GlicOnline http://gliconline.net app para diabetes e controle de glicemia Tue, 20 Feb 2018 16:59:49 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.9.4 MISTURAR INSULINAS: COMO TOMAR DUAS INSULINAS EM UMA ÚNICA SERINGA? http://gliconline.net/misturar-insulina-nph-r/ http://gliconline.net/misturar-insulina-nph-r/#comments Mon, 19 Feb 2018 17:47:42 +0000 http://gliconline.net/?p=208947 MISTURAR INSULINAS COM SERINGA: APRENDA A TÉCNICA CORRETA Se você está com dúvida sobre como misturar insulinas NPH com as insulinas Regular e Ultrarápida, você está no lugar certo. Se seu médico(a) prescreveu insulina NPH e R (regular) ou Ultrarápida para o tratamento do diabetes, existe a possibilidade de você tomar as duas juntas na […]

O post MISTURAR INSULINAS: COMO TOMAR DUAS INSULINAS EM UMA ÚNICA SERINGA? apareceu primeiro em GlicOnline.

]]>
MISTURAR INSULINAS COM SERINGA: APRENDA A TÉCNICA CORRETA

Se você está com dúvida sobre como misturar insulinas NPH com as insulinas Regular e Ultrarápida, você está no lugar certo.

Se seu médico(a) prescreveu insulina NPH e R (regular) ou Ultrarápida para o tratamento do diabetes, existe a possibilidade de você tomar as duas juntas na mesma seringa, evitando duas picadas.

Vamos conhecer a técnica correta para misturarmos as duas insulinas (NPH + Regular ou NPH + ultrarápida) em uma mesma seringa?

Ah! Não se esqueça de estar com as mãos limpas, lavndo com água e sabão antes de começar! E de passar um algodão com alcóol na tampa das insulinas (como você já está acostumado(a) a fazer). 😉

Passo a passo

  1. Prepare a NPH. O primeiro passo é deslizar  entre as suas duas mãos o frasco de NPH (a insulina que tem uma cor mais banca, parece leite), bem lentamente. Até que vire uma mistura homogênea.

    Misturar InsulinasMisturar InsulinasMisturar Insulinas

  2. Pegue a seringa e introduza uma quantidade de ar na seringa igual à dose de insulina NPH prescrita pelo seu médico.
    Misturar Insulinas
  3. Injete o ar dentro do frasco que contém a insulina NPH.SEM PUXAR, EXTRAIR OU ASPIRAR A INSULINA, retire a agulha. Primeiramente, nós precisamos inserir esse ar (com a quantidade da dose) no frasco. Depois de preparar a Regular ou Ultrarápida, nós voltaremos para o frasco de NPH para puxar o líquido dessa insulina na agulha. Misturar Insulinas
  4. Introduza a quantidade de ar na seringa igual à dose de insulina regular ou ultrarápida (que você irá tomar junto com a NPH, segundo a sua prescrição médica). Então, ao injetar o ar na insulina R ou ultrarápida, você já pode puxar ou aspirar a dose de insulina R ou ultrarápida. Certifique-se de que ao aspirar o frasco esteja de cabeça para baixo para que venha na seringa apenas insulina. De tal forma que não forme bolhas de ar.Misturar Insulinas
  5. Aspire a insulina lentamente até que cheguar na marca escala da seringa que indica a quantidade de insulina R (regular) ou ultrarápida prescrita.
  6. Terminado a aspiração da R (regular) ou ultrarápida, você já vai ter na seringa a dose de R correta. Vire o frasco de insulina na posição inicial e retire a agulha.
  7. Vamos para a insulina NPH. Pegue o frasco de insulina NPH e com a mesma seringa que já contém a insulina Regular/Ultrarrápida. Introduza a agulha nesse frasco de insulina NPH, segurando no corpo da seringa para não perder a insulina Regular/ Ultrarrápida que está na seringa.
  8. Apenas puxe o êmbulo para fora, aspirando lentamente a dose de insulina NPH a ser aplicada. Sendo que o total preparado dentro da seringa (a soma das doses das duas insulinas) deve ser igual à soma das NPH + R (regular) ou ultrarápida prescrita pelo seu médico. Por exemplo, se você vai tomar 12 unidades de NPH e 4 unidades de R, você terá no total da seringa 16 unidades.
  9. A seringa com as duas insulinas está pronta para ser aplicada! Lembre-se de fazer rodízio dos locais de aplicação.Misturar Insulinas

Cuidado!

Ocorrendo qualquer erro, não retorne as insulinas ao frasco. Descarte a seringa (com o que tiver de insulina) e comece tudo novamente.

O valor da dose é o que está no topo da borracha do êmbulo. Por exemplo, na seringa abaixo, temos 10 unidades de insulina.

Misturar Insulinas

Fonte das imagens:
http://thekahancenter.com/Library/ItemPopup.aspx?HWID=hw39025&SEC=hw39025-sec

O post MISTURAR INSULINAS: COMO TOMAR DUAS INSULINAS EM UMA ÚNICA SERINGA? apareceu primeiro em GlicOnline.

