Hb1AC é como a capa de um livro, as variações glicêmicas são como o conteúdo dele.

Hb1AC, que também é conhecida como hemoglobina glicada, é o nome do exame que nos mostra como está nossa glicemia média durante os últimos 2-3 meses. O resultado é um número índice em porcentagem que normalmente espera-se que seja igual ou inferior à 7%.

A hemoglobina dos glóbulos vermelhos, que vivem por cerca de 120 dias no nosso organismo, carrega a glicose e guarda uma memória. Logo, quando realizamos o exame, temos a informação da MÉDIA glicêmica deste período.

É importante para avaliar como está o tratamento de uma maneira geral.

  • A média de controle glicêmico dos últimos 2-3 meses;
  • Riscos de complicações do diabetes à longo prazo;

Mas será que a HbA1C é tudo?

A Hemoglobina Glicada (HbA1C) não mostra e a variação glicêmica nos ajuda a entender pontos como:

  • Hipoglicemias e hiperglicemias diárias. Isso é, o quanto variaram os valores de glicemia neste período.
  • Dados para ajustes de doses (de insulina basal e bolus);
  • Impacto de mudanças no tratamento, como o início de um novo exercício físico;
  • Riscos de doenças cardiovasculares decorrentes de hiperglicemias durante os períodos pós-prandiais;
  • Entre outros.

Para ficar mais fácil de explicar, imagine que o resultado deste exame é como a capa de um livro e as glicemias que medimos todos os dias (a variação glicêmica) são como os capítulos deste livro.

Portanto, apenas julgar o livro pela capa pode esconder muitos mistérios do conteúdo que ele leva dentro. Pois grandes variações na glicemia para cima e para baixo, podem até apontar uma HbA1C esperada, mas dentro dos valores do dia a dia a glicemia pode variar muito do objetivo glicêmico. 

Dentro deste livro existem histórias. Cada capítulo uma aventura diferente das suas variações glicêmicas, com desafios e aprendizados. Para entender a variação glicêmica, as medições diárias são importantíssimas. Porque são elas que contam essa história, página por página.

Como o Glic pode te ajudar?

Com o lançamento correto das suas glicemias no aplicativo, o Glic é capaz de mostrar uma prévia da sua Hemoglobina Glicada (H1aC). Para visualizar a sua Hemoglobina Glicada Média no Glic, acesse sua conta em www.paciente.gliconline.com.br, você encontrará esse valor no topo da página.

 

Página inicial da sua conta Glic.

 

Na área web, você também encontrará o Gráfico de Padrões Diários. Ele mostra as variações da glicemia, com média glicêmica por blocos de horário e desvio padrão. 

 

Gráfico de Padrões Diários

 

Sendo que, dentre outros gráficos como Tendência por Horário, por Dia da Semana e Gráficos de Controle Nutricional, temos a Tabela Resumo. Na Tabela Resumo estão dados como glicemia, alimentação e dosagens. O que normalmente chamamos de diário de glicemia.

 

Tabela Resumo.

 

Essas informações ajudam você a entender a história que está por trás da sua glicemia. Pois, em conjunto com sua equipe de saúde, é possível ter informações reais do seu tratamento para tomar decisões mais assertivas.

Vamos juntos?

Baixe gratuitamente.