2019 chegou e com o começo de um novo ano vem junto expectativas, planos e sonhos!

Como atingir aquela meta profissional que tanto almeja? Como fazer aquela viagem dos seus sonhos? Como ter um melhor manejo do seu diabetes? Aqui estão alguns passos, e esperamos que possa te ajudar! 

Acredite que você pode!

Esse é o primeiro passo, acredite em si! No seu potencial, na sua verdade, na sua essência. O fato de acreditar pode nos levar para lugares e situações inimagináveis! You Can Do It! 😀

Tenha autoconhecimento

Quem é você? Você já parou pra pensar nisso? Quais seus desejos, gostos, o que te motiva, o que te desmotiva (acredite, isso é importante saber! :p) , quais são os seus valores, qual seu ritmo?

O mundo tem inúmeras possibilidades e caminhos. Portanto, no próprio tratamento do diabetes existem várias opções que podemos combinar para que juntas nos ajudem a alcançar nossas metas (e a cada momento da nossa vida podemos fazer diferentes opções).

Dentre o que existe, escolhemos o que nos serve para alcançarmos nossas metas, tentando fazer com que o caminho seja o mais feliz possível.

  • Acredite, ter autoconhecimento pode te ajudar (e muito) na realização das suas metas. O que você quer alcançar?

Escreva as suas metas

Escreva elas em algum lugar, seja no papel, no celular. Escrever pode ser um estímulo para separar suas metas em curto, médio e longo prazo.

  • O que é possível agora? O que demandará um pouco mais de tempo para conseguir? Pense nisso!

Qual meio você utilizará para atingir suas metas?

Vai ficar mais fácil explicar usando um exemplo. Digamos que a sua meta seja aprender um novo idioma.

Qual meio você utilizará? Aprender sozinho(a)com os livros ou a internet? Frequentar uma escola de idiomas? Contratar um professor particular? Viajar para fora do país? Fazer aulas com professores nativos via internet?

Não existe certo ou errado, porém existe o que funciona pra você e seu estilo de vida.

  • O que você já tem? Quais os caminhos possíveis? Que caminho faz mais sentido para mim neste momento?

Pense no que você pode fazer para atingir essas metas.

Quando atingimos uma meta significa que percorremos um caminho, certo? Tente traçar esse caminho, com pequenas atitudes que podem ser diárias, semanais, mensais.

Continuando o exemplo de aprender um novo idioma. Tenha em mente o  seu potencial, sua capacidade de aprendizado. e autoconhecimento para saber qual idioma escolher, seja por necessidade ou apenas por gosto.  

Como aprender? Existem vários caminhos. Desde aprender em casa com os livros, com a internet, frequentar uma escola de idiomas, procurar um professor particular, viajar para fora do país, aprender via skype.

Como vou vou fazer isso? Existem múltiplas possibilidades. O meio que vou aprender vai demandar tempo, qual o meu tempo para isso? Se você precisar desembolsar dinheiro para uma escola, qual o meio que você utilizará para ter esse dinheiro?

Isso funciona para o diabetes também. Medir a glicemia mais vezes ao dia, ter um melhor manejo glicêmico, ter uma alimentação mais equilibrada, fazer mais exercícios físicos… São diversas as coisas que precisam ser feitas na rotina com o diabetes, então junte os 5 poderes:

  1. Acredite que você pode,
  2. Tenha autoconhecimento,
  3. Escreva as suas metas,
  4. Pense qual meio você utilizará para atingir suas metas,
  5. Pense no que você pode fazer para alcançar essas metas,

Mas o essencial e indispensável quando falamos em metas e diabetes é contar com a equipe de saúde. 🙂

Vamos juntos?