]]>
http://gliconline.net/misturar-insulina-nph-r/feed/ 2
DIABETES E IMPOTÊNCIA SEXUAL http://gliconline.net/impotencia-sexual/ http://gliconline.net/impotencia-sexual/#respond Wed, 31 Jan 2018 14:22:39 +0000 http://gliconline.net/?p=208932 impotência ou disfunção erétil é a incapacidade de obter ou manter a ereção necessária para relação sexual. Isso ocorre com a maioria dos homens em algum momento da vida, e atinge com maior frequência pessoas com diabetes. Tem um conjunto de fatores que contribuem para impotência, tais como: Alteração na circulação; Sensibilidade na região peniana; […]

O post DIABETES E IMPOTÊNCIA SEXUAL apareceu primeiro em GlicOnline.

]]>
impotência ou disfunção erétil é a incapacidade de obter ou manter a ereção necessária para relação sexual. Isso ocorre com a maioria dos homens em algum momento da vida, e atinge com maior frequência pessoas com diabetes.

Tem um conjunto de fatores que contribuem para impotência, tais como:

  • Alteração na circulação;
  • Sensibilidade na região peniana;
  • Aterosclerose;
  • Estresse e ansiedade;
  • Descontrole da glicemia;

É importante sempre ter o acompanhamento médico e o controle da glicemia, pois quando temos uma grande quantidade de açúcar no sangue isso pode prejudicar não só os órgãos sexuais, mas também rins, nervos, coração, vasos sanguíneos etc.

A impotência pode ser resultado das complicações nos vasos sanguíneos, onde há  o entupimento dos vasos (aterosclerose) pelo acúmulo de gordura dentro das paredes e até a sensibilidade dos nervos que estimula a ereção.

É comum se sentir triste e diminuido mediante essa situação, que pode abalar a relação com os parceiros. Mas é importante dizer que existe tratamento, que não é vergonha procurar ajuda, inclusive psicológica. Pelo contrário, é corajoso procurar ajuda e entender o que pode ser feito, com saúde, junto com a sua equipe médica.

O que é possível ser feito para impotência?

Uma das formas de tratamento são:

  • Alimentação saudável e equilibrada;
  • Controlar os níveis de açúcar no sangue;
  • Uso de medicamentos corretamente (prescrito pelo médico);
  • Praticar exercício físico (converse com seu médico primeiro);
  • Ter um acompanhamento da sua equipe médica;

Quando você perceber os sinais de disfunção erétil, fale com seu médico isso faz com que tenha maior chance de sucesso do tratamento. Em alguns casos é necessário o uso de medicamentos para ajudar a circulação  na região genital.

Você pode usar o Glic gratuitamente, junto com o seu médico, para controlar o diabetes, converse com o seu médico.

Acesse sua conta AQUI ou baixe o Glic gratuitamente. Vamos juntos?

 

O post DIABETES E IMPOTÊNCIA SEXUAL apareceu primeiro em GlicOnline.

]]>
http://gliconline.net/impotencia-sexual/feed/ 0
ESGOTAMENTO E DOENÇAS CRÔNICAS: CONHEÇA A TEORIA DAS COLHERES http://gliconline.net/teoria-da-colher-esgotamento/ http://gliconline.net/teoria-da-colher-esgotamento/#respond Mon, 29 Jan 2018 20:23:42 +0000 http://gliconline.net/?p=208918 Esgotamento Você já se sentiu exausto(a) na sua rotina? Que muitas vezes ultrapassa o seu limite para poder acompanhar o ritmo de um grupo e deixa de ter os cuidados necessários com a sua saúde? E logo em seguida se culpa por não ter sido perfeito? Que você gostaria de poder segurar todas essas bolas […]

O post ESGOTAMENTO E DOENÇAS CRÔNICAS: CONHEÇA A TEORIA DAS COLHERES apareceu primeiro em GlicOnline.

]]>
Esgotamento

Você já se sentiu exausto(a) na sua rotina? Que muitas vezes ultrapassa o seu limite para poder acompanhar o ritmo de um grupo e deixa de ter os cuidados necessários com a sua saúde? E logo em seguida se culpa por não ter sido perfeito?

Que você gostaria de poder segurar todas essas bolas no ar? Dar conta de tudo e ser quase um personagem super herói?

Seja bem-vindo(a). Pois é assim que muitos de nós, que temos diabetes e/ou outras doenças crônicas se sentem. Temos que fazer escolhas ou pensar em coisas que para o resto do mundo é automático.

Isso é, além de realizar as atividades diárias do tratamento como medir a glicemia e tomar insulina, temos que: contar carboidratos, ter o nosso estoque de medicamento correto, lembrar de fazer o rodízio de aplicação, tomar os medicamentos na hora certa, praticar atividade física, controlar a glicemia e etc…

Além de todas as atividades comuns do trabalho, escola e demais papéis que desempenhamos na sociedade.

Uma das tarefas mais difíceis da vida de qualquer um é gerir o próprio tempo. E quando temos uma condição crônica, essa tarefa é ainda mais desafiadora. Pois a maioria das tarefas exigem aprendizado constante, esforço físico e carga mental.

Nem sempre é fácil explicar isso para quem não tem diabetes, uma vez que diabetes é algo que não “tem cara”. Então ouvimos “mas você nem parece ter diabetes”, “é só não comer doce”, e coisas do tipo. E como nos esforçamos com dedicação, nem sempre transparecemos o malabarismo que fazemos para dar conta da glicemia (e tudo que vem junto) enquanto a vida acontece.

Christine Miserandino

Com isso em mente, a Christine Miserandino construiu em 2003 a “The Spoon Theory” (em português: “A Teoria da Colher”). Neste texto ela explica para uma amiga como é ter Lúpus.

