Ícone do site Glic

Hepatites

Você já ouviu falar sobre hepatite? As hepatites são doenças que causam inflamação no fígado e podem ser causadas por vários fatores de acordo com cada categoria da doença. As hepatites mais comuns são as do tipo A, B e C e seus principais sintomas são fadiga, mal-estar, febre, dores musculares, náusea, vômitos, dor abdominal, amarelamento da pele e dos olhos e alteração na coloração da urina e das fezes, embora inicialmente a maioria das vezes possa surgir de forma silenciosa e os sintomas surjam já em um estágio avançado da doença.

A hepatite pode ser prevenida com cuidados básicos de higiene e saneamento básico, ou seja, lavagem das mãos, atenção ao cozinhar os alimentos, além da vacinação, no caso da hepatite B. A preocupação em relação às hepatites se dá pelo fato de que casos graves sem diagnóstico e tratamento adequado podem desencadear complicações no fígado até mesmo fatais. O SUS oferece testes rápidos para hepatites e é importante que o indivíduo seja testado pelo menos uma vez na vida para ter conhecimento do resultado. 

Veja em síntese, a diferença entre os principais tipos de hepatite:

Hoje, é considerado o dia mundial de combate à hepatite, doença comum não só entre os brasileiros mas entre pessoas do mundo todo. A testagem, vacinação e tratamento são imprescindíveis para reverter os números de complicações e mortes ocasionadas por esta doença. Busque informações nas Unidades Básicas de Saúde mais próximas a você e/ou converse com seu médico a respeito do tema. Vamos nos proteger e proteger todos ao nosso redor. Cuide-se!

(Fonte: Ministério da Saúde)

 

Sair da versão mobile