Na correria do dia a dia é comum a gente nem parar pra pensar nas nossas experiências. O quanto a gente aprende com as coisas que vivemos com o passar do tempo.
Conseguimos olhar pra trás e ver a pessoa que fomos nos transformando ao longo do tempo. São muitas versões de nós mesmos. Experiências e desafios entram em um “saco mágico”. Existem memórias e muitos aprendizados.
É muito bonito ver que aquela tarefa que era difícil de fazer antes, hoje não é mais tão desafiadora. Claro, não queremos dizer que é sempre tão fácil, às vezes é desafiador mesmo, já imaginou se fosse tudo tão fácil?
É bonito olhar para nossa própria história e perceber a nossa evolução, no diabetes, na vida, em tudo. Quando recebemos o diagnóstico podemos sentir que será “muita coisa”. Passado um tempo, aprendemos traquejos, nossas forma. Recebemos um apoio aqui, nos tornamos pessoas capazes de ajudar outras pessoas e outro ali e hoje já não é tanta coisa assim afinal. Aquele medo do novo no passado que hoje já faz parte da nossa rotina.
Dependendo da ótica que olhamos as coisas, podemos obter grandes aprendizados. Separamos alguns para compartilhar:
- Aquela ponta de dedo que sucedeu em uma glicemia alta: Nos faz pensar no que aconteceu para que a glicemia aumentasse e o que podemos fazer para não acontecer isso numa próxima vez. Decisões equivocadas nos ensinam.
- Aquela glicemia que demora para voltar pro devido alvo nos ensina o valor da paciência: Querer que volte muito rápido para o alvo pode acabar gerando uma hipoglicemia e em seguida um efeito rebote, (quando corrigimos uma glicemia mais do que o necessário e ela sobe mais do que nós gostaríamos.
- Aquela escolha alimentar que te ensinou sobre como o corpo se comporta com determinado alimento: O quanto alguns alimentos nos fazem sentir sonolentos, pesados, que por mais que sejam gostosos não nos enchem de energia. É claro que a vida não é perfeita, e exceções também fazem parte do cardápio.
Estamos aprendendo o tempo todo. Quando conhecemos outras pessoas com diabetes, aprendemos que nem todos encaram da mesma forma. E quem é igual nessa vida? Cada um tem seu tempo, suas lutas, suas vitórias.
O diabetes ensina. E como ele faz parte da vida, já podemos dizer que a vida ensina. A vida não está separada do diabetes e nem o diabetes da vida. E, você, quais aprendizados teria para compartilhar com outras pessoas sobre o que você aprendeu com o passar do tempo?
Vamos juntos?