Ícone do site Glic

Os cuidados com o diabetes na menopausa

A menopausa é uma condição que atinge todas as mulheres por volta dos 51 anos. Caso haja ausência de menstruação por 1 ano considera-se que a mulher esteja na menopausa. No período de pré menopausa alguns sintomas são muito comuns, tais como: ondas de calor (fogacho), osteoporose, alterações de humor, diminuição da libido, dores de cabeça, aumento de peso e insônia. Cada mulher passa por essa fase de uma maneira e não há como definir quais os sintomas irão atingir e por quanto tempo sentirá os sintomas. Isso ocorre devido à redução de alguns hormônios, que culmina com o fim da menstruação.

Mulheres com diabetes que estão nesse período da vida devem ter alguns cuidados especiais. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), durante a fase de pré menopausa (ou climatério) a mulher deve se preocupar com o peso, pois nesse período ela terá redução do seu metabolismo e o risco do ganho de peso será maior, bem como da esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado) e da resistência à insulina. A resistência insulínica pode contribuir para a dificuldade no manejo da diabetes.

Outra questão importante é a diminuição hormonal, visto que o estrogênio e a progesterona são hormônios que auxiliam o organismo a manter a diabetes mais estável. Os ovários deixam de produzir esses hormônios na menopausa e a mulher que possui diabetes deverá ter um cuidado redobrado com relação a sua saúde.

Já em mulheres que não possuem diabetes, o risco de adquiri-la ou de adquirir outras doenças crônicas também é maior nessa fase. Por isso, caso você esteja vivendo sintomas que se assemelhem à menopausa procure atendimento médico para melhor orientação sobre essa fase e também realizar exames periódicos.

No mês de outubro, que comemoramos o Outubro Rosa, é um ótimo momento para as mulheres cuidarem de sua saúde, pois há um incentivo na realização dos exames para prevenção de câncer de mama e outras condições de saúde. É comum que haja abertura de vagas extras para consultas e procedimentos relacionados a diagnósticos precoces.

Se você estiver apresentando algum sintoma de menopausa, procure seu médico para agendar uma consulta e se informe da melhor maneira possível sobre como diminuir alguns sintomas e como evitar complicações relacionadas a menopausa e associada a outras condições crônicas já existentes.

É importante compreender que é uma fase natural da vida e não há motivos para sentir vergonha pelas queixas nesse momento da vida. Lembre-se que a sua saúde depende de você!

Referências Bibliográficas:

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde. Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Diabete melito tipo 1 [internet]; 68 p. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. [Acesso em 11 Out 2022] Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_clinico_terapeuticas_diabete_melito.pdf 

Silva BDD. Pereira IR, Araújo LF, Uhlmann KDS, & Wender MCO. Risco de DM na pós-menopausa: a TH pode prevenir?. Promoção e proteção da saúde da mulher ATM 2024/2: p. 267-284; 2020. [Acesso em 11 Out 2022] Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/236697/001137450.pdf?sequence=1 

Soares AH. Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Diabetes e Menopausa [internet]; 2015. [Acesso em 11 Out 2022] Disponível em: https://diabetes.org.br/diabetes-e-menopausa-4/ 

 

A Glic é um aplicativo para cuidados com diabetes, conectando paciente e equipe médica, facilitando a contagem de carboidratos, os cálculos de dose e alarmes. Baixe o aplicativo gratuitamente:

 

E não deixe de acompanhar a Glic nas redes sociais:

Sair da versão mobile