Todo final de ano é comum que haja confraternizações, festas e muita comida! Certamente você já sabe onde vai passar a virada do Natal e do Ano Novo e já espera algumas receitas que cada familiar vai levar para a ceia.
É muito comum que as pessoas que vivem com diabetes tenham dúvidas de como fazer boas escolhas alimentares durante esse período, mas calma que hoje nós vamos te ajudar com algumas dicas para não exagerar na ceia de Natal!
Em primeiro lugar, é importante desenvolver autocontrole. É possível comer alimentos gostosos e saudáveis sem comprometer a gestão do diabetes. Você pode fazer receitas ou comprar alimentos com menos carboidratos e açúcares e até mesmo diets. Nesse caso, é importante analisar os rótulos, pois em alguns casos os alimentos diets e zero possuem mais gordura e até mesmo mais carboidratos que os in natura e podem favorecer o consumo excessivo de calorias.
Quando a ceia estiver posta, opte por alimentos menos gordurosos e com fibras ― como frutas com cascas, castanhas, arroz integral e verduras ― que auxiliam a glicose e o colesterol na absorção lenta durante a refeição e evitam os picos de ambos.
Outra opção é o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados e de carnes magras. Dois bons exemplos desse tipo de carne é o bacalhau ― mas lembre-se que os acompanhamentos como a batata e a azeitona podem ser calóricos ― o lombo de porco, o peru e o peito de frango, desde que a pele seja retirada pois possuem muita gordura saturada.
Outra opção para auxiliar o consumo de alimentos nesse período é a contagem de carboidratos. Você pode conversar com o seu médico e nutricionista sobre essa opção, estabelecendo metas de consumo de carboidratos. Para isso você deverá anotar os alimentos ingeridos, inclusive os ingredientes de cada receita. Nesse caso, você poderá comer pequenas porções de alimentos, desde que somados estejam dentro da sua meta pactuada. O nosso app poderá contribuir para a sua contagem de carboidratos.
Um ponto importante é a rede de apoio e o convívio em grupos que possuam a mesma condição crônica, pois nesse caso é possível realizar troca de receitas e dicas para o final de ano, bem como estabelecer uma melhor adesão ao cuidado nas festas de final de ano.
Sugere-se que as receitas escolhidas passem por avaliação do nutricionista para garantir que sejam boas para o seu consumo ou, caso necessário, adaptadas. Você também pode solicitar a ele opções saudáveis de receitas que agradem ao seu paladar sem comprometer a sua saúde.
Lembre-se que o manejo do diabetes depende de você e é possível aproveitar a ceia de Natal o sem apresentar um aumento da sua glicemia. Boas festas!
Referências Bibliográficas
Giovannini, EC. et al. Consumo de Carboidratos x Diabetes Mellitus Tipo 2: uma revisão bibliográfica. Revista Higei@-Revista Científica de Saúde, v. 2, n. 3, 2018. [citado em 06 Dez 2022]. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/higeia/article/view/1002
Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Manual de contagem de carboidratos para pessoas com diabetes. 2016. [citado em 06 de Dez 2022]. Disponível em: <https://diabetes.org.br/wp-content/uploads/2021/05/manual-de-contagem-de-carbo.pdf>.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à saúde. Departamento de atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira – 2. ed., 1. reimpr. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
A Glic é um aplicativo para cuidados com diabetes, conectando paciente e equipe médica, facilitando a contagem de carboidratos, os cálculos de dose e alarmes. Baixe o aplicativo gratuitamente:
E não deixe de acompanhar a Glic nas redes sociais: