Quando o corpo não tem insulina suficiente para guardar o açúcar do sangue nas células o corpo começa a quebrar a gordura como combustível. , Além de faltar energia. Este processo pode produzir um acúmulo de ácidos no sangue chamados cetonas.
Se isso não for tratado a tempo, pode levar a cetoacidose diabética. Uma complicação grave da diabetes que ocorre quando o corpo produz altos níveis de ácidos chamados cetonas no sangue. Em decorrência da extrema falta de insulina no corpo.
Se você tem diabetes ou está em risco de ter, fique atento aos sintomas de cetoacidose e saiba quando procurar atendimento de emergência.
Principais Sintomas
- Muita sede
- Fazer muito xixi
- Enjoo e vômito
- Dor abdominal
- Fraqueza ou fadiga
- Falta de ar
- Mal hálito (que lembra fruta podre)
- Confusão
Entre em contato com o seu médico imediatamente em caso de:
- Vômitos ou dificuldade de tolerar os alimentos ou líquidos
- Sua glicemia (açúcar no sangue) é maior do que a sua meta e você não consegue baixar (em casa)
- O nível de cetona na urina é moderada ou alta. É possível medir em casa com este glicosímetro (comprando a fita específica para medir cetona) ou com fitas que medem através da urina.
Procurar atendimento de emergência se:
- A glicemia esta constantemente alta. Você pode conversar com o seu médico sobre qual valor de glicemia pode ser perigoso caso a sua glicemia passe um certo tempo alta. As imagens a seguir ilustram essas duas opções.
- Você tem cetonas na urina e não consegue falar com o seu médico.
- Você tem vários sintomas de cetoacidose diabética (sede excessiva, micção freqüente, náuseas e vómitos, dor abdominal, falta de ar, respiração com aroma de fruta, confusão).
Quando não é tratada, a cetoacidose diabética pode ser fatal. Portanto, fique atento e converse com a sua equipe médica sobre como agir em tais circunstâncias.
Cuide-se e até a próxima!