“Sorrir é o melhor remédio”. Essa famosa frase traz a reflexão sobre muitas temáticas referentes à saúde, qualidade de vida e bem-estar. Embora o sorriso seja um símbolo de alegria, muitas pessoas não se sentem confortáveis para sorrir. Você deve se lembrar que na infância, com a queda dos dentes de leite muitas crianças evitam sorrir. O mesmo ocorre com pessoas que não se sentem confortáveis com a aparência dos seus dentes e que tiveram a queda de algum dente definitivo. Por isso, cuidar da saúde bucal é importante para garantir saúde, estética e o conforto das pessoas. E como fica a relação entre diabetes e saúde bucal? 

Leia mais: Pés e diabetes: quais são os cuidados necessários?

Quando devo procurar um cirurgião dentista? 

Você deve realizar, no mínimo, uma visita anual no cirurgião dentista para avaliação e rotina. Além disso, caso haja alguma dessas alterações também deverá procurar atendimento para avaliação: 

  • Vermelhidão gengival com sangramento e inchaço; 
  • Amolecimento dos dentes; 
  • Cáries; 
  • Mau hálito;
  • Placas esbranquiçadas.  

Cuidados de pessoas com diabetes e saúde bucal

Os cuidados com a saúde bucal para a pessoa com diabetes são fundamentais, pois o manejo inadequado da glicemia pode resultar em doenças periodontais e perdas dentárias. Quando isso ocorre, é comum que haja dificuldade na mastigação e o indivíduo pode realizar alterações nos hábitos alimentares. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), geralmente, quando há perda dentária é comum a incorporação de alimentos com mais amido e gorduras e menos frutas frescas e vegetais. Essas alterações alimentares influenciam o autogerenciamento do diabetes.  

Além disso, segundo alguns estudos, as alterações periodontais também podem alterar de forma negativa a glicemia devido a níveis elevados de proteína C reativa (PCR), IL-6 e TNF-α. Da mesma maneira, o tratamento pode resultar em melhoria nos índices glicêmicos, principalmente para pessoas com diabetes mellitus tipo 2.  

Outro ponto importante é com relação às pessoas que fazem uso de prótese dentária (dentadura), pois quando ela está mal posicionada pode causar lesões gengivais e em alguns casos pode haver prejuízo na cicatrização. Além de lesões, deve-se ter atenção com o surgimento de candidíase oral, identificada por placas esbranquiçadas e que podem apresentar coceira no local.  

Por isso, o cuidado adequado com a gengiva e a escovação dos dentes após as refeições são cuidados essenciais para evitar essas complicações. Cuide da sua saúde bucal e sorria!  

Referências Bibliográficas 

Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes 2022. [citado em 10 de Mar 2023]. Disponível em: https://diretriz.diabetes.org.br/ 

Rio de Janeiro (RJ). Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Superintendência de Atenção Primária. Coleção Guia de Referência Rápida: Diabetes Mellitus. 1ª edição. SMS/RJ PCRJ: 2016. [citado em 10 de Mar 2023]. . Disponível em: https://subpav.org/SAP/protocolos/arquivos/GUIAS_REFERENCIA/guia_de_referencia_rapida_-_diabetes_mellitus.pdf 

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus – Brasília: Ministério da Saúde, 2013