É possível que uma das principais preocupações do homem com diabetes seja a impotência sexual. Essa preocupação gera um tabu, que com frequência faz com que pacientes do sexo masculino não conversem ou queiram cuidar de sua saúde por vergonha do diagnóstico. A disfunção sexual no homem ou disfunção erétil é considerada como a de adquirir ou sustentar uma ereção de rigidez e duração suficiente para ter relações sexuais devido a vascularização ineficaz.
Quais os fatores associados a impotência sexual no diabetes?
A pessoa com diabetes que não realiza autocontrole da glicemia pode ter complicações nos vasos sanguíneos e desenvolver diversas complicações pelo corpo (nos rins, nos olhos, no coração, nos nervos e nos órgãos genitais). Como o diabetes afeta os vasos, ele altera a circulação sanguínea para o pênis, assim como, também, aos nervos da região e, dessa maneira, influencia na ereção.
Entretanto, se você é homem e possui diabetes saiba que a impotência sexual está mais associada ao quadro de ausência do manejo, por isso, manter as metas da glicemia e cuidar da sua saúde são essenciais para evitar sintomas mais incômodos.
Essa disfunção sexual possui diversas origens, tais como, a orgânica, a psicológica, a física, a medicamentosa, pelo uso do tabaco, pelo não conhecimento do próprio corpo e por traumas sexuais. Outros fatores associados, que podem prejudicar essa situação são a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o envelhecimento e outras condições cardiovasculares.
Como tratar ou evitar a impotência sexual?
Como já citado, o controle da glicemia é um fator importante para reduzir o quadro. Dessa forma, uma alimentação controlada, a prática de atividade física regular, o uso das medicações prescritas pelo seu médico são uma tríade essencial no gerenciamento do quadro.
Existem muitas pesquisas acerca da importância e da eficácia da fisioterapia no controle da disfunção sexual, nesse contexto, o acompanhamento multiprofissional revela-se indispensável, tendo, além do médico endocrinologista, o médico urologista, o fisioterapeuta, o nutricionista e outros profissionais de saúde que possam contribuir beneficamente para a melhoria da saúde sexual do homem com diabetes.
Consegue perceber que existe tratamento para essa condição e que o maior vilão pode estar sendo você mesmo, devido a vergonha de procurar ajuda? Saiba que suas conversas com o seu médico são sigilosas e ele não irá julgá-lo, então não se preocupe, relate a ele qualquer problema de saúde que esteja te incomodando para que ele te auxilie a ter uma melhor qualidade de vida.
Referências Bibliográficas
Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes 2022. [citado em 15 de Mar 2023]. Disponível em: https://diretriz.diabetes.org.br/
VENTURA, A. et al. Disfunção sexual associada ao diabetes mellitus em homens: revisão de literatura. 2021. [citado em 15 de Mar 2023]. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/14345/1/TCC-DISFUN%c3%87%c3%83O%20SEXUAL%20ASSOCIADA%20AO%20DIABETES%20MELLITUS-REVIS%c3%83O%20DE%20LITERATURA.pdf
PETROIANU, A. et al. Relação entre diabetes mellitus e fertilidade masculina. Einstein, v. 7, n. 4 Pt 1, p. 407-10, 2009. [citado em 15 de Mar 2023]. Disponível em: https://www.saudedireta.com.br/docsupload/13402255111350-Einsteinv7n4p407-10_port.pdf