Hoje vamos falar de algo que é tão importante na vida de quem tem diabetes: INSULINA!

De que medicação estamos falando?

Em 1921, Sir Frederick Grant Banting descobriu a insulina. Com isso deu possibilidade das pessoas com diabetes (principalmente tipo 1) tratarem a doença. Antes disso, ter diabetes era mortal.

Naquele momento, a insulina era obtida em forma cristalina do pâncreas de bovinos e suínos. Injetada no organismo através de uma aplicação subcutânea. Hoje a insulina já é produzida sinteticamente, dando maior possibilidade acesso às pessoas com diabetes.

Por que precisamos tomar insulina?

Se faz necessária a administração externa de insulina quando o pâncreas:

  • já não libera mais insulina ou
  • libera quantidades insignificantes do hormônio, ou ainda
  • quando há produção significante de insulina mas a mesma não é aproveitada de forma adequada pelo corpo.

A insulina é indispensável para o organismo poder utilizar sua fonte de energia (glicose). Impedindo que o açúcar se acumule no sangue e gere hiperglicemia.

Porque não podemos tomar insulina em cápsulas?

Até o momento, não é possível tomar insulina em cápsula, pois esta seria destruída pelo estômago antes de chegar no intestino onde é absorvida.

Separamos também as principais orientações da Sociedade Brasileira de Diabetes para aplicação de insulina:

Principais recomendações da SBD para aplicação de insulina:

  1. Crianças e adolescentes devem utilizar agulhas de comprimento de 4, 5 ou 6 mm. Não há nenhuma razão médica para se recomendar nesta população agulhas de 8 mm ou maiores.
  2. Adultos (independente do IMC), devem usar agulhas de no máximo 6 mm. Ou seja, 4,5 ou 6 mm são comprimentos adequados. Não se recomenda agulhas de 12,7 mm ou maior. Portanto, recentemente não se recomenda o uso de agulhas mais longas para pessoas com obesidade, como antigamente
  3. A insulina em uso, esteja ela em caneta, refil ou frasco, pode ser armazenada em temperatura ambiente (desde que não ultrapasse 30º C). Ou sob refrigeração de 2 a 8º C (gaveta dos legumes ou na última prateleira da geladeira / evitar a porta ou as prateleiras mais próximas do congelador). Após abertas devem ser utilizadas em no máximo 30 dias. Sempre respeitando o prazo de validade descrito na embalagem.
  4. A homogeinização da insulina NPH deve contemplar idealmente 20 ciclos.
  5. Não se recomenda a reutilização de agulhas devido ao risco de infecção local, entrada de ar e desperdício de insulina.
  6. Após aplicação de insulina feita com caneta, aguardar 10 segundos no mínimo. Em caso de doses maiores esperar mais tempo antes de desconectar da pele.
  7. A prega cutânea é desnecessária para adultos fazendo aplicação a 90º e utilizando agulhas de 4,5 ou 6 mm. Recomenda-se a prega para crianças e adolescentes e adultos se a região escolhida para aplicação for escassa de tecido subcutâneo, independente do comprimento de agulha usado.

Vale lembrar que na falta de local próprio para descartar as agulhas, utilize um recipiente de paredes rígidas. De preferência com boca larga e tampa ou então levar esse material na UBS próxima da sua casa.

Veja passo a passo preparado pelo portal Minha Vida sobre como aplicar insulina:

Cuide-se e até a próxima semana!