Cabelos compridos são símbolo de vaidade e feminilidade para as mulheres e, por isso, condições crônicas que os afetem podem reduzir a auto estima e desencadear alterações de humor e psicológicas. Os folículos pilosos [lugar em que saem os fios] precisam de uma boa circulação e oxigenação para levar nutrientes e fazerem os cabelos crescerem. Condições relacionadas a infecções do couro cabeludo também podem prejudicar essa relação e desencadearem a queda de cabelos. 

Considerando essa temática, é comum ouvirmos que a queda de cabelo pode estar associada a diversos fatores metabólicos e deficiência de vitaminas. O diabetes, por exemplo, é um dos fatores que se supõem desencadear a calvície e alguns pesquisadores chegaram a conclusão que há risco aumentado de desenvolver perda de cabelo central grave do couro cabeludo em mulheres afro americanas com diabetes mellitus tipo 2.  Embora os estudos acerca da queda capilar e do diabetes sejam limitados, é importante conhecer sobre a possibilidade do sintoma para considerar o diagnóstico precoce.

O que fazer em caso de queda de cabelos? 

Dessa maneira, caso você seja uma mulher e esteja percebendo diminuição ou afinamento dos seus fios não deixe de procurar orientação médica, pois é importante realizar uma investigação acerca da principal causa da queda capilar.  

Como dito, a relação entre a calvice feminina e o diabetes não é muito clara, entretanto existem outros fatores que influenciam nesse quadro e deverão ser avaliados, tais como:

  • fatores genéticos;
  • cirurgia bariátrica anterior;
  • tireoidites;
  • obesidade;
  • lúpus;
  • síndrome do ovário policístico;
  • vitiligo;
  • resistência a insulina;
  • rinites;
  • outras condições alérgica.  

Assim, o tratamento da calvície deverá considerar a causa do quadro e geralmente ocorre por meio de diversos profissionais de saúde, tais como médicos endocrinologistas, dermatologistas e nutricionistas. Portanto, em alguns casos será necessário o uso de medicamentos que estimulem o crescimento do cabelo. 

Dessa maneira, cabe destacar que, caso sua glicemia esteja dentro das metas estabelecidas existem menores riscos de desenvolver complicações. Por isso, mantenha o plano alimentar e a atividade física regular para garantir o controle glicêmico e realize suas consultas e exames periodicamente.  

Referências Bibliográficas  

BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual de Saúde: Alopecia (calvície, queda de cabelos). [online]. Acesso em: 18 de abr de 2023. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/alopecia-queda-de-cabelos/ 

Coogan, P.F.; Bethea, T.N.; Cozier, Y.C.; Bertrand, K.A.; Palmer, J.R.; Rosenberg, L.; Lenzy, Y. Association of type 2 diabetes with central-scalp hair loss in a large cohort study of African American women. Int. J. Womens Dermatol. 2019, 5, 261–266. Acesso em: 18 de abr de 2023. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352647519300516 

Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes 2022. [citado em 18 de Abr 2023]. Disponível em: https://diretriz.diabetes.org.br/