Para realizar o método de tratamento basal-bolus é necessário realizar automonitorização e contagem de carboidratos. A administração de insulina para o tratamento do diabetes tem a função de controlar a quantidade de açúcar no sangue. Este controle é necessário nas 24 horas do dia, nos períodos antes das refeições, após as refeições e enquanto dormimos.
O regime de insulina mais adequado para cada pessoa irá depender do tipo de diabetes e suas necessidades e características individuais. O objetivo é manter a glicemia dentro dos objetivos glicêmicos, com o mínimo de hipoglicemias. Evitando, principalmente,as hipoglicemias noturnas e graves.
Tratamento Basal-Bolus
No método de tratamento Basal-Bolus são utilizadas dois tipos de insulinas administradas em múltiplas doses de insulina ao dia:
1) Basal (insulinas humanas NPH e insulinas análogas basais – Lantus, Levemir e Tresiba).
É a insulina necessária para manter os objetivos glicêmicos no período entre as refeições e enquanto dormimos. A dose e o número de injeções das insulinas basais devem ser individualizados.
2) Bolus (insulinas humana Regular e insulinas análogas rápidas – Humalog, NovoRapid e Apidra)
É a insulina necessária para cobrir os carboidratos das refeições e corrigir glicemias elevadas (hiperglicemias). É necessário que realizar o ajuste das doses de insulina bolus de acordo com a quantidade de carboidratos das refeições e o nível de glicemia.
Portanto, realizar um tratamento baseado em basal-bolus significa:
- tomar uma insulina basal para manter os níveis de glicose no sangue estáveis entre as refeições e enquanto dormimos;
- injeções de insulina rápida a cada refeição/lanche para compensar o efeito dos alimentos na glicemia
- também tomar insulina para corrigir as glicemias elevadas.
A automonitorização da glicemia é indispensável para quem utiliza o esquema basal-bolus de tratamento com insulina. É recomendado o mínimo de 4 glicemias ao dia para quem utiliza múltiplas doses de insulina ao dia.
Para ajustes adequados nas doses de insulina basal faz-se necessário a verificação da glicemia antes das refeições e no período da madrugada. Para o cálculo da insulina bolus, além de parâmetros como fator de correção/sensibilidade à insulina e relação carboidrato/insulina, faz-se necessário a verificação da glicemia 2 horas após o início das refeições.
Agora que você já sabe o que é Basal-Bolus, vamos juntos?