Na semana passada escrevemos sobre Diabetes Gestacional, que é diagnosticado durante a durante a gravidez. Hoje falaremos sobre mulheres que já tem o diagnóstico de diabetes (tipo 1, 2, MODY, LADA) e o processo de gestação.

Mulheres com diabetes podem engravidar e terem filhos saudáveis. Para isso, precisam intensificar os cuidados com o diabetes. Manter o controle do açúcar no sangue antes e durante a gravidez.

Planeje a sua gravidez

Antes de engravidar, converse com a sua equipe médica sobre o seu planejamento familiar. Essa equipe estará apta a orientar sobre possíveis ajustes no seu tratamento.

Por exemplo, pode ser necessário adicionar ou retirar algumas medicações. Caso esteja acima do peso, o médico poderá recomendar que você tente perder peso antes de engravidar. Além de outras ações que possam ajudá-la a manter o nível de açúcar no sangue. Para ter uma hemoglobina glicada adequada para o início da gestação.

Acompanhamento intensivo

Durante a gravidez, uma mulher com diabetes precisa consultar sua equipe médica com maior frequência do que uma mulher grávida sem diabetes. Durante a gestação as mudanças no controle glicêmico são frequentes e exigem mudanças no tratamento para manter a glicemias e hemoglobina glicada adequadas para a gestação. Veja abaixo os valores recomendados pela Sociedade Brasileira de Diabetes para as gestantes com diabetes:

  • Glicemia antes das refeições ≤ 95 mg/dL
  • Glicemia 1 hora após o início das refeições ≤ 140 mg/dL
  • Hemoglobina glicada < 6,0% durante a gestação.

Em mulheres com risco aumentado para hipoglicemias os alvos podem ser aumentados para:

  • < 99 mg/dL antes das refeições
  • entre 80 a 120 mg/dL ao deitar-se ou entre 2 e 4 horas da madrugada.

Alimentação Saudável
Um nutricionista poderá criar um plano de refeição saudável para ajudá-la a controlar o açúcar no sangue enquanto estiver grávida Lembrando que existem outras questões em relação à alimentação como vitaminas e nutrientes que são importantes para o período de gestação.

Atividade Física
O exercício ajuda a manter o açúcar no sangue sob controle. Isso ajuda a equilibrar a ingestão de alimentos e a melhorar a ação da insulina. Verifique com o seu médico as condições para as práticas e como você pode se exercitar regularmente antes, durante e após a gravidez.

Medicação
Siga as orientações de medicações prescritas pelo seu médico. Esteja preparada para tratar hipoglicemias e hiperglicemia. Tendo uma fonte de açúcar de rápida absorção como balas, glicose em gel, comprimidos de glicose sempre a mão. E claro! Todo o kit pâncreas!

Apoio de familiares e amigos

Você não estará sozinha. Compartilhe este post com o parceiro, familiares e amigos para aprenderem mais sobre como podem estar próximos neste momento tão sublime.

Após o parto

Ao nascer, seu suprimento de glicose para o seu bebê para de repente. Mas o seu bebê pode continuar a produzir insulina em excesso durante algumas horas após o nascimento. Principalmente, se ele recebia níveis altos de glicose pelo sangue materno. Isso pode causar hipoglicemia no bebê. Quando os níveis de glicose no sangue ficam na faixa recomendada durante a gravidez e no parto, há menor risco de:

  • parto prematuro,
  • do bebê ser grande
  • do bebê ter níveis baixos de glicose no sangue (hipoglicemia) após o parto.
Discuta com a sua equipe médica a estratégia para gerenciar o seu diabetes.

Com a leitura, você pode ver que os cuidados são muito parecidos com aqueles que aqueles que já temos em nosso dia a dia, mas precisam ser intensificados. Que você tenha um(a) filho(a) saudável e um bom parto!

Cuide-se e até a próxima!

Baixe Gliconline gratuitamente.