Diagnóstico de Diabetes: quais são os métodos e critérios?

Diabetes é caracterizado pelo aumento de glicose (açúcar) no sangue, o que chamamos de hiperglicemia. Neste texto, falaremos especificamente sobre as principais formas de diagnosticar o diabetes.

Pode ser que surjam dúvias sobre o que é diabetes, sintomas, tipos e tratamentos. Para isso, deixamos o link de um outro texto para esclarecê-las, basta clicar AQUI. E caso você também queira ler sobre Pré-Diabetes, sugerimos esta leitura AQUI.

Glicemia

Atualmente, segundo a American Diabetes Association, Organização Mundial da Saúde e Sociedade Brasileira de diabetes, existem três critérios aceitos para o diagnóstico do DM com utilização da glicemia.

Em Jejum* Pós-Sobrecarga** Glicemia Casual***
diagnóstico de diabetesGlicemia está Normal inferior à 100 mg/dL Inferior à 140 mg/dL

Tolerância à glicose diminuída

de 100 a 126 mg/dL de 140 a 200 mg/dL
Diagnóstico de Diabetes mellitus maior ou igual a 126mg/dL maior ou igual a
200 mg/dL
maior ou igual a 200mg/dl (com sintomas clássicos¹)
Fonte: Diretrizes SBD 2015-2016
*Sem ingestão de alimentos há no mínimo 8h
**2 h após 75 g de glicose
***Realizada em qualquer hora do dia

Para medir a glicemia, o método mais indicado é através da realização de um exame de sangue laboratorial.

Uma única glicemia maior ou igual a 126 mg/dL não fecha o diagnóstico de diabetes. Há necessidade de repetir este exame para confirmação do diagnóstico. Os valores de glicemia considerados normais estão entre 70 e 99 mg/dL e para o diagnóstico de diabetes valores superiores a 125 mg/dL. Os valores de glicemia entre 100 e 125 mg/dL são considerados alterados, mas não fecham o diagnóstico de diabetes.

Hemoglobina Glicada

A hemoglobina glicada (HbA1c) avalia a média da glicemia nos últimos 3 meses. Segundo a American Diabetes Association, os critérios para utilizar a HbA1c como exame para compor o diagnóstico de diabetes são:

diagnóstico de diabetesDiagnóstico de Diabetes HbA1c ≥ 6,5% a ser confirmada em outra coleta. Dispensável em caso de sintomas ou glicemia ≥ 200 mg%
diagnóstico de diabetesAlto risco para o desenvolvimento de diabetes HbA1c entre 5,7 e 6,4%.

 

Realize exames de rotina, pois nem sempre o diabetes apresenta sintomas. Mas caso esteja apresentando algum dos sintomas, fique atento (acesse AQUI para conhecer mais sobre os principais sintomas de diabetes). Consulte sempre um médico!

O diagnóstico de diabetes não precisa ser um bicho de 7 cabeças. Procure orientação médica, conheça outras pessoas com diabetes e descubra tecnologias que possam contribuir para os seus cuidados diários.

Vamos juntos?