No mês de Setembro, é importante refletirmos sobre diversos aspectos da saúde mental, tais como diabetes emocional. As pessoas com vulnerabilidades emocionais podem ter, além das questões psicológicas, riscos de agravamento de suas condições de saúde.
Um aspecto importante, por exemplo, é o diagnóstico da diabetes, visto que essa descoberta influencia diversas questões emocionais de cada indivíduo. Você já se sentiu angustiado por precisar fazer uso de insulina ou outra medicação e seguir alguma dieta restritiva?
Saiba que os aspectos emocionais podem ser grandes reguladores para o controle glicêmico de cada paciente, pois são constituídos de questões inconscientes e que, em alguns casos, impedem o controle se não houver aceitação do quadro atual.
Nesse sentido, cuidar bem da saúde física e mental são importantes para o manejo da saúde. Ademais, cabe destacar que uma rede de apoio bem estruturada é um grande incentivo para equilíbrio emocional.
A diabetes tem causas multifatoriais e em alguns casos pode ser considerada uma doença psicossomática, pois se refere ao modo como o indivíduo vivencia suas emoções. O medo, a insegurança, a depressão, a ansiedade e outros fatores emocionais podem influenciar o modo de vida e o desejo por alimentos industrializados e ultraprocessados, refrigerantes, bem como doces e carboidratos, que aumentam as chances de desenvolver a diabetes.
Se você recebeu diagnóstico recente de diabetes ou já possui esse diagnóstico há um tempo e não sabe como lidar com suas emoções, saiba que: receber o atendimento de profissionais qualificados ― como exemplo, psicólogos, nutricionistas e outros; ter uma rede de apoio bem estruturada e buscar novos hábitos de vida saudáveis que tragam lazer ao dia a dia são muito importantes para o equilíbrio emocional e por consequência o controle glicêmico.
Se você tem um familiar nessas condições, não esqueça de apoiá-lo diariamente nos cuidados a sua saúde.
A Glic é um aplicativo para cuidados com diabetes, conectando paciente e equipe médica, facilitando a contagem de carboidratos, os cálculos de dose e alarmes. Baixe o aplicativo gratuitamente:
E não deixe de acompanhar a Glic nas redes sociais: