Tristeza, estresse, raiva, negação, são alguns dos sentimentos que nos deparamos no dia a dia do tratamento do diabetes. O diagnóstico de diabetes não é apenas relacionado à algo que acontece no nosso pâncreas. Ele impacta na nossa rotina na escola, no trabalho, na família e com os amigos e, consequentemente, também na nossa saúde mental.
É normal se sentir assim algumas vezes. Em alguns momentos pode ser difícil mesmo, uma vez que não existe férias do tratamento. Não se culpe por se sentir assim, mas entenda o que você pode fazer quando esse sentimento vier.
Há algumas possibilidades que podem nos ajudar a lidar com estes sentimentos:
Exercício
Com uma prática periódica, não só ajuda no controle da glicemia e manutenção do peso, como libera endorfina. Nos proporcionando uma sensação de bem-estar e disposição.
Terapia
Falar sobre os nossos sentimentos, relacionados com diabetes ou não, com um profissional habilitado pode aliviar a pressão que sentimos. Ao possibilitar a gente endenter porque nos sentimos como nos sentimos. O caminho do auto-conhecimento poderá trazer benefícios não só para a nossa relação com o diabetes, mas com o mundo. Não há contra-indicações!
Apoio de Familiares e Amigos
Normalmente nossa família e amigos são aqueles que mais nos cobram em relação ao tratamento. Principalmente, por causa do amor que sentem por nós. Uma ideia aqui é combinar com eles um dia do mês para eles só nos elogiarem pelas coisas boas que fazemos. Pela força de vontade que temos e como somos maravilhosos por quem somos.
Aliás, precisamos te dizer: VOCÊ É INCRÍVEL!
Quando você perceber que estes sentimentos estão dominando a sua vida. Atrapalhando o andamento dos estudos ou trabalho. Seu relacionamento com os amigos ou amoroso. Converse com a sua equipe médica. Pedir ajuda é um ato de força e muita coragem!
Vamos juntos?
Glicemia sobe porque jejuo e porque como…combato com dois tipos de insulina e 1 comprimido. ..ainda não consegui ganhar a guerra!
Olá Maria,
Primeiramente você está de parabéns, por procurar mais sobre o assunto.
Como você está se sentindo?
Nem sempre o diagnóstico é fácil, mas com o passar do tempo (e as vezes do susto) você vai ver que com o acompanhamento médico é possível ter saúde e seguir com a sua rotina, fazendo o que você gosta.
Cada um enfrenta isso de uma maneira particular, não melhor nem pior, não certo nem errado. O que ajuda muito para quem tem diabetes, é sempre sentir, que independente de como se sinta, existe alguém ali para apoiá-lo incondicionalmente. Que tente entender como se sente e que ajude nos pequenos detalhes do dia a dia, como propôr uma caminhada juntos.
Abraços.
Fantástico esse texto. O apoio de familiares é incrível, sempre tive o apoio da minha família. Agora estou na luta para convencer ao meu marido não me criticar e tentar me entender. Obrigada pelo post.
Olá Lívia!
Muito obrigada pelo seu comentário. O nosso post de hoje, coincidentemente é de um dos membros da nossa equipe que vive com uma pessoa com diabetes. Veja se você gosta e nos conte o que achou: http://www.gliconline.net/amor-diabetes
Um abraço