A linguagem importa em qualquer lugar. Nos cuidados com uma pessoa que possui uma condição crônica, importa mais ainda.

Desde o diagnóstico, ao convívio com familiares e amigos, as consultas com profissionais de saúde. Seja um email, uma mensagem, até a forma que analisamos e passamos os resultados do tratamento ao paciente.

“Linguagem Importa!”

O Fórum DCNTs reúne lideranças dos setores público, privado e terceiro setor para o combate à principal causa de mortes precoces no país as doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs).

De acordo com a sua missão, o Fórum publicou e tornou acessível gratuitamente um material elaborado por lideranças do setor para guiar comunicações mais inclusivas entre pessoas com condições crônicas e seus cuidadores.  

Além da Glic, participaram outras organizações e instituições da área. Tais como: a SBD, IDF, ICD, ADJ Diabetes Brasil, entre outros.

“Os profissionais de saúde e cuidadores das pessoas que vivem com diabetes e outras condições crônicas precisam estar atentos à importância da comunicação para promoverem ações positivas de conduta”, afirma Katia de Pinho Campos,  Technical Officer na Organização Mundial da Saúde.

Contudo, Katia pontua que aspectos ligados à comunicação como expressão corporal, tom de voz, palavras, acabam desempenhando papel muito importante no entendimento, nos cuidados necessários e no engajamento para o seguimento dos cuidados.

Lançamento

O evento de lançamento aconteceu durante a Live de Comemoração dos 100 anos da 1ª Aplicação Bem-Sucedida de Insulina em Humanos e é possível assistí-la no YouTube. Outros eventos também podem ser acessados e irão acontecer. Acompanhe a página do Fórum.

Seja um multiplicador!

Acesse e baixe gratuitamente: