A obesidade é uma condição crônica caracterizada pelo aumento de gordura corporal. Essa definição foi pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e permite que qualquer pessoa avalie seu corpo.  Apesar disso, no Brasil a obesidade é avaliada por meio das medidas antropométricas do indivíduo, como, o peso e a altura e também a cintura abdominal.  

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (2020), 25,9% da população possui obesidade e 60,3% estão acima do peso. Essa condição está associada a multifatores, tais como, biológicos, sociais, culturais, comportamentais, de saúde pública e políticos. Sendo assim, embora haja um estigma com relação a obesidade estar relacionada diretamente ao consumo excessivo de alimentos, esse é apenas mais um motivo.  

Portanto, o acúmulo de gordura corporal pode trazer muitos prejuízos à saúde. Geralmente, pessoas com acúmulo de gordura tendem a acumular gorduras em outros locais, como nos vasos sanguíneos, no coração e no fígado.  

Essa proporção de sobrepeso e obesidade na população é preocupante, pois são fatores de risco para diversas condições crônicas, ou seja, quem possui obesidade apresenta maior risco de desenvolver e agravar outras situações de saúde, como:

  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Alterações do fígado e do coração;
  • Alguns tipos de câncer;
  • Problemas renais;
  • Asma;
  • Agravamento da covid;
  • Dores nas articulações, entre outras.  

Hipocrático já dizia, há séculos, que corpulência não é apenas uma enfermidade em si, mas o prenúncio de outras. Por isso cuidar da saúde e do excesso de peso auxilia na prevenção, na qualidade de vida e como consequência, na redução da mortalidade. Por isso, a obesidade tem sido motivo de atenção e cuidado. 

A prevenção contra obesidade é importante

Para prevenir a condição e o sobrepeso, sugere-se adquirir hábitos de vida saudáveis, como evitar alimentos gordurosos e ultraprocessados; praticar atividade física; dormir bem e cuidar de outras condições de saúde que possua. Dessa forma, as condições ambientais que predispõem o ganho de peso são evitadas.  

Por isso, caso você identifique que possua obesidade, não deixe para se cuidar quando identificar outra condição crônica, mas evite complicações e tenha uma vida mais saudável.  

Referências Bibliográficas  

Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica Diretrizes brasileiras de obesidade 2016 / ABESO – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. – 4.ed. – São Paulo, SP. [citado em 20 de Jun 2023].  Disponível em: https://abeso.org.br/wp-content/uploads/2019/12/Diretrizes-Download-Diretrizes-Brasileiras-de-Obesidade-2016.pdf 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS). [citado em 20 de Jun 2023]. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/ape/promocaosaude/excesso#:~:text=Já%20a%20condição%20de%20obesidade,41%2C2%20milhões%20de%20adultos. 

Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes 2022. [citado em 20 de Jun 2023]. Disponível em: https://diretriz.diabetes.org.br