Com a chegada das festas de fim de ano, também é importante pensar em receitas saborosas para confraternizar com familiares e amigos. Dessa forma, é possível desfrutar de uma ceia de Natal deliciosa e saudável, incluindo frutas com menos açúcar. Optar por essas frutas não apenas adiciona um toque refrescante à mesa, mas também oferece opções mais equilibradas para aqueles que buscam manter uma dieta consciente durante as festividades.
Frutas com menos açúcar
Devido ao período de grande calor no Brasil, uma excelente escolha para a ceia de Natal é o melão, suculento e hidratante, além de naturalmente doce e possui um baixo teor calórico. O abacate é uma fruta que pode ser utilizada em saladas ou pastas, podendo ser aproveitada tanto em receitas doces como salgadas.
Outra alternativa é a maçã, uma fruta com menos açúcar versátil que pode ser consumida in natura ou incorporada em pratos e sobremesas saudáveis. As maçãs oferecem fibras que ajudam na saciedade e no controle da glicose, sendo uma escolha inteligente para quem procura opções com menos açúcar. Além dela, o pêssego e outras frutas consumidas com casca podem reduzir o valor glicêmico devido as suas fibras.
Leia também: Chocolate diet vale a pena?
Morangos e kiwis são opções vibrante e saborosa que acrescenta cor à mesa natalina. Eles são naturalmente doces, baixos em calorias e ricos em antioxidantes, contribuindo para a saúde cardiovascular. Servi-los sozinhos ou como parte de uma salada de frutas é uma maneira deliciosa de incluí-los nas celebrações. É comum utilizá-los, como decoração, por serem semelhantes ao chapéu de papai Noel.
Ao incluir essas frutas com menos açúcar na ceia de Natal, é possível criar uma experiência gastronômica saudável e saborosa. A diversidade de cores, sabores e texturas dessas frutas adiciona um toque especial às celebrações, garantindo um equilíbrio entre o prazer culinário e o cuidado com a saúde.
Referência Bibliográfica
Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes 2022. [citado em 26 de Nov 2023] Disponível em: https://diretriz.diabetes.org.br/
Rio de Janeiro (RJ). Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Superintendência de Atenção Primária. Coleção Guia de Referência Rápida: Diabetes Mellitus. 1ª edição. SMS/RJ PCRJ: 2016. [citado em 26 de Nov 2023]. Disponível em: https://subpav.org/SAP/protocolos/arquivos/GUIAS_REFERENCIA/guia_de_referencia_rapida_-_diabetes_mellitus.pdf
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus – Brasília: Ministério da Saúde, 2013