Para comemorar o Dia Mundial da Saúde, listamos o que consideramos os maiores avanços tecnológicos área da saúde em Diabetes. Listamos a seguir inovações disruptivas para a vida das pessoas que vivem com diabetes. Vamos lá?
Desde 1948, no dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde. Data criada pela Assembleia Mundial da Saúde com a finalidade de conscientizar a população sobre saúde. Esta data foi escolhida pois também comemora o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde. E esse ano o tema é Diabetes!
A insulina foi descoberta em 1921 por Sir Frederick Grant Banting. Conseqüência de alguns experimentos realizados nas aulas do Prof. John J. R. MacLeod, professor de fisiologia da Universidade de Toronto (Canadá). Durante esse experimentos, Banting tinha mostrado muito interesse pelo tema diabetes. Tinha seguido de perto os trabalhos de Shafer e outros.
Estes tinham observado que a diabetes estava ocasionada pela carência de uma proteína originada nas células dos ilhotes de Langerhans e que tinham denominado insulina. Shafer suporia que a insulina controlava o metabolismo do açúcar no sangue. E sua eliminação pela urina, de tal jeito que a carência ocasionava una excreção urinaria aumentada.
Após isso, em poucas semanas Banting ligou o conduto pancreático de vários cães e obtiveram um extrato de pâncreas livre de tripsina. Depois, provocaram diabetes em outros cães. Isto para comprovarem que a administração do extrato de pâncreas dos primeiros reduzia/anulava a glicosuria dos segundos.
Tinha descoberto a insulina. Consideramos essa descoberta como a mais importante, pois até então a diabetes era considerada uma sentença de morte e deixou de ser a partir deste momento.
1960 – CRIAÇÃO DA BOMBA DE INFUSÃO DE INSULINA:
Em 1960 o Dr. Arnold Kadish, de Los Angeles, iniciou o desenvolvimento de uma bomba de infusão de insulina portátil.
O equipamento era grande, desconfortável e pesado. Deveria ser carregada nas costas (como uma mochila) pelo paciente. Foi o primeiro equipamento que possibilitou a aplicação a insulina de maneira automática.
Esta invenção é considerada uma revolução no tratamento, pois até essa data não haviam agulhas descartáveis. Por isso era necessária a esterilização de todo o material utilizado todas as vezes em que a pessoa com diabetes administrava insulina. Foi o ponta-pé incial para as modernas bombas de infusão de insulina que temos no mercado hoje.
1965 – SURGE O GLICOSÍMETO:
Até esta data, a única forma de se medir a glicemia era pelo teste na urina. Porém, após a invenção de Ernie Adams não faz muito sentido usar esse método, a não ser em situações em que não seja possível medir a glicemia de outra forma.
Pois o açúcar presente na urina já está no corpo há um tempo, e com esse método fica difícil detectar o aumento instantâneo da glicemia. Assim como quando ela está baixa, no momento em que ele está acontecendo.
Isto posto, em 1965 a Empresa Ames passou a comercializar tiras de papel chamados Dextrostix, uma invenção do Engenheiro Ernie Adams. Nela o usuário aplicava uma gota de sangue na tira de papel e esperava por um cerca de minuto.
Hoje os Glicosimetros são muito mais precisos mas Ernie Adams permitiu que o monitoramento pudesse passar a ser realizado em tempo real.
2004 – TELEMEDICINA PARA DIABETES (Início do desenvolvimento do app Gliconline)
Em 2004, a metodologia base para o GlicOnline, foi implementada no Hospital das Clínicas (HC da FMUSP). Obteve uma significativa melhora no controle glicêmico dos pacientes. Foi quando percebemos que a tecnologia poderia auxiliar as pessoas com diabetes a:
- calcular os carboidratos;
- calcular as doses de insulina;
- lembrar horário dos medicamentos;
- registrar a alimentação e diversas vezes ao dia.
A partir dai já se vai uma década de pioneirismo. Sendo o primeiro aplicativo mundial a calcular doses de insulinas. Em seguida, o primeiro do mundo a atender todos os tipos de diabetes
Qual será a próxima revolução, seria o pâncreas biônico? O que acham?
Cuide-se e até o próximo post!