A Síndrome de Down é causada por uma alteração genética que resulta na trissomia do cromossomo 21. A chance de uma criança com síndrome de down ter diabetes é quatro vezes maior do que em crianças que não tem síndrome de down.
Pessoas com SD podem apresentar maior risco para o desenvolvimento de doenças autoimunes, como tireoidite de Hashimoto (TH), doença de Graves (DG), alopecia areata (AA), vitiligo, leucemia, diabetes mellitus tipo I (DMI) e doença celíaca (DC).
Hoje escrevemos este texto, para alertar os pais dos sintomas do diabetes. E não porque existe alguma forma diferente de tratamento.
A probabilidade maior é que o diabetes em crianças com síndrome de Down seja o tipo 1. Não deve haver nenhuma diferença no cuidado dado às pessoas com ou sem a síndrome. Exceto que as com a trissomia podem exigir um grau maior de supervisão e monitoramento pelos profissionais de saúde, cuidadores e familiares.
No entanto, a participação e apoio da família é positivo para todas as pessoas com diabetes. Escrevemos neste texto sobre como são os cuidados da rotina de alguém que vive com uma pessoa que tem diabetes: Quando amamos alguém com diabetes.
Quais são os principais sintomas?
As imagens a seguir foram retiradas da Cartilha de Diabetes feita pelo Movimento Down que você pode encontrar online acessando este link: Clicando aqui
Ao perceber algum dos síntomas, informe seu médico e informe-se como proceder. É provável que ele peça exames para auxiliar no diagnóstico. Pois é comum estes síntomas estarem associados com outras possíveis doenças.
Nós também já escrevemos sobre os valores de glicemia e diagnóstico, considerando valores de referência dos principais órgãos e entidades mundiais no assunto: Glicemia.
Ficaram dúvidas? Sugestões?
Entre em contato com a gente! Vamos juntos?
Bom dia, tenho uma filha com 7 anos. Portadora da sindrome de Down. É magra, come bem e de tudo. Tem uma semana que ela pede açucar sem parar, acorda e eu pergunto quer torradinha? ela diz, a çu car. Se deixr pega o pote e come puro. Pode ser diabetes/
Olá Patrícia,
Tudo bem?
Muito obrigada por compartilhar. Iremos entrar em contato direto pelo seu email. Ok?
Um abraço
sou diabetico ele tem sidrome donw somos irmaos bemparecido
Olá Claudio, obrigada por compartilhar o seu relato. 🙂