Saúde: um direito de todos!

Desde 2006, pessoas com diabetes tem direito a receber via SUS (Sistema Único de Saúde) os insumos materiais utilizados para o tratamento), através da lei federal de n° 11.347.

Quando falamos no tratamento de diabetes há dois pilares que caminham juntos, que são basicamente

  • o acesso à medicação
  • educação.

Esta lei foi uma grande conquista para o Brasil. Antes dela da edição desta lei, era necessário comprar os insumos do seu tratamento. O que deixava grande parte da população sem acesso aos medicamentos, devido ao alto custo.

Como faço para solicitar medicamentos via SUS?

Para retirar seus os materiais pelo governo, é preciso ir ao posto de saúde mais próximo de sua casa e se cadastrar como paciente com diabetes no SUS ou no Hiperdia (Sistema de Informação em Hipertensão e Diabetes).

No mesmo local, deve se apresentar a receita médica com os insumos prescritos pelo médico responsável.

No caso de não receber os insumos que estão no pedido médico, deve-se fazer uma reclamação à Secretaria da Saúde (do estado ou município). E se mesmo assim não for atendido, é possível, através de um advogado entrar com uma ação judicial. Exigindo que todo os materiais solicitados sejam fornecidos gratuitamente.

Uma vez que é necessária a ação judicial, é possível contratar um advogado particular ou buscar a defensoria pública nos fóruns de cada município. No entanto, receber os medicamentos é uma parte importante, mas tão imprescindível é utilizá-los da melhor maneira.

Novidades importantes.

Em Agosto, o Ministério da Saúde lançou o aplicativo para celular do SUS. Nele fica armazenado o seu cartão SUS e informações sobre exames. O app já está disponível gratuitamente na Google Play.

Consulte aqui sobre quais medicamentos são fornecidos pelo SUS e qual local mais próximo da sua residência você pode obtê-los via sautil.com.br

Vamos juntos? Cuide-se e até a próxima!