O final do ano é um período que podemos refletir sobre o ano que está chegando ao fim e traçar novas metas para o que está por vir. Pensando nisso, é bom refletir sobre os seus hábitos e possíveis mudanças no estilo de vida. Você está muito sedentário ou já realiza alguma atividade física regular? Está com sobrepeso ou com obesidade? Como está a sua alimentação? Você fuma ou faz uso regular de bebidas alcoólicas? Essas perguntas podem fazer parte dos planos e metas de 2023 para qualquer pessoa e principalmente para as pessoas que vivem com diabetes.

Saiba que para manter o manejo glicêmico é importante possuir rotinas saudáveis e dentre elas podemos destacar a reeducação alimentar, a prática regular de atividade física e, como consequência, você irá reduzir o sedentarismo, melhorar o seu peso, controlar o estresse e diminuir os índices de glicemia e lipídeos.  

 

Metas para o diabetes

Você sabia que a meta para gerenciamento da glicemia é de uma hemoglobina glicada (HbA1c) menor que 7%? Quanto estava a taxa no seu último exame? Você pode aproveitar as promessas de final de ano para estabelecer metas de melhoria do diabetes, o que acha? A atividade física, o consumo de alimentos saudáveis e a troca de hábitos ruins por outros que façam melhor a sua saúde são boas estratégias para cumprir sua meta em 2023.

Converse com o seu médico e verifique como podem gerenciar a sua condição de saúde para 2023. Caso sua glicemia ainda esteja muito alta é interessante estabelecer metas fracionadas a cada 3 meses e identificar as falhas terapêuticas. É possível que seja necessário realizar alteração nas medicações que faz uso, então relate qualquer sintoma de mal-estar que apresentar nesse processo de controle da sua glicemia.

Garantir a HbA1c menor que 7% diminui os riscos de complicações do diabetes e outras condições cardiovasculares como: a nefropatia diabética (alteração renal crônica), a neuropatia diabética (alteração neurológica), a retinopatia diabética (cegueira), o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), o Acidente Vascular Encefálico (AVE), a Hipertensão Arterial e outros.

Estabelecer metas que garantam melhorias na sua saúde são as melhores promessas que você pode fazer para o próximo ano. Comece o ano motivado, com disciplina e compromisso consigo. Agradeça pelas graças recebidas em 2022 e lembre-se que você é o amor de alguém, então cuidar de você é cuidar de quem te ama. Que o ano de 2023 seja cheio de amor, de saúde, de realizações, de esperança, de metas cumpridas e de muita fé. Feliz ano novo!

 

Referências Bibliográficas

Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes 2022. [citado em 06 de Dez 2022]. Disponível em: https://diretriz.diabetes.org.br/

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

 

A Glic é um aplicativo para cuidados com diabetes, conectando paciente e equipe médica, facilitando a contagem de carboidratos, os cálculos de dose e alarmes. Baixe o aplicativo gratuitamente:

 

E não deixe de acompanhar a Glic nas redes sociais: