Viajar e manter o controle do diabetes. Durante a viagem muitas coisas podem influenciar a sua glicemia e será necessário fazer o teste com maior frequência, são elas:

  • Ficar muitas horas no carro, ônibus e avião.
  • Comer mais carboidrato do que o normal.
  • Excitação por visitar um lugar pela primeira vez
  • Diferença de fuso horário (e aplicação da insulina basal)

Tudo em dobro.

Recomenda-se levar de 2 a 3 vezes de insumos (medicamento oral, insulina, agulhas, sensores, cateteres, tiras para medir a glicemia) do que você irá precisar para o período.

Isso porque muitas vezes para compara um medicamento em outro país você precisa de uma receita médica assinada por um médico local. Sem contar que pode ser muito difícil encontrar exatamente o que você precisa (pela disponibilidade e pela dificuldade do idioma).

Não coloque a insulina na bagagem para despachar!

Tenha tudo o que você utiliza para o seu tratamento na bagagem de mão, sempre! Além disso, tenha outro conjunto em uma outra mala, caso você perca a sua mala de mão.

Não é recomendado o despache. Primeiro porque as insulinas podem congelar no porão do avião, em grandes altitudes. Segundo que há sempre o risco da sua bagagem se perder ou ser pega por engano.

dogtag

Refrigeração da insulina/glucagon.

Pode ser difícil manter a sua insulina refrigerada, mas se não estiver muito calor ou muito frio. Dificilmente se estragará em uma viagem curta.

Não esqueça de conversar com o seu médico sobre como e quanto utilizar Glucagon e leve-o  junto com a insulina!

cartao de identificação


Cartão, Pulseira ou Colar de Identificação

É muito importante que você carregue um cartão de identificação com orientações de primeiros socorros.

Além de ter os telefones importantes com você, se possível na língua do país que você está indo, e em inglês. Carregue sempre alguma identificação com você.

Declaração Médica (em Português e Inglês)

Peça à sua equipe médica que escreva uma declaração de que você tem diabetes e precisa viajar com os seus medicamentos (descrevendo quais são), pelo menos uma versão em inglês.

É possível que este documento seja solicitado ao você tentar embarcar no aeroporto com insulina, seringas, caneta, bomba de insulina no avião.

Vacinas

Verifique se você não precisa tomar vacinas para o local que está indo viajar. Consulte o Centro de Medicina do Viajante da sua cidade.

Comunicação

Lembre-se que você está apenas à um telefonema, email ou whatsapp da sua equipe médica quando viaja de férias ou à negócios.

Boas férias e até logo!