É possível ter uma vida saúdável com diabetes.

Na maioria das vezes o diagnóstico de diabetes nos pega de surpresa. Do dia pra noite somos apresentados ao glicosímetro. Como interpretar o valor que aparece no aparelho. Os tipos de insulina e como podem ser utilizadas. Aprendemos que precisamos ter horário pra comer e praticar exercício físico.

Fazemos várias intervenções no nosso dia-a-dia para checar a glicemia. Tomar insulina. Eventualmente corrigir uma hipoglicemia (quando o açúcar no sangue fica abaixo do esperado). Corrigir uma hiperglicemia (quando o açúcar no sangue fica acima do esperado). Até que a gente se acostume com a rotina dos cuidados com o diabetes é normal se sentir confuso e cansado.

Por que fazer o tratamento do diabetes (medir a glicemia, tomar a medicação, cuidar da alimentação e exercício físico) mesmo quando não me sinto mal?

Dentre alguns dos principais objetivos do tratamento do diabetes estão:

  • controlar a glicemia (açúcar no sangue),
  • permitir que não haja desconforto no dia a dia,
  • promover um bem-estar geral da saúde,
  • mantendo regularidade nas atividades da escola e trabalho,
  • participando de grupos de amigos e familiares
  • prevenindo complicações a longo prazo.

É claro, que cada um terá seus objetivos e metas individuais do tratamento.

Como atingí-los?

Nós gostamos bastante de como o Professor Johnny Ludvigsson, da Suécia, define o tratamento do diabetes. Para ele o tratamento se resume a:

  1. Insulina/ Medicamentos
  2. Amor
  3. Cuidados
  4. Conhecimento

Atualmente, educadores defendem a importância da pessoa com diabetes ter autonomia no seu tratamento. Isto é, tornar-se especialista, adquirir conhecimento sobre diabetes e sobre si mesmo. Desta forma, acredita-se que ao aprender sobre a doença é possível aprender a viver melhor com ela. E aceitar a condição com mais facilidade.

Que tal começarmos 2016 cuidando da gente com mais carinho?

Baixe e utilize o Gliconline gratuitamente e vamos juntos!