Christine usou 12 colheres como metáfora para a energia que todos temos ao despertar de uma boa noite de sono. E que quem tem doença crônica precisam conservar e racionar suas reservas de energia para realizar suas atividades de vida diária para evitar a fadiga. Administrando bem como cada uma das colheres será utilizada.

A teoria explica a diferença entre aqueles que não estão abrangidos por limites de energia e aqueles que fazem.

Como pessoas saudáveis normalmente não estão preocupadas com uma energia gasta durante tarefas comuns. A teoria nos ajuda a explicar e mostrarmos para quem vive conosco porque é normal nos sentirmos cansados ou até esgotados de vez em quando.

A Teoria da Colher

Christine fez uma metáfora da energia que ela tem para realizar todas as atividades do dia como um total de 12 colheres disponíveis para usar em cada atividade.

Desta forma, ela demonstrou que suas colheres (unidades de energia) devem ser racionadas para evitar o esgotamento antes do final do dia.

Uma pessoa que fica sem colheres não tem mais escolha do que descansar até que suas colheres sejam reabastecidas.

Ela afirma que é possível superar o limite diário, mas isso significa tomar emprestado do futuro e pode resultar em não ter colheres suficientes no dia seguinte.

Pessoas com doenças crônicas podem ter dificuldades no sono. Isso pode resultar em um fornecimento particularmente baixo de energia, isto é, começar o dia com menos de 12 colheres.

Sendo que algumas pessoas com deficiência podem não estar cansadas pelas próprias deficiências. Mas pelo esforço constante necessário para passar como não-incapacitado.

Como deixar a rotina mais leve?

  1. Compartilhe seus sentimentos, fale sobre o seu cansaço com amigos e não tenha medo ou vergonha de procurar terapia.
  2. No tratamento do diabetes, nosso sistema Glic, te ajuda a ter menos carga em relação ao tratamento, uma vez que te ajuda (após você inserir a prescrição médica na sua conta Glic e ter acompanhamento médico) a tomar a dose mais adequada de insulina. Evitando tantos altos e baixos de glicemia (podemos ficar mais tranquilos de que estamos fazendo o nosso melhor).
  3. Seja amável consigo mesmo. Não se cobre tanto pelo que você não consegue fazer como os outros. Saiba os seus limites, o que te faz bem. Conhece-te a ti mesmo.
  4. Explique para as pessoas com quem você convive como você se sente. Passe esse texto adiante, por exemplo.
  5. Encontre atividades que sejam relaxantes, um hobbie, meditação, yoga ou até mesmo corrida.
  6. Peça ajuda. Você não precisa dar conta de tudo sozinho, pois com certeza você também ajuda muitas pessoas. É uma troca.

Acesse sua conta AQUI ou baixe o Glic gratuitamente. Vamos juntos?

 

O post ESGOTAMENTO E DOENÇAS CRÔNICAS: CONHEÇA A TEORIA DAS COLHERES apareceu primeiro em GlicOnline.

]]>
http://gliconline.net/teoria-da-colher-esgotamento/feed/ 0
CANDIDIASE E DIABETES: EXISTE RELAÇÃO? http://gliconline.net/candidiase-diabetes/ http://gliconline.net/candidiase-diabetes/#respond Fri, 26 Jan 2018 19:11:22 +0000 http://gliconline.net/?p=208910 Candidiase A candidiase é uma infecção na pele ou membranas mucosas causada pelo fungo Candida. Nela, sentimos muita coceira, a área pode ficar vermelha e com placas esbranquiçadas. Os locais mais comuns onde essa doença se desenvolve no corpo são: região genital ou na boca. É possível que as alterações na glicemia aumentem o risco […]

O post CANDIDIASE E DIABETES: EXISTE RELAÇÃO? apareceu primeiro em GlicOnline.

]]>
Candidiase

A candidiase é uma infecção na pele ou membranas mucosas causada pelo fungo Candida. Nela, sentimos muita coceira, a área pode ficar vermelha e com placas esbranquiçadas. Os locais mais comuns onde essa doença se desenvolve no corpo são: região genital ou na boca.

É possível que as alterações na glicemia aumentem o risco de infecções genitais, como a candidíase e infecção urinária. Quando a glicemia (quantidade de açúcar no sangue) está descontrolada isso pode enfraquecer o nosso sistema imunológico (conjunto de mecanismos que defendem o corpo de agentes infecciosos invasores).

Portanto, com a baixa imunidade, nosso corpo está mais vulnerável às infecções. Portanto, essa é mais uma das razões pelas quais é tão importante controlar a glicemia.

Tratamento

Consulte o seu médico imediatamente caso note alguns dos sintomas como coceira, vermelhidão e placas esbranquiçadas na região afetada.

O tratamento convencional involve o uso de anti-fúngicos, em forma de comprimidos ou pomadas que devem ser aplicadas no local da infecção, de acordo com orientação médica.

Para quem tem diabetes também é de extrema importância conseguir controlar a glicemia. Já que ao controlar a glicemia, como explicamos acima, evitamos que a imunidade do nosso corpo fique baixa, deixando as “portas abertas” para as infecções.

Caso você tenha infecções recorrentes, avise o seu médico e converse com o seu parceiro, pois pode ser importante ele passar em consulta médica e entender se existe a necessidade que ele(a) também faça o tratamento.

Consulte sempre o seu médico e cuide do diabetes!

O Glic é uma ferramenta gratuita para conectar você com a sua equipe médica, te ajudar nas anotações para a sua equipe médica auxiliar nos ajustes do tratamento, além de lembrar os horários dos medicamentos e automatizar o cálculo de dose de insulina.

Acesse sua conta AQUI ou baixe gratuitamente. Vamos juntos?

O post CANDIDIASE E DIABETES: EXISTE RELAÇÃO? apareceu primeiro em GlicOnline.

]]>
http://gliconline.net/candidiase-diabetes/feed/ 0
SUS: O QUE FAZER QUANDO FALTAM INSUMOS, MEDICAMENTOS, OU ATENDIMENTO? http://gliconline.net/falta-insumo-sus/ http://gliconline.net/falta-insumo-sus/#comments Sun, 05 Nov 2017 14:39:46 +0000 http://gliconline.net/?p=28986 SUS – Sistema Único de Saúde A Constituição Federal e a Lei do Sistema Único de Saúde (SUS) garantem o acesso aos serviços e ações de saúde no Brasil como um direito do cidadão. O protocolo do SUS em diabetes (Portaria nº 2.582/2007) estabelece a obrigação de fornecimento do rol previsto de medicamentos e insumos […]

O post SUS: O QUE FAZER QUANDO FALTAM INSUMOS, MEDICAMENTOS, OU ATENDIMENTO? apareceu primeiro em GlicOnline.

]]>
SUS – Sistema Único de Saúde

A Constituição Federal e a Lei do Sistema Único de Saúde (SUS) garantem o acesso aos serviços e ações de saúde no Brasil como um direito do cidadão.

O protocolo do SUS em diabetes (Portaria nº 2.582/2007) estabelece a obrigação de fornecimento do rol previsto de medicamentos e insumos às pessoas com diabetes em nível nacional. E os protocolos regionais estabelecem a obrigação do Poder Executivo local em relação à assistência farmacêutica na região.

Ainda que não previstos no protocolo nacional ou nos regionais, os medicamentos e insumos fornecidos por ordem administrativa ou por ordem judicial são igualmente direitos das pessoas beneficiadas por essas ordens.

Apesar disso, é bastante comum o desabastecimento e a falta de serviços nas unidades municipais e estaduais do SUS.

O que fazer, então, quando a pessoa não tem acesso aos medicamentos e/ou insumos, ou a algum serviço de saúde do SUS?

Há inúmeras medidas que podem e devem ser tomadas:

  1. Redigir uma notificação ao serviço local informando: os dados pessoais e de contato, o que não recebeu, de que forma essa falta prejudica a saúde da pessoa. E solicitar providências para o restabelecimento do serviço/fornecimento, ficando com uma cópia carimbada/assinada pelo funcionário, como prova da falta de atendimento;
  2. Registrar reclamação (da falta de serviço/medicamento) e solicitação (de acesso a serviço/medicamento) perante a ouvidoria regional(municipal ou estadual) do SUS. isso pode ser feito através do telefone ou endereços (físico e eletrônico) da ouvidoria, que podem ser obtidos na própria unidade e nos sites das Secretarias de Saúde.
    Não havendo solução ou retorno da ouvidoria regional, procurar a ouvidoria geral do SUS (disque 136 e demais contatos, disponíveis no site do Ministério da Saúde);
  3. Se descumprimento de ordem administrativa, cobrar o restabelecimento do serviço/medicamento através de ação judicial. Se for ordem judicial, requerer no processo o bloqueio da conta do Estado ou do Município no valor correspondente ao custeio do medicamento ou do serviço em falta.

Ouvidoria do SUS

O registro de reclamação perante as ouvidorias é muito importante, pois as gestões regionais e nacional do SUS só podem identificar e solucionar o problema se ele constar de dados obtidos através dessas notificações, reclamações e solicitações.

Por Débora Aligieri: Advogada, blogueira e ativista em saúde, com foco na defesa dos direitos das pessoas com diabetes

Fonte: Momento Diabetes 

O post SUS: O QUE FAZER QUANDO FALTAM INSUMOS, MEDICAMENTOS, OU ATENDIMENTO? apareceu primeiro em GlicOnline.

]]>
http://gliconline.net/falta-insumo-sus/feed/ 2
NOVEMBRO AZUL – DIABETES: AGENDA DE EVENTOS http://gliconline.net/dia-mundial-do-diabetes-2017/ http://gliconline.net/dia-mundial-do-diabetes-2017/#respond Wed, 01 Nov 2017 17:42:51 +0000 http://gliconline.net/?p=28973 O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela a Federação Internacional de Diabetes (IDF) e a Organização Mundial da Sáude (OMS). O objetivo era criar campanhas para alertar sobre o números crescente de diagnósticos de diabetes no mundo. Este ano o tema é Diabetes e Mulheres, mas os cuidados e atividades são para todos! […]

O post NOVEMBRO AZUL – DIABETES: AGENDA DE EVENTOS apareceu primeiro em GlicOnline.

]]>
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela a Federação Internacional de Diabetes (IDF) e a Organização Mundial da Sáude (OMS). O objetivo era criar campanhas para alertar sobre o números crescente de diagnósticos de diabetes no mundo.

Este ano o tema é Diabetes e Mulheres, mas os cuidados e atividades são para todos! Veja a atividade mais próxima de você e aproveite para aprender, realizar exames, conhecer outras famílias e pessoas com diabetes.

