Quando o diagnóstico de diabetes chega é muito comum vermos pessoas com a condição trocando o consumo de todos os alimentos que têm açúcar por aqueles na versão sugar free ou diet, principalmente, quando o assunto é chocolate. Mas será que o chocolate diet é a melhor opção? Ou qual seria o melhor tipo chocolate para consumo sem comprometer a glicemia? 

A resposta é simples e muito agradável: todas as pessoas podem consumir chocolate, inclusive as com diabetes, embora alguns cuidados devam ser levados em consideração para o seu consumo. Em geral, existem diversos estudos que afirmam que o chocolate é um alimento rico em antioxidantes e anti-inflamatórios naturais, que trazem diversos benefícios para o cérebro, o coração e os vasos sanguíneos.  

A escolha de qual o melhor chocolate para consumo irá depender da leitura do rótulo e é sempre bom lembrar que o primeiro ingrediente identificado no rótulo é o que está em maior quantidade no alimento. Dessa maneira, caso o açúcar seja o primeiro ingrediente significa que este chocolate possui muito carboidrato e pode prejudicar a sua glicemia.  

Afinal, chocolate diet vale vale a pena?

Sobre os tipos de chocolate, o chocolate amargo é o mais indicado para quem tem diabetes, pois é o mais rico em antioxidantes e anti-inflamatórios naturais, com menos açúcar e gordura. Contudo, o consumo deve ser moderado e recomenda-se os chocolates amargos acima de 60% a 70% de cacau. Já os chocolates ao leite ou branco podem interferir no manejo glicêmico e, por isso, não recomenda-se o seu uso, visto que possuem grande quantidade de gordura e carboidratos.

Já o chocolate diet, apesar de muito consumido por pessoas com diabetes no passado, pode possuir uma maior quantidade de gordura que os demais e também podem interferir no aumento do açúcar no sangue de maneira tardia, pois as gorduras atrapalham a absorção do açúcar pelo organismo e faz com que as taxas de glicose mantenham-se elevadas. 

Como consumir o chocolate? 

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o ideal é o consumo de no máximo 25 gramas de chocolate por dia e associar o seu consumo com uma refeição 一 em uma sobremesa do almoço ou jantar, por exemplo. Além disso, outra dica é consumir o chocolate junto a alimentos que possuem muitas fibras, como os legumes e verduras ou frutas em pequena quantidade (2 colheres de sopa).  

O controle do açúcar no sangue pode ser feito com a contagem de carboidratos 一 caso seja um método que você utilize 一 e pelo monitoramento da glicemia antes do consumo, duas horas e cinco horas após a ingestão. Contudo, de toda forma o chocolate não é um inimigo da pessoa com diabetes, ele pode ser um aliado quando consumido de maneira cautelosa. 

Referências Bibliográficas 

Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes 2022. [citado em 20 de Mar 2023]. Disponível em: https://diretriz.diabetes.org.br/

Rio de Janeiro (RJ). Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Superintendência de Atenção Primária. Coleção Guia de Referência Rápida: Diabetes Mellitus. 1ª edição. SMS/RJ PCRJ: 2016. [citado em 20 de Mar2023]. . Disponível em: https://subpav.org/SAP/protocolos/arquivos/GUIAS_REFERENCIA/guia_de_referencia_rapida_-_diabetes_mellitus.pdf

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.