Índice glicêmico é um indicador que nos aponta com que velocidade um alimento que tem carboidrato aumenta a glicose no sangue.
Por exemplo, dois alimentos podem ter a mesma quantidade de carboidrato, mas um ter um índice glicêmico (IG) mais alto do que o outro e aumentar a glicemia mais rapidamente. A ingestão de alimentos com IG alto faz com que as pessoas que não têm diagnóstico de diabetes secretem insulina rapidamente e em grande quantidade para não aumentar a glicemia.
O problema maior, em relação ao consumo de alimentos com IG alto, ocorre entre as pessoas com diabetes. O IG permite a classificação dos alimentos e pode ser útil para os portadores de diabetes tipo 2 que ainda secretam insulina. Mas, para os usuários de insulina de ação rápida não ajuda na determinação da dose de insulina a ser administrada para cobrir os carboidratos de uma refeição. De qualquer forma, o conhecimento sobre o IG dos alimentos ajudará na seleção do que colocaremos em nossos pratos.
Fatores que alteram o índice glicêmico
Alimentos com fibras e gorduras tendem a ter um IG mais baixo. A Associação Americana de Diabetes dá algumas dicas para sabermos mais sobre o índice glicêmico de alguns alimentos:
- Maturidade e Armazenagem. Quanto mais maduro e maior o tempo de armazenagem da fruta ou vegetal, maior o IG.
- Processamento. Um suco de fruta tem um índice glicêmico maior do que se ingerirmos a fruta inteira. Pois quando comemos a fruta toda também ingerimos fibras que atrasam a entrada da glicose no sangue.
- Forma de Cozinhar. Um purê de batata tem um IG maior do que a batata cozida. Macarrão ao dente tem um índice glicêmico mais baixo do que o macarrão que fica mais tempo para ficar pronto.
- Como é ingerido. O índice glicêmico de um alimento é diferente quando consumido sozinho do que quando combinado com outros alimentos. Ao comer um alimento de alto IG, você pode combiná-lo com outros alimentos de baixo IG, ou com fibras e gorduras, para equilibrar o efeito sobre os níveis de glicose no sangue.
- Valor de índice glicêmico alto não é necessariamente ruim. Muitos alimentos nutritivos tem um IG mais alto do que alimentos com pouco valor nutritivo. Por exemplo, farinha de aveia tem um IG maior do que o chocolate.
O uso do índice glicêmico precisa ser equilibrado com os princípios básicos de nutrição de variedade para alimentos saudáveis e moderação de alimentos com poucos nutrientes.
Quer ter uma ideia de alimentos que tem alto, médio e baixo índice glicêmico? Vamos lá!
TABELA DE ÍNDICE GLICÊMICO:
Fonte: Site Mundo Boa Forma
Agora que você já sabe o que é índice glicêmico, pode conversar com a sua nutricionista sobre as melhores opções de alimentos para você.
Vamos juntos?
muito boa explicação
Obrigada Mauro!
Qual o ig da bata cozida?
Posso comer batata cozida á noite em substituiçao ao arroz integral?
Bom dia,
O IG da batata inglesa cozida (170g) é 87, considerado alto IG. Tanto a batata quanto o arroz são fonte de carboidrato, mas o arroz integral tem mais fibra e um IG menor (60g de arroz integral cozido IG 50, considerado baixo) do que a batata inglesa cozida, isto quer dizer que a curva glicêmica com o arroz integral será menor. Já a batata doce cozida (40g) tem IG de 44, considerado baixo, então esta opção é melhor para substituir o arroz integral em comparação com a batata inglesa.
Uma opção para que a batata inglesa não eleve tanto curva glicêmica é comer juntamente com fibra, semente de linhaça, farelo de aveia, chia, salada de folhas, entre outras.
Mas cada paciente tem suas orientações e restrições, então o ideal é conversar com sua nutricionista ou medico para esclarecer melhor as melhores opções para a sua alimentação.
Se em 40 gramas de batata doce o IG é 44, o IG continua o mesmo em 100 gramas de Batata DOce?
Sim, por ser um índice não muda. Em 100g continua sendo 44.
Nota 10 p esses esclarecimentos.
Muito obrigada Beatriz!
O indice glicemico corresponde a quantas gramas? Ou porções?
