Agosto chegou e com ele a volta às aulas!

Normalmente a duração de um dia de aula é de 5 horas. Havendo a possibilidade deste horário ser ainda maior se a escola oferecer atividades extracurriculares durante o dia.

Uma vez que se passa essa quantidade de horas no ambiente escolar, há grandes chances de ter que se fazer teste de glicemia, contagem de carboidratos, aplicação de insulina/outro medicamento.

Portanto, como podemos manter os cuidados com diabetes durante as aulas? Quais ações deve-se tomar com a criança com diabetes?

Primeiramente, a palavra de ordem é: dialogar com paciência e empatia. Lembre-se sempre disso. Muitas pessoas, como diretores, professores e inspetores talvez nunca tenham tido contato com pessoas com diabetes. Não sabem como é o tratamento, portanto, seja paciente com eles.

Converse com a sua equipe médica sobre os seus receios, dificuldades e dúvidas sobre os assuntos relacionados à escola. Juntos, vocês irão encontrar as soluções da melhor forma possível.

É importante que a equipe escolar (diretor(a), coordenadores, professores e inspetores)  saibam que a criança/adolescente tem diabetes. E isso como podem auxiliar, compreendendo o que é diabetes, conhecendo os sintomas de hipo e hiperglicemia.

Como devem agir, quais as precauções e situações que podem acontecer no dia a dia (como comer na sala de aula, sair para usar o banheiro e poder comprar alimentos na cantina mesmo se estiver sem dinheiro no momento).

Outro ponto importante é a equipe escolar ter uma cópia da prescrição bem como os contatos em eventuais emergências.

Um outro âmbito que demanda cuidados é o dos amigos. Pode ser que um colega ou outro faça provocações ou até mesmo bullying por causa do diabetes. E isso pode acontecer com qualquer um por qualquer motivo. No entanto se isso estiver comprometendo o bem estar da criança, converse com a escola. Normalmente o bullying e o preconceito surgem do desconhecido. Esclareça dúvidas, oriente a criança a pedir ajuda aos amigos, afinal em algum outro momento ele também irá ajudá-los.

Por fim, mas não menos importante, compartilhamos aqui o material do Projeto Kids. Iniciativa de saúde pública entre a Sanofi, a Federação Internacional de Diabetes e ADJ Diabetes Brasil que disponibiliza um pacote educativo. Ajudando a informar sobre diabetes nas escolas. Ele serve para orientar a equipe escolar quanto aos cuidados com o diabetes.

Acesse os materiais deste projeto clicando AQUI!

Lembre-se de sempre conversar com a sua equipe médica sobre todos os temas importantes para você e sobre como pode cuidar do seu diabetes na escola.

Cuide-se e boas aulas!