O aumento da pressão arterial é uma situação de risco para muitas condições crônicas pré-existentes, como, por exemplo, as pessoas que convivem com diabetes ou possuem alguma alteração cardiovascular, as gestantes e os idosos. Além disso, indivíduos com histórico familiar de hipertensão arterial precisam de cuidados especiais para prevenção do quadro ou de complicações. Dessa forma, hoje trouxemos 8 dicas para você melhorar a sua pressão arterial. Confira abaixo!
Dicas sobre alimentação
Uma dica importante para manter sua pressão sem grandes alterações é relacionada aos cuidados alimentares. Alimentos ricos em gorduras podem contribuir para o entupimento dos vasos sanguíneos e, como consequência, auxiliam no desenvolvimento de alterações cardiovasculares e do aumento da pressão arterial.
O sódio é um dos grandes vilões no controle da pressão e por isso deve ser consumido com moderação. Sabe-se que 1g de sal possui 400mg de sódio e ele está presente em diversos alimentos, principalmente os industrializados. Alguns exemplos são: os produtos embutidos, os enlatados, os alimentos prontos ou pré-preparados, os temperos e, inclusive, alimentos light e diet. Por isso, nem sempre os alimentos que parecem saudáveis e que possuem as palavras “fit”, “light”, “diet”, dentre outros irão te auxiliar no manejo da pressão. Observe a bula dos alimentos para analisar a concentração de sódio antes de comprar algum alimento industrializado.
Recomenda-se que realizem somente a ingestão de alimentos naturais, tais como, frutas, legumes e verduras e carnes magras grelhadas ou cozidas ― reduzindo o óleo e as frituras ―, deixando de lado os biscoitos ― mesmo que doces ― refrigerantes, macarrão instantâneo, temperos industrializados e outros ultraprocessados. Para tempero, prefira o uso de temperos naturais, tais como cebola, orégano, tomilho e outras especiarias, a fim de reduzir o consumo do sal, inclusive no tempero dos alimentos.
Além da redução do sódio na alimentação, uma reeducação alimentar pode desencadear a perda de peso e essa consequência em pessoas que estão em sobrepeso ou obesidade é favorável ao controle da pressão.
Dicas sobre atividades físicas
A segunda dica importante tem relação à prática de atividades físicas. Existe comprovação da eficácia da atividade física sobre a pressão arterial e na redução de complicações cardiovasculares. Se você realiza algum exercício físico regular provavelmente percebe os benefícios diários da sua prática. É comum que se desenvolva maior disposição ― diminuindo o sedentarismo ― e apresente redução do peso, do controle lipídico e do controle de estresse. Todos esses benefícios também auxiliam o controle pressórico.
Diversos estudos demonstram que as vantagens da atividade física regular não são somente de redução da pressão, mas estão associadas a diminuição de risco cardiovascular, ou seja, de adquirir outras condições de saúde, como o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular encefálico (AVE), a doença arterial coronariana, dentre outras.
Mudanças do estilo de vida
Por fim, a mudança do estilo de vida é fundamental para auxiliar o controle da pressão arterial. Por isso, listamos algumas dicas fundamentais para auxiliar a sua saúde:
- Reeducação alimentar (evitando o consumo de alimentos ricos em gorduras e sódio);
- Manter o peso ideal;
- Praticar atividades físicas regulares;
- Moderar o uso de álcool;
- Cessar tabagismo;
- Evitar estresse;
- Fazer uso de suas medicações corretamente;
- Manter o acompanhamento médico regular.
Referências Bibliográficas
Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes 2022. [citado em 06 de Dez 2022]. Disponível em: https://diretriz.diabetes.org.br/
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Saúde da Família. Linha de cuidado do adulto com hipertensão arterial sistêmica [recurso eletrônico]. Brasília : Ministério da Saúde, 2021. 85 p. : il. [citado em 06 de Dez 2022]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/linha_cuidado_adulto_hipertens%C3%A3o_arterial.pdf
Ferreira-Sae MC, Gallani MC, Nadruz W, Rodrigues RC, Franchini KG, Cabral PC, Sales ML. Reliability and validity of a semi-quantitative FFQ for sodium intake in low-income and low-literacy Brazilian hypertensive subjects. Public Health Nutr. 2009 Nov;12(11):2168-73. Epub 2009 May 28. [citado em 05 de Dez 2022]. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19476677/
A Glic é um aplicativo para cuidados com diabetes, conectando paciente e equipe médica, facilitando a contagem de carboidratos, os cálculos de dose e alarmes. Baixe o aplicativo gratuitamente:
E não deixe de acompanhar a Glic nas redes sociais: