Continuando nosso tema da semana passada no qual falamos sobre Como e Porque medir Glicemia. Iremos falar sobre tecnologias para o monitoramento da glicose no sangue.

As novidades são muitas e cada dia encontramos mais tecnologias para o tratamento do diabetes. Separamos aqui os últimos grandes lançamentos (nem todos disponíveis no Brasil) e as ideias que estão por vir! Vamos lá?

POST'1

Libre.

Libre é uma mistura de glicosímetro com sensor usado sob a pele inserido a partir da aplicação com uma agulha (com quase a espessura de um fio de cabelo).

O Sensor, que dura aproximadamente 14 dias, tem o formato parecido com uma moeda de 1 real. Fica na pele e o valor da glicemia aparece no glicosímetro quando colocamos um próximo do outro.

 

Infra-vermelho ou Espectroscópio.POST2

O instituto dos Estados Unidos, MIT (Massachussets Institute Technology), estão criando uma forma de medir a glicemia através de raios infravermelhos.

Os raios infravermelhos penetrariam na pele detectando os níveis de glicose no sangue.

 

 

POST3Google Lens, as lentes de contato do Google.

A Google anunciou este projeto em 2014, ele promete medir os níveis de glicose no sangue de uma forma não invasiva.

Através de uma lente de contato com uma tecnologia capaz de medir os níveis de glicose no sangue pela lágrima dos olhos.

Hoje se encontra em fase de teste de protótipos.

 

 

POST4Raio lazer.

Protótipo criado pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Leeds. Utiliza um pequeno dispositivo com lasers incorporados que medem os níveis de glicose sem penetrar na pele. Dispensando o uso de agulhas!.

Essa tecnologia segue a mesma lógica do aparelho que utiliza infravermelho, que apresentamos acima.

Hoje em dia a velocidade com que se produz as inovações é tão grande que mal conseguimos nos lembra que antigamente. Muitos anos se passavam para que uma nova tecnologia fosse anunciada para o tratamento do diabetes.

Que bom! Estamos evoluindo rápido. O importante é continuarmos fazendo o nosso tratamento com o que já temos disponível, para continuar bem e aproveitando essas tecnologias quando elas ganharem as prateleiras!

Vamos junto? Até a próxima.