais os cuidados para quem tem diabetes fazer tatuagem?
Para quem tem diabetes, é indispensável conversar com o seu médico sobre a sua vontade de fazer uma tatuagem. Geralmente ele irá avaliar a sua hemoglobina glicada e o seu quadro geral de saúde. Para evitar os riscos, tais como:
- Cicatrização mais lenta,
- Infecções difíceis de curar, que podem evoluir para casos mais graves e até gangrena.
O local da tatuagem também é de se pensar no momento que você for conversar sobre tatuagens com o seu médico. Inclusive se o local que você quer fazer fica em um dos locais de aplicação de insulina.
Alguns lugares podem ser mais recomendados do que outros dependendo de uma análise individualizada do seu tratamento. Por exemplo, quem tem alguma deficiência na circulação talvez deva evitar tatuagens nos pés, tornozelos, canelas e nádegas. Para evitar os riscos de infecção.
Em contraponto, o pulso pode ser considerado um local mais indicado. Sendo que tatuagens em locais mais aparentes podem auxiliar na identificação da doença em caso de emergência.
(Imagens do Google)
Além do local, prepare-se para a maratona no dia de tatuar, certifique-se de que você está com açúcar extra no caso de ter hipoglicemia, insulina suficiente e com o seu glicosímetro.
Vai fazer uma tatuagem? Consulte sua equipe médica e depois conte pra gente como foi.
Até a próxima! Vamos juntos?
Olá, sou diabético tipo 2 não tomo insulina somente remédios
a minha cicatrização é praticamente normal,posso fazer uma tatoo ?
a minha tacha de glicose é + ou – de 120 ate 160 varia as vezes sobe pouco mais aí chega a 250 no maximo
Olá Marcelo,
Tudo bem?
Esta é uma decisão que você precisa tomar junto com a sua equipe médica. Como o tratamento do diabetes é individualizado, é preciso que quem te acompanhe mais de perto te oriente.
Boa sorte e vai contando pra gente do seu passo a passo?
Uma abraço
Hello. excellent job. I did not expect this. This is a great story. Thanks! eegfbcedbdcadefe
Olá, tenho diabetes tipo 1 desde os oito anos de idade e tenho labilidade diabética. Depois de anos tentando controlar hoje a minha glicose fica entre 70 e 280, a minha cicatrização é um pouco lenta mas é boa. Eu posso fazer tatuagem ou corro riscos de não cicatrizar direito?
Laura,
Tudo bem?
Acreditamos que antes de fazer a tatuagem, é importante você conversar com o seu médico, pois apenas ele poderá analisar o seu organismo e talvez pedir os exames necessários para que você corra o menor risco possível, e possa aproveitar bem todo o processo da tatuagem.
Obrigada pela sua mensagem.
Um abraço
Tenho tipo 1 , níveis altos maioria das vezes e exames isso poderia vir a ser uma complicação após tatuar !
Olá Diogo,
Se entendemos bem a sua pergunta, a sua glicemia está mais alta depois de realizar a tatuagem. Sugiro você se consultar com o seu médico, pois as vezes isso pode ser decorrente de alguma infecção, mas muitas outras coisas podem estar acontecendo com você. Apenas o seu médico estará apto para te ajudar.
Um abraço
Vou consultar minha endocrinologista antes, mas pelo que li creio que poderei fazer a tatuagem:
Em 11/2016 fui parar no Hospital Santa Catarina com 719 de glicose e fui diagnosticado com Diabetes Tipo 2, branda.
De lá para cá, minha taxa fica em torno de 95.
Que bom Nelson!
Parabéns pelo cuidado com a sua saúde.
Um abraço
Boa noite,
Sou diabético tipo 1 há 24 anos e fiz 2 tatuagens. Uma na costela e outra nas costas. Minha hemoglobina glicada fica entre 5,5 e 6,6, mas nem sempre foi assim. Decidi que só faria a tatuagem quando estivesse bem controlado. Acho interessante usar essa “desculpa” da tatuagem para controlarmos a glicose. Comigo funcionou bem
Olá Hugo,
Tudo bem?
Obrigada por compartilhar o seu relato e lembrar da importância de estar bem controlado para fazer uma tatuagem!
Um abraço
Tenho diabete tipo 1 há uns dois anos e ela é super descontrolada, poderia fazer ou melhor não?
Olá Jaque,
Tudo bem?
Sugiro você conversar com o seu médico(a), pois a diabetes descontrolada pode prejudicar a cicatrização. Por isso é preciso ser avaliado caso a caso, indidualmente. Procure seu médico(a).
Abraços
Minha hemoglobina está 5.9 posso fazer tatuagem pq meu tornozelo ficou manchas gistaria de cobrir pois não posso usar tênis com meia invisível.
Itamar,
O recomendado é você consultar o seu médico antes de fazer uma tatuagem, pois a hemoglobina é um dos fatores que ele vai olhar. E com o conscentimento do seu médico você irá com muito mais segurança para fazer e curtir a nova tatuagem sem culpa! 😀
Um abraço!