O Glucagon é um hormônio produzido pelo corpo (pelas células alfa do pâncreas) que tem um efeito oposto ao da insulina (produzido pelas células beta do pâncreas), ou seja, aumenta o açúcar no sangue.

No corpo de alguém que não tem diabetes, quando a pessoa fica muito tempo sem se alimentar ou pratica exercícios, a taxa de açúcar no sangue cai, podendo levar à hipoglicemia. Neste momento o Glucagon entra em ação:

  1. Ele age no fígado, quebrando o glicogênio (estoque de glicose do fígado) em moléculas de glicose, e essa glicose é levada para o sangue para normalizar a taxa de açúcar no sangue;
  2. Ativar a glicogênese (conversão de aminoácidos em glicose);
  3. Quebrar a gordura armazenada (triglicéridos) em ácidos graxos para uso como combustível pelas células.

Em pessoas com diabetes, os níveis elevados de glicemia em circulação podem inibir a liberação de glucagon para corrigir a hipoglicemia. Sendo assim, em casos de hipoglicemia grave, em que a pessoa não consiga ingerir alimentos (sólidos ou líquidos), tenha convulsões, desmaios e coma, é indicado o uso do Glucagon injetável.

Seringa GLiconline

A imagem abaixo ilustra a única marca comercializada hoje no Brasil, o Glucagen®, fabricado pelo laboratório Novo Nordisk. Sua aplicação é muito similar a aplicação de insulina. Veja o passo a passo que preparamos, compartilhe com seus familiares e amigos e siga as instruções da sua equipe medica. É importante eles saibam como aplicar, pois em caso de emergência, eles que terão de administrar o Glucagon.

1. Introduza o conteúdo (líquido) da seringa na ampola (pó).

2. Movimente com cuidado até misturar bem a solução, mantendo a seringa introduzida na ampola.

3. Puxe a mistura de volta para a seringa

4. Aplique no corpo. Os locais de aplicação são os mesmos que os locais onde se aplica insulina. O Glucagon também pode ser administrado no músculo.

Alguns efeitos colaterais podem surgir como náuseas e vômitos. Sua equipe medica será capaz de te orientar (e os que estão perto de você), como agir para utilizar o Glucagon.

Para os cuidadores, familiares e amigos: certifique-se que você sabe utilizar o Glucagon. Em um episódio de hipoglicemia grave, com ou sem o uso de Glucagon, não esqueça de avisar a equipe médica e chamar ambulância imediatamente se alguém com diabetes se encontrar inconsciente.

Fique atento à data de validade deste Kit de Glucagon. Caso tenha um Glucagon vencido, aproveite para utilizá-lo para treinar o seu manejo com a sua família, na escola ou no trabalho, SEM APLICÁ-LO.

É recomendado ter o Glucagon em casa, principalmente se você já teve antecedentes de hipoglicemias graves, com perda da consciência. O Glucagon deve ser mantido em temperatura < 25⁰C. Portanto, caso tenha que transportá-lo, por exemplo, em viagens lembre de mantê-lo na temperatura certa.

Vamos juntos?