Agenda de Eventos

Dias 3, 4 e 5 de Novembro

Rio de Janeiro:

Colônia Azul
Local: Cachoeiras de Macacu
Mais informações: http://coloniaazul.com.br/

Dia 07 de Novembro

Santa Catarina

Ciclo de Palestras – Prevenção e Tratamento do Diabetes Gestacional SBD Santa Catarina
Local: Espaço Mãe Bebê, Rua Euzébio de queirós, 294 – Joinville – Santa Catarina
Horário: das 19h às 21h30

Dia 10 de Novembro

 

Rio de janeiro

3° Fórum Regional de Diabetes – ADIFAT
Local: Tanguá – RJ
Horário: das 07 às 18h
Mais informações: http://45.56.107.184/eventos/2909884/iii-forum-regional-de-diabetes-em-tangua-rj

Rio Grande do Sul

Prevenção ao Diabetes
Local: Farmácia Agafarma de Vera Cruz RS
Horário: das 09h00 às 17h

Santa Catarina

1° Encontro De Crianças e Adolescentes Diabéticos do DEDICAR
Local: Auditório da CDL – Rua Lauro Muller, 219 – Itajaí – Santa Catarina
Horário: 19h

Dia 11 de Novembro

Rio de Janeiro

Campanha pelo Dia Mundial do Diabetes na Lagoa
Local: Paróquia São José
Horário: das 09 às 12h

São Paulo

Encontro Momento Diabetes
Local: Espaço Fit Eventos
Horário: das 8h às 12h
Mais informações: https://www.facebook.com/momentodiabetes/

Caminhada Azul da Secretaria da Mulher de Barueri
Local: Parque Municial
Horário: das 09:00 às 11h

Novembro Azul
Local: Santos, SESC Santos.
Horário: das 10h às 15h

Fique de Olho – Palestra aberta ao público
Local: Hospital dos Olhos/ Paraíso São Paulo
Horário: das 09h às 12h30

Tocantins

De olho no diabetes
Local: Clinica oftalmologia avançada – 104 norte Palmas, TO
Horário: das 07h30 às 12h

Paraíba

Novembro azul – Todos contra o Diabetes
Local: Campina Grande – Parque da Criança
Horário: das 06h às 10h30

Piauí

Piquenique azul com as mães-pâncreas e filhos
Local: Araxá Bike Park
Horário: a confirmar

Goiânia

Dia Mundial do Diabetes – 1º Circuito em Goiânia
Local: Parque Areão – Av. Areião, s/n – St. Pedro Ludovico, Goiânia – GO, 74820-370
Horário: das 8h às 12h
Mais informações: (62) 99696-1633 ou  https://www.facebook.com/photo.php?fbid=733825033476824&set=a.143260625866604.1073741828.100005480022525&type=3&theater

Mato Grosso do Sul

AmigO Tipo 1
Local: Dourados – MS
Horário: das 09h30 às 12h00

Curitiba

Retina do Bem
Local: Praça Ouvidor Pardinho, Rua 24 de Maio, Rebouças.
Horário: das 07h00 às 17h
Mais informações: http://retinadobem.com.br/

12 de Novembro 

São Paulo

Corrida Birigui – ADJ Birigui
Local: ADJ Birigui
Horário: às 8h
Mais informações: https://www.incentivoesporte.com.br/verevento?key=274ad4786c3abca69fa097b85867d9a4

Novembro Azul
Local: Santos, Barraca de Praia APM Santos.
Horário: das 09h às 12h

Dia 13 de Novembro

São Paulo

Dia Mundial do Diabetes
Local: AME Bauru
Horário: das 08h30 às 12h

Amazonas

Orientações Sobre Diabetes Para Samuzeiros e Familiares
Local: SAMU. MANAUS. Base central.
Horário: das 8h às 14h

Mato Grosso

Inauguração Associacao dos Diabeticos – Cuiabá/ Mato Grosso – AMAD
Local: Av. República do Líbano, 1055
Horário: das 20h às 22h

Dia 14 de Novembro

Rio de Janeiro

Revista Em Diabetes – Dia Mundial do Diabetes no Tour Maracanã
Horário: das 9h às 10h30
Local: dentro do Maracanã.
Mais informações: http://emdiabetes.com.br/

 

1° Fórum da Frente Parlamentar pelo Diabetes: Mulher, Diabetes, Direitos e Cidadania
Horário: das 09 às 12h
Local: Auditório B da Alerj

São Paulo

Tedtalk Mulheres e Diabetes da Associalção de Diabetes Brasil (ADJ)
Horário: das 19h às 21h
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS – SP)

Ação Educativa SBD no Parque do Ibirapuera – Nosso direito à um futuro saudável
Horário: das 10h às 16h
Local: Parque do Ibirapuera, Portões 3 e 10.

