MISTURAR INSULINAS COM SERINGA: APRENDA A TÉCNICA CORRETA

Se você está com dúvida sobre como misturar insulinas NPH com as insulinas Regular e Ultrarápida, você está no lugar certo.

Se seu médico(a) prescreveu insulina NPH e R (regular) ou Ultrarápida para o tratamento do diabetes, existe a possibilidade de você tomar as duas juntas na mesma seringa, evitando duas picadas.

Vamos conhecer a técnica correta para misturarmos as duas insulinas (NPH + Regular ou NPH + ultrarápida) em uma mesma seringa?

Ah! Não se esqueça de estar com as mãos limpas, lavndo com água e sabão antes de começar! E de passar um algodão com alcóol na tampa das insulinas (como você já está acostumado(a) a fazer). 😉

Passo a passo

  1. Prepare a NPH. O primeiro passo é deslizar  entre as suas duas mãos o frasco de NPH (a insulina que tem uma cor mais banca, parece leite), bem lentamente. Até que vire uma mistura homogênea.

    Misturar InsulinasMisturar InsulinasMisturar Insulinas

  2. Pegue a seringa e introduza uma quantidade de ar na seringa igual à dose de insulina NPH prescrita pelo seu médico.
    Misturar Insulinas
  3. Injete o ar dentro do frasco que contém a insulina NPH.SEM PUXAR, EXTRAIR OU ASPIRAR A INSULINA, retire a agulha. Primeiramente, nós precisamos inserir esse ar (com a quantidade da dose) no frasco. Depois de preparar a Regular ou Ultrarápida, nós voltaremos para o frasco de NPH para puxar o líquido dessa insulina na agulha. Misturar Insulinas
  4. Introduza a quantidade de ar na seringa igual à dose de insulina regular ou ultrarápida (que você irá tomar junto com a NPH, segundo a sua prescrição médica). Então, ao injetar o ar na insulina R ou ultrarápida, você já pode puxar ou aspirar a dose de insulina R ou ultrarápida. Certifique-se de que ao aspirar o frasco esteja de cabeça para baixo para que venha na seringa apenas insulina. De tal forma que não forme bolhas de ar.Misturar Insulinas
  5. Aspire a insulina lentamente até que cheguar na marca escala da seringa que indica a quantidade de insulina R (regular) ou ultrarápida prescrita.
  6. Terminado a aspiração da R (regular) ou ultrarápida, você já vai ter na seringa a dose de R correta. Vire o frasco de insulina na posição inicial e retire a agulha.
  7. Vamos para a insulina NPH. Pegue o frasco de insulina NPH e com a mesma seringa que já contém a insulina Regular/Ultrarrápida. Introduza a agulha nesse frasco de insulina NPH, segurando no corpo da seringa para não perder a insulina Regular/ Ultrarrápida que está na seringa.
  8. Apenas puxe o êmbulo para fora, aspirando lentamente a dose de insulina NPH a ser aplicada. Sendo que o total preparado dentro da seringa (a soma das doses das duas insulinas) deve ser igual à soma das NPH + R (regular) ou ultrarápida prescrita pelo seu médico. Por exemplo, se você vai tomar 12 unidades de NPH e 4 unidades de R, você terá no total da seringa 16 unidades.
  9. A seringa com as duas insulinas está pronta para ser aplicada! Lembre-se de fazer rodízio dos locais de aplicação.Misturar Insulinas

Cuidado!

Ocorrendo qualquer erro, não retorne as insulinas ao frasco. Descarte a seringa (com o que tiver de insulina) e comece tudo novamente.

O valor da dose é o que está no topo da borracha do êmbulo. Por exemplo, na seringa abaixo, temos 10 unidades de insulina.

Misturar Insulinas

Fonte das imagens:
http://thekahancenter.com/Library/ItemPopup.aspx?HWID=hw39025&SEC=hw39025-sec