Olá Maria da Graça,
Existe muito pouco material referente ao índice glicêmico dos alimentos. São pontos e é dividido em 3 classificações.
Esta imagem pode explicar como funcionam: https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=imgres&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwilmIrNuL7VAhUEipAKHfG0A08QjRwIBw&url=https%3A%2F%2Fwww.tuasaude.com%2Findice-glicemico%2F&psig=AFQjCNEJgb6fXV7MeilZWb9K6Ab9IewOOQ&ust=1501965757563126
Simples e claro!
Muitíssimo obrigado.
A tapioca tão receitada para dietas. Vi que tem alto índice glicêmico. Para o diabético, é cilada comer a tal tapioca em caso de dietas para emagrecer/manter o peso?
Oi Ju,
A tapioca aumenta a glicemia rapidamente, o que os nutricionistas orientam (e você precisa ver como o seu te orienta) é inserir fibras (grãos, aveia sem açúcar) dentro da tapioca para diminuir o índice glicêmico dela.
Um abraço!
O impacto da inclusão dessas fibras mencionadas é praticamente nulo.
Oi Rafa,
Tudo bem?
Sugiro conversar com uma nutricionista ou com a sua equipe médica para entender em que momento você não percebeu impacto das fibras. Isso depende do alimento, quantidade de fibra e outras variáveis. Sugiro você conversar com eles para entender.
Um abraço
Esclarecimentos que atendem às minhas necessidades.
Que bom Ieda!
Toda vez que almoçamos se comermos verduras e fibras estamos favorecendo a ter um IG baixo,e é melhor comermos frutas também junto na comida para quebrar seus altos IG?
Neemias,
Acho interessante ver com a sua nutricionista se no seu caso faz sentido comer a fruta junto com a refeição.
Um abraço
Meu exame de sangue indicou glicemia de 112. A banana, para meu caso, é prejudicial? quantas posso ingerir por dia? obrigado.
Agostinho,
Tudo bem?
Não ficou claro no seu relato se você tem diagnóstico de diabetes?
A banana possui carboidrato, assim como quase todas as frutas. Se você não tem diabetes, é pouco provável que ela seja uma vilã que esteja aumentando a sua glicemia.
Se você tem diabetes, é preciso entender como está sendo a sua refeição/lanche, como estava a glicemia antes da banana e entender como está a interação dos medicamentos com o seu estilo de vida e alimentação.
Sugiro conversar com o seu médico.
Mto boa a materia. Por favor podem enviar sempre que tiver novas informações para meu email. Obrigada
Claro Maria Helena!!!
Fiz uns exames recentes e estou com um diagnostico de pré diabética. Gostaria de receber uma tabela para esse tipo de dieta e se possível algumas receitas de sugestão.
Elieneida,
Não passamos dieta, mas em breve teremos uma sessão de receitas.
Abraços
Existe alguma correlação, entre carga glicêmica e caloria. Se existe,qual é.
O que representa uma,ou dez unidades do índice glicêmico, ou exemplo, o que mede a diferença entre um índice 44 e outro 76
Olá Nilton,
Desconhecemos.
Um abraço!
parabéns ótima explicação e muito bom ter disponibilizado a tabela, estou com resistência a insulina vai me ajudar escolher melhor os alimentos
Muito bom saber que te ajudou Marcos!
Gostei das informações.
Me ajudou muito.
Obrigado
Nós que agradecemos Edigilson!
Meu filho de 6 anos esta com glicemia de 119. Tem seletividade alimentar e a base de suas refeições é leite ninho, mucilon, banana e mamão. Posso substituir o ninho por leite de soja e o mucilon por farinha de aveia e manter as frutas?
Olá Joana,
Esse valor de 119mg/dl é antes ou depois das refeições?
sou estudante de nutrição e fiquei maravilhada com seu esclarecimento, simples e completo, parabéns!
Muito obrigada Karla!
É verdade que o macarrão bifum (feito de farinha de arroz) tem baixo índice glicêmico?
Olá Paula,
Sendo feito de farinha de arroz, é pouco provável que ele tenha baixo índice glicêmico.
Você já verificou como fica a sua glicemia quando você come o Bifum?
Ola meu nome e Lorena estou fazendo uma dieta com baixo nivel de carboidratos, de vez enquanto passo mal me da umas tontura e fraqueza pode ser glicemia baixa?
Qual alimentos devo comer para controlar?