Por insulinas análogas para todos, a Sociedade Brasileira de Diabetes esteve presente em Brasília para reunião com o Ministério da Saúde (MS). Representada pela nossa Fundadora Dra Karla Melo além dos Drs Luiz Eduardo Calliari e Hermelinda Pedrosa.
Também estavam presentes as Dras Clarice Petramale (CONITEC¹), Ione Melo da (CGSCAM²) e os economistas Paulo Freitas e Vânia Santos do MS³.
Produção de um documento (dossiê) pelas principais entidades do meio para mostrar a importância das insulinas análogas serem ditribuidas no SUS.
Foi apresentada a situação atual do controle glicêmico e do tratamento das pessoas com diabetes tipo 1 (DM1) no Brasil. Incluindo os problemas associados aos quadros de hipoglicemia. Principalmente as graves e noturnas que tanto prejudicam o controle e a qualidade de vida de pessoas com diabetes.
Atualmente, o MS disponibiliza apenas insulina humanas NPH e regular. O dossiê solicita a incorporação de insulina análoga de ação rápida no tratamento de pessoas com DM1 no SUS. Todos os seus sub-itens (Revisão Sistemática da Literatura e Análises Econômicas) foram apresentados e discutidos.
Impacto positivo.
A reunião foi produtiva e com sugestões pertinentes dos responsáveis pela análise dos processos de incorporação de tecnologias no SUS. Foi apresentado o impacto orçamentário para a compra da insulina análoga rápida. Direcionada à menores de 18 anos e pessoas com DM1.
A Coordenação-Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno/MS solicitará a incorporação após termos feito a submissão à CONITEC. Portanto, os nossos objetivos foram cumpridos:
- Termos uma avaliação crítica do dossiê
- Apoio do Ministério da Saúde à nossa solicitação foram alcançados.
O próximo passo será a submissão do dossiê.
O dossiê para a solicitação de incorporação de insulina análoga de ação rápida para o tratamento de indivíduos com DM1 já está pronto. Foi elaborado pelas Dras Karla Melo e Luciana Bahia.
Contou com a colaboração de pesquisadores do Centro Cochrane Brasil e HTANALYZE e é subscrito pela SBD, SBEM, SBP, ADJ, ANAD e FENAD. Este é o primeiro passo para a melhora do tratamento com insulinas para as pessoas com DM1 no Brasil.
Seguiremos discutindo outras necessidades do tratamento de pessoas com DM1 em nosso país, enquanto isso, cuide-se!
Siglas do Texto:
¹ CONITEC – órgão que assessora o Ministério da Saúde nos processos relacionados à incorporação de novos medicamentos pelo SUS
² Coordenação-Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno/MS
³ Ministério da Saúde