Minas Gerais

Novembro Azul
Local: Nova Lima, Praça Bernardino de Lima.
Horário: das 8h às 16h

Pará

O diagnóstico pode mudar o seu futuro
Local: RH Diagnóstico
Horário: das 17h30 às 21h00

Pernambuco

#ProjetoTransformar
Local: Pernambuco
Horário: das 09h às 13h00

Conscientização do Dia Mundial do Diabetes:
Local: Cajazeiras
Horário: das 07h30 às 20h30

Piauí

Dia Mundial do Diabetes Grupo de Amigos Diabéticos em Ação – Gada
Local: Parentão
Horário: à partir das 16h

Brasília

Dia Mundial do Diabetes – Hospital Regional de Sobradinho
Local: Hospital Regional de Sobradinho
Horário: das 07h às 17h00

15 de Novembro:

São Paulo

Show da Sociedade Brasileira de Diabetes
Horário: das 20h às 22h
Local: Teatro Tom Brasil

Tour Azul da Nova Equipe
Horário: a confirmar
Local: a confirmar

VII Simpósio Acadêmico de Diabetes Mellitus
Local: Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, Jardim Dom Bosco, São Paulo
Horário: das 8h às 12h
Mais informações: https://doity.com.br/vii-simpsio-acadmico-de-diabetes-mellitus

FlashDay Tatoo
Local: Hangar 82 – Av. Nova Independência, 168 – Brooklin Paulista – São Paulo
Horário: das 10h às 18h
Mais informações: http://www.diabeticatiporuim.com.br/

16 de Novembro

São Paulo

Congresso Brasileiro de Diabetes (de 16 a 18 de novembro)
Local: Transamérica Expo
Horário: dia inteiro

18 de Novembro

Tocantins

1° corrida de prevenção ao Diabetes do Tocantins
Local: Palmas
Horário: das 17:30 às 19:30

Piauí

Reunião comemorativa 06 anos da Associação dos Diabéticos do Piauí
Local: ADIP
Horário: a confirmar

Mato Grosso

Caminhada Azul – Arad Rondonópolis
Local: CAIS (saída no Caís e chegada na Praça Brasil)
Horário: das 07h às 10h

Santa Catarina

Mutirão pelo Dia Mundial do Diabetes na SJM (apoio SBD de Santa Catarina)
Local: Sociedade Joinvilense de Medicina
Horário: das 08h às 12h
Mais informações: 47 3433-1593

19 de Novembro

Porto Alegre

Corrida Para Vencer o Diabetes do Instituto da Criança com Diabetes (ICD)
Local: Parcão
Horário: às 10h

São Paulo

Saúde, Nutrição e Prevenção contra o Diabetes
Local: Paróquia São José, Praça Cônego Lázaro Equini, 243, Baeta Neves, São Bernardo do Campo, SP
Horário: das 08h30 às 11h00

25 de Novembro

São Paulo

Divabética Show
Local:
Horário:

26 de Novembro

São Paulo

Piquenique Azul Dia Mundial do Diabetes
Local: Parque Vila Lobos
Horário: a tarde

5° Pedal Diabetes
Local: Parque do Ibirapuera (+ circuito)
Horário: manhã

Ceará

PicDia Azul
Local: Parque do Cocó, Fortaleza
Horário: das 9h às 11h30

Porto Alegre

Mateada Diabética
Local: Parque da Redenção
Horário: 14h

 

O post NOVEMBRO AZUL – DIABETES: AGENDA DE EVENTOS apareceu primeiro em GlicOnline.

]]>
http://gliconline.net/dia-mundial-do-diabetes-2017/feed/ 0
INSULINAS ANÁLOGAS NO SUS: JUNTOS PELOS NOSSOS DIREITOS http://gliconline.net/analogos-de-insulina-no-sus/ http://gliconline.net/analogos-de-insulina-no-sus/#comments Tue, 08 Aug 2017 15:50:27 +0000 http://gliconline.net/?p=28953 O texto abaixo foi extraído do blog da Dra. Débora Aliguieri , que nos permitiu replicar nos nossos canais de comunicação, pois orienta como podemos agir juntos pela incorporação das insulinas análogas de ação rápida para pessoas com DM1 no Sistema Único de Saúde (SUS).   Análogos de insulina de ação rápida para DM1 no […]

O post INSULINAS ANÁLOGAS NO SUS: JUNTOS PELOS NOSSOS DIREITOS apareceu primeiro em GlicOnline.

]]>
O texto abaixo foi extraído do blog da Dra. Débora Aliguieri , que nos permitiu replicar nos nossos canais de comunicação, pois orienta como podemos agir juntos pela incorporação das insulinas análogas de ação rápida para pessoas com DM1 no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Análogos de insulina de ação rápida para DM1 no SUS: prazo do MS termina dia 22/08

1) Pedido de Incorporação ao Conitec
Em 13.06.2016 a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) apresentou à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao SUS (CONITEC) pedido de incorporação dos análogos de insulina de ação rápida (lispro, asparte e glulisina) para tratamento de pessoas com diabetes tipo 1.
Em 13.09.16 a CONITEC abriu Consulta Pública para a sociedade opinar sobre o assunto, recomendando inicialmente a não incorporação. Os  relatórios iniciais podem ser acessados nos seguintes links:
2) Consulta Pública

Entre os dias 13.09 e 03.10.16 foram colhidas 1.092 contribuições (118 técnico-científicas e 974 de profissionais de saúde, pacientes, familiares, amigos e cuidadores de pessoas com diabetes), na sua grande maioria favoráveis ao fornecimento dos análogos de ação rápida pelo SUS às pessoas com diabetes tipo 1. Havendo apenas uma opinião contrária e uma parcialmente favorável) provocando a mudança do parecer inicial.

Os relatórios de recomendação final da CONITEC podem ser acessados nos seguintes links:

 

3) Incorporação dos Análogos de Insulina pelo SUS

Em 22.02.2017 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria nº 10/2017 da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, acatando a recomendação da CONITEC de incorporação dos análogos de ação rápida ao SUS para tratamento de pessoas com diabetes tipo 1, mediante negociação de preço e conforme protocolo que seria estabelecido pelo Ministério da Saúde.

