Ícone do site Glic

DIABETES: MITOS E VERDADES

Todo mês recebemos mensagens dos nossos leitores sobre questões relacionadas a prevenção, diagnóstico e tratamento do diabetes.

Decidimos reunir essas dúvidas neste post no qual conversaremos sobre alguns mitos e verdades, utilizando como apoio as publicações e diretrizes da Sociedade Americana de Diabetes (American Diabetes Association).

Mito: Diabetes não é uma doença tão grave.
Verdade: As mortes relacionadas ao diabetes no mundo são maiores do que se somadas as mortes por câncer de mama e AIDS.

A boa notícia é que um bom controle do diabetes pode reduzir seus riscos de complicações do diabetes.

Mito: As pessoas com diabetes não podem comer doces.
Verdade: Doces não são proibidos. Eles podem ser consumidos como parte de um plano que você irá traçar com a sua equipe médica.

A chave para doces, tanto para quem tem diabetes como para quem não tem, é consumir uma parcela muito pequena. Deixando para consumí-los em ocasiões especiais, concentrando a sua rotina em refeições com alimentos mais saudáveis.

Mito: Posso consumir livremente  alimentos que são saudáveis como frutas.
Verdade: Embora frutas sejam um alimento saudável, pois contém fibras, vitaminas e minerais. Não devemos extrapolar a quantidade de frutas que você deve consumir, conforme orientado pela sua nutricionista.

Isso porque frutas contêm carboidratos que se transformam em açúcar no seu organismo. Contribuindo para a elevação da glicose no sangue.

Mito: Quem tem diabetes precisa seguir uma dieta especial.
Verdade: As pessoas com diabetes, assim como as que não tem diabetes, se beneficiam de uma alimentação saudável. Que normalmente envolve frutas, vegetais, grãos integrais e uma quantidade limitada de açúcar refinado e gordura.

Portanto não é necessário uma dieta especial. Assim como para qualquer pessoa, é indicado uma alimentação saudável.

Mito: Se eu estiver acima do peso irei desenvolver diabetes tipo 2.
Verdade: Excesso de peso é um dos fatores de risco para diabetes. História familiar, etnia e idade também desempenham um papel importante para o diagnóstico de DM2.

Portanto, a maioria das pessoas com excesso de peso nunca desenvolvem diabetes tipo 2. E muitas pessoas com diabetes tipo 2 estão em um peso normal ou apenas moderadamente acima do peso.

Mito: Se eu comer muito açúcar vou ficar com diabetes.
Verdade: Normalmente fazemos essa associação porque o diabetes tipo 2 envolve níveis elevados de açúcar no sangue. Pode parecer lógico supor que comer demasiado açúcar é a causa da doença.

Comer muitos alimentos açucarados podem levar ao ganho de peso. Sendo que estar acima do peso é um dos fatores de risco do diabetes tipo 2.

O que você achou dessas questões? Tem mais dúvidas?

Nos mande uma mensagem através do nosso e-mail contato@gliconline.com.br e teremos o maior prazer em conversarmos mais sobre as dúvidas que vamos encontrando pelo caminho.

Cuide-se e até a próxima.

Sair da versão mobile