Em Novembro, estivemos no Congresso Brasileiro organizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes e uma das novidades apresentadas pela SBD foi o SISPED (Sistema Salvando o Pé Diabético), sistema desenvolvido pela Universidade Federal do Sergipe.

O que é Pé Diabético?

É uma das principais complicações do diabetes mellitus, uma vez que chega a acometer 50% das pessoas com diabetes. Acontece quando uma área machucada ou infeccionada nos pés desenvolve uma úlcera (ferida) difícil de cicatrizar.

Seu aparecimento pode ocorrer quando a circulação sanguínea não está bem e a glicemia elevada. É um quadro que pode evoluir para uma amputação.

Do que se trata?

Trata-se de um software para auxiliar o diagnóstico e tratamento de duas complicações do diabetes: pé diabético e da neuropatia. As amputações chegam a atingir 50% dos pacientes portadores de diabetes internados devido a ulcerações.

Estas complicações, entretanto são passíveis de detecção precoce e intervenções que permitem obter desfechos extremamente positivos.

Ele combina os achados de anamnese e exame físico, estratifica o pé dos pacientes diabéticos, detectando aqueles em risco de desenvolver ulcerações nos pés e elabora a sugestão inicial de conduta terapêutica adequada.

Baixe Gratuitamente

Profissionais da saúde podem utilizar o SISPED gratuitamente, acessando o site AQUI.

Cuide-se e até a próxima.