 

Análogos de Insulina SUS - Conitec
Notícia da incorporação dos análogos de insulina de ação rápida para DM1 no site da CONITEC:
http://conitec.gov.br/ultimas-noticias-3/16685-insulina-analoga-para-tratamento-do-diabetes-mellitus-tipo-1-e-incorporado-ao-sus
4) Prazo de 180 dias para disponibilizar a insulina no SUS para então ela ser incorporada

De acordo com a Lei nº 12.401/2011 e o Decreto nº 7.646/2011 (artigo 25), que regulamentam o funcionamento da CONITEC e o processo de incorporação de tecnologias ao SUS, a partir da publicação da decisão no DOU, o Ministério da Saúde tem um prazo de 180 dias para para disponibilizar no SUS a tecnologia incorporada. Ainda, conforme o Decreto nº 7.508/2011 (artigos 25 a 29), o fármaco incorporado deverá ser incluído na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) para a sua prescrição e dispensação na rede pública de saúde.

Mas quase 180 dias após a publicação da decisão de incorporação dos análogos de insulina de ação rápida ao SUS para tratamento de pessoas com diabetes tipo 1, nenhuma dessas providências foi levada a cabo pelo Ministério da Saúde.

Não temos notícias sobre a negociação de preços com as fabricantes dos análogos de ação rápida, não houve formulação e publicação de Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica (PCDT) estabelecendo o direito de acesso às insulinas análogas para todas as pessoas com diabetes tipo 1, e na proposta de atualização da RENAME de 2017 não constam os análogos de insulina de ação rápida.

5) Ação/ Pressão da Sociedade Civil e entidades do meio.

Por essa razão, a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) está promovendo uma mobilização para cobrar as providências necessárias à disponibilização dos análogos de insulina de ação rápida para todos os usuários do SUS portadores de diabetes tipo 1.

Como você pode ajudar?

Vamos então todos nos unir e acionar o Ministério da Saúde pelas redes sociais (facebook: https://www.facebook.com/minsaude/ e twitter: @minsaude) com mensagens para pedir:

  1. Notícias sobre a negociação de preços com as fabricantes dos análogos de ação rápida;
  2. Elaboração do PCDT de análogos de insulina para todas as pessoas com DM1;
  3. Inclusão dos análogos de ação rápida na RENAME 2017.

Só assim conseguiremos o acesso aos análogos de insulina de ação rápida pelo SUS para todas as pessoas com diabetes tipo 1 no Brasil.

Sugestões para postar no seu twitter e outras mídias sociais:

@minsaude Queremos notícias sobre a negociação de preços dos análogos de insulina de ação rápida p/ #diabetes tipo 1 pelo SUS
@minsaude Queremos o PCDT de análogos de insulina para todas as pessoas com #diabetes tipo 1
@minsaude Queremos a inclusão dos análogos de ação rápida na RENAME 2017

O post INSULINAS ANÁLOGAS NO SUS: JUNTOS PELOS NOSSOS DIREITOS apareceu primeiro em GlicOnline.

]]>
http://gliconline.net/analogos-de-insulina-no-sus/feed/ 2
GLUCAGON EM SPRAY PARA BORRIFAR NO NARIZ http://gliconline.net/glucagon-em-spray/ http://gliconline.net/glucagon-em-spray/#comments Thu, 29 Jun 2017 17:55:00 +0000 http://gliconline.net/?p=28940 Já imaginou poder tratar a hipoglicemia norrifando Glucagon no narriz ao invés da injeção? O que é Glucagon? Acesse este nosso outro texto em que explicamos tudinho sobre Glucagon, clique aqui. A ideia é que ela seja fácil de aplicar, bastanto espirrar a solução dentro do nariz. O produto está em estudo fase 3, quando […]

O post GLUCAGON EM SPRAY PARA BORRIFAR NO NARIZ apareceu primeiro em GlicOnline.

]]>
Já imaginou poder tratar a hipoglicemia norrifando Glucagon no narriz ao invés da injeção?

O que é Glucagon? Acesse este nosso outro texto em que explicamos tudinho sobre Glucagon, clique aqui.

A ideia é que ela seja fácil de aplicar, bastanto espirrar a solução dentro do nariz. O produto está em estudo fase 3, quando um medicamentos é testado em seres humanos.

O estudo do Glucagon em Spray
lilly glucagon locemia

Nesta fase do estudo, foram feitos experimentos com adultos com diabetes tipo 1 que estavam tendo um episódio hipoglicêmico moderado a grave.

Os pacientes tratados recuperaram da hipoglicemia dentro de uma meia hora em 96% dos casos, e 90% dos cuidadores (tipicamente um cônjuge) acharam o produto fácil de usar.

Foi o que Elizabeth R Seaquist, MD, University of Minnesota apontou no Congresso Americano de Diabetes (American Diabetes Association, ADA 2017).

Mesmo depois que os cuidadores aprendem a preparar e usar o glucagon injetável, “eles geralmente não usam isso” e podem sentir-se impotentes esperando que os paramédicos cheguem, de acordo com o Dr. Seaquist.

FDA precisa aprovar o Glucagon Spray para poder ser comercializado.

Em outubro de 2015, Eli Lilly adquiriu os direitos globais do produto nasal, que foi originalmente desenvolvido pela empresa canadense Locemia Solutions. Lilly planeja enviar uma nova aplicação de drogas à US Food and Drug Administration (FDA) no primeiro semestre de 2018, que incluirá o estudo atual.

A fonte dessa reportagem é a entrevista de Chad Grothen. Ele é líder mundial em desenvolvimento de marca Lilly Diabetes ao canal Medscape Medical News. Para mais informações, acesse.

Foto: Clinidiabet e Diatribe

O post GLUCAGON EM SPRAY PARA BORRIFAR NO NARIZ apareceu primeiro em GlicOnline.

]]>
http://gliconline.net/glucagon-em-spray/feed/ 6
COMO LANÇAR UMA GLICEMIA NO GLIC? http://gliconline.net/glicemia-no-glic/ http://gliconline.net/glicemia-no-glic/#comments Mon, 12 Jun 2017 14:24:50 +0000 http://gliconline.net/?p=28915 Para lançar uma glicemia no Glic, abra o aplicativo no seu celular, acesse a sua conta utilizando seu email e senha e siga o passo a passo tal como mostram as figuras abaixo. Para lançar uma glicemia atual no Glic: Você só receberá sugestão de dose de insulina (baseada no cadastro da sua prescrição no […]

O post COMO LANÇAR UMA GLICEMIA NO GLIC? apareceu primeiro em GlicOnline.

]]>
Para lançar uma glicemia no Glic, abra o aplicativo no seu celular, acesse a sua conta utilizando seu email e senha e siga o passo a passo tal como mostram as figuras abaixo.

Para lançar uma glicemia atual no Glic:

Você só receberá sugestão de dose de insulina (baseada no cadastro da sua prescrição no sistema em www.paciente.gliconline.com.br) com glicemias inseridas no presente.

Glicemia no GlicGlicemia no GlicGlicemia no GlicGlicemia no GlicGlicemia no Glic

Para lançar uma glicemia no Glic no passado:

Para glicemias lançadas no passado, o Glic faz apenas o registro, não realizando sugestão de dose. Recomendamos o uso dessa funcionalidade quando nos esquecemos de lançar uma glicemia no presente.

Glicemia no GlicGlicemia no GlicGlicemia no GlicGlicemia no Glic

Qualquer dúvida, entre em contato com o nosso sac@gliconline.com.br ou pelo nosso chat no nosso site.

Observações:

  1. Saiba mais sobre como medir a glicemia neste nosso texto sobre Monitorização.
  2. Para entender mais sobre quais são os valores de objetivo glicêmico, Clique Aqui.

Vamos juntos?

O post COMO LANÇAR UMA GLICEMIA NO GLIC? apareceu primeiro em GlicOnline.

]]>
http://gliconline.net/glicemia-no-glic/feed/ 2
LUCENTIS É APROVADO PELA FDA PARA REVERTER RETINOPATIA DIABÉTICA http://gliconline.net/lucentis-retinopatia-diabetes/ http://gliconline.net/lucentis-retinopatia-diabetes/#comments Thu, 18 May 2017 16:26:59 +0000 http://gliconline.net/?p=28809 Foi aprovado pela FDA (Food And Drug Administration) nos Estados Unidos, um medicamento capaz de reverter os efeitos da cegueira causada pelo diabetes ou retinopatia diabética. O que é Edema Macular Diabético? O Edema Macular Diabético é uma complicação do diabetes que pode causar cegueira, principalmente em jovens e adultos. É uma consequência da retinopatia […]

O post LUCENTIS É APROVADO PELA FDA PARA REVERTER RETINOPATIA DIABÉTICA apareceu primeiro em GlicOnline.

]]>
Foi aprovado pela FDA (Food And Drug Administration) nos Estados Unidos, um medicamento capaz de reverter os efeitos da cegueira causada pelo diabetes ou retinopatia diabética.

O que é Edema Macular Diabético?

O Edema Macular Diabético é uma complicação do diabetes que pode causar cegueira, principalmente em jovens e adultos. É uma consequência da retinopatia diabética, sendo como que um inchaço na área da retina chamada de Mácula.

Em entrevista ao jornal Kens5 o Dr. Michael Singer explica que quando os tecidos são privados de oxigênio, eles gritam por ajuda e enviam um sinal chamado VEGF que por sua vez envia novos vasos sanguíneos para ajudar os tecidos, mas isso não é uma coisa boa. Em vez de serem úteis, eles são realmente prejudiciais, pois causam inchaço na parte central da visão.

O médico fala sobre um novo medicamento aprovado pela FDA chamado Lucentis. O uso deste médicamento poderá ser usado tanto em pessoas com ou sem edema macular diabético.

Lucentis é um tiro dado no branco do olho depois que é anestesiado. O processo leva poucos segundos e os resultados podem ser vistos logo nos primeiros dias.

Visão Retinopatia

Retinopatia é uma das doenças que pode acometer os olhos de quem tem diabetes. Precisamos nos cuidar. Com a nossa rotina agitada, por vezes deixamos de ter alguns cuidados com o nosso corpo. Vamos regularmente ao nosso endocrinologista, mas acabamos esquecendo, por exemplo, quando foi a última consulta com o oftalmologista.

Para saber mais sobre diabetes e saúde dos olhos, acesse: http://gliconline.net/diabetes-olhos-retinopatia/

Fonte

O post LUCENTIS É APROVADO PELA FDA PARA REVERTER RETINOPATIA DIABÉTICA apareceu primeiro em GlicOnline.

]]>
http://gliconline.net/lucentis-retinopatia-diabetes/feed/ 2