O açúcar é sempre o vilão?

Que o açúcar altera as taxas de glicose no corpo, a maioria já sabe. No entanto, muitas pessoas novas no diagnóstico o enxergam como um vilão que jamais pode ser consumido na rotina, e na verdade não é bem assim.

É importante que as pessoas em tratamento de diabetes e seus familiares saibam a importância do açúcar em alguns contextos da doença e entenda quais situações fazem necessário o seu uso. Estamos falando das hipoglicemias.

A palavra se dá pela junção de “hipo” (baixo, reduzido) e “glicemia” (taxa de açúcar no sangue), ou seja, baixo nível de açúcar no sangue. Muito conhecida pelos tremores e fraqueza, que ocorre quando as glicemias caem abaixo do valor de 70 nas aferições. 

Nessas horas o açúcar se torna um grande aliado do tratamento, com o seu auxílio é possível reverter rapidamente esse quadro. Pode parecer estranho para quem não entende do tratamento de diabetes, ver alguém com o diagnóstico fazendo uso de balas, açúcar, sucos adocicados, mas na verdade essa pessoa pode estar simplesmente seguindo as orientações dadas por seu médico diante dessa situação. 

Comunique sua rede de apoio e pessoas próximas sobre como agir em casos de hipoglicemias, explique os sintomas e como resolver a situação. É importante que pessoas leigas ao tratamento não considerem o ato de “chupar balinha” algo nocivo para a pessoa em tratamento de diabetes, pois essa simples atitude pode salvar vidas e situações graves.

Não deixe de carregar sempre consigo em sua mochila ou bolsa, alimentos de absorção rápida de açúcar para casos de necessidade em uma hipoglicemia. Segue abaixo algumas orientações simples sobre hipoglicemias, em caso de dúvidas, não deixe de consultar o seu médico:

 

    • Consuma 15g de carboidratos (exemplo: 3 balinhas; 1 colher de açúcar; ½ copo de suco de laranja puro; ½ copo de refrigerante que não seja zero açúcar)
    • Aguarde 15 minutos e verifique a glicemia novamente
    • Repouse até que se sinta bem, sem sintomas e com a glicemia estável. Não tente exercer atividades nesse momento pois acidentes podem acontecer.
    • Não deixe de registrar esses episódios no app do Glic. Coloque os valores aferidos e os alimentos consumidos para reverter a situação. Assim seu médico poderá acompanhar de perto tudo o que houve e verificar as melhores formas de reverter essas situações.

      Como inserir glicemias no glic? Siga esse passo a passo!

E você já conhece o nosso botão de alerta de hipoglicemia? Aperte e saiba o que fazer e fique tranquilo que iremos acompanhar como você está depois de 15 minutos.