Trabalho. Uma das experiências de vida que a maioria das pessoas passam. Como de costume, quando temos diabetes e estamos diante de uma nova experiência, pensamos: “E agora, como vou fazer com o diabetes nesta nova experiência?”.

Às vezes aparecem sentimentos que são únicos, considerando  a visão de mundo de cada pessoa, suas experiências e o modo de enxergar a vida. Vamos conversar sobre isso?

Ah, aquela amiga chamada rotina…

Sabemos muito bem onde nosso calo aperta na rotina com o trabalho e nossas necessidades. Relatórios pra entregar, clientes pra atender, projetos pra criar, reuniões e demandas.

Dentro desse contexto, junto com tudo isso, vem o diabetes que se pudesse falar diria “Hey, Olhe pra mim?!”, São vários pensamentos ao longo do dia como “preciso medir”, “tomar medicamentos”, “beber água”, “contar carboidratos”, e bem na hora da apresentação do relatório a glicemia aumenta pelo nervosismo do que está se passando naquela reunião.

E agora ? Não, isso não se passa apenas com você. Planejamento, apoio e  um pouquinho de organização. Talvez você consiga tirar tudo isso de letra, talvez não. E tudo bem! 🙂

Você já parou pra pensar que levar as questões da sua rotina de trabalho para ser pauta das consultas pode te beneficiar e te ajudar ouvindo uma segunda opinião? Ou senão, planejar seu dia em um papel, incluindo o diabetes? Podendo se preparar para o que possa acontecer? Não existe caminho certo, mas sim aquele que funciona pra você.

Contar para os colegas de trabalho

Quem nunca passou por aquele velho dilema : “Devo contar ou não que tenho diabetes?” Esse assunto nos traz várias reflexões. É importante comunicar sobre o diabetes, para caso tenha uma hipoglicemia ou hiperglicemia e se necessário receber o apoio necessário para esses casos.

Sempre é fácil tocar neste assunto no trabalho? Não. Talvez você tenha que lidar com a desinformação. Mas podemos olhar para isso como uma oportunidade de levar conscientização sobre o diabetes. Um diálogo de forma clara sobre o que é diabetes e o que fazer em casos especiais como hipoglicemia e hiperglicemia é muito importante.

Dependendo do tamanho e estrutura da empresa, pode haver espaço para alimentação, armários e geladeira para deixar insumos como Glucagon. As empresas maiores contam com uma estrutura maior e é possível que você até conheça outras pessoas com diabetes. Mas de qualquer forma, incentivamos que você converse e oriente a empresa sobre o uso de Glucagon num episódio de hipoglicemia.

O diálogo abre portas para aprendizados mútuos, não só sobre diabetes, mas sobre outras condições que outras pessoas podem enfrentar também. Assim como nós, cada um está lidando com uma questão, seja de saúde ou não.

Hipoglicemias, hiperglicemias e pequenas pausas para cuidados

Às vezes estamos fazendo uma tarefa super importante e de repente: “Oh não! Hipo/ hiper!” Ninguém quer passar por essa situação, mas ela pode acontecer. Fazemos “manualmente” uma parte do trabalho do pâncreas e muita coisa pode sair fora do esperado.

Gostaríamos que fosse a mesma coisa, que os cálculos dessem certo sempre, que a vida estivesse resolvida tomando o medicamento e pronto. Às vezes você pode ter se equivocado, pois no diabetes não existe perfeição, pode ter até acertado em todo o seu raciocínio, mas algum fator interno, que nem sempre você vai achar uma explicação, pode ter influenciado em algum valor.

Se essas hipoglicemias e hiperglicemias estão sendo constantes a ponto de atrapalhar sua rotina, é muito importante levar essas informações para sua equipe de saúde, afinal, buscamos uma vida possível com o diabetes, não é mesmo?

Vamos nos adaptando, conforme nossa rotina. E, sempre que possível, contar com a ajuda de outras pessoas. Converse com outros amigos com diabetes e como é a experiência deles no trabalho. Há sempre amigos que têm soluções mirabolantes para alguma coisa, não é? Aquele amigo que inventa cada coisa que, no mínimo, rende ótimas risadas.

O trabalho é uma parte importantíssima da vida, é ao que nos dedicamos, o que fica depois que passamos, contribui para nossa inserção na sociedade e consequentemente impacta nossa saúde mental.

Desejamos que você receba todo o apoio para seguir seu desejo e ser muito feliz no seu trabalho.

Vamos juntos?

Baixe o Glic, gratuitamente.