Esgotamento
Você já se sentiu exausto(a) na sua rotina? Que muitas vezes ultrapassa o seu limite para poder acompanhar o ritmo de um grupo e deixa de ter os cuidados necessários com a sua saúde? E logo em seguida se culpa por não ter sido perfeito?
Que você gostaria de poder segurar todas essas bolas no ar? Dar conta de tudo e ser quase um personagem super herói?
Seja bem-vindo(a). Pois é assim que muitos de nós, que temos diabetes e/ou outras doenças crônicas se sentem. Temos que fazer escolhas ou pensar em coisas que para o resto do mundo é automático.
Isso é, além de realizar as atividades diárias do tratamento como medir a glicemia e tomar insulina, temos que: contar carboidratos, ter o nosso estoque de medicamento correto, lembrar de fazer o rodízio de aplicação, tomar os medicamentos na hora certa, praticar atividade física, controlar a glicemia e etc…
Além de todas as atividades comuns do trabalho, escola e demais papéis que desempenhamos na sociedade.
Uma das tarefas mais difíceis da vida de qualquer um é gerir o próprio tempo. E quando temos uma condição crônica, essa tarefa é ainda mais desafiadora. Pois a maioria das tarefas exigem aprendizado constante, esforço físico e carga mental.
Nem sempre é fácil explicar isso para quem não tem diabetes, uma vez que diabetes é algo que não “tem cara”. Então ouvimos “mas você nem parece ter diabetes”, “é só não comer doce”, e coisas do tipo. E como nos esforçamos com dedicação, nem sempre transparecemos o malabarismo que fazemos para dar conta da glicemia (e tudo que vem junto) enquanto a vida acontece.
Christine Miserandino
Com isso em mente, a Christine Miserandino construiu em 2003 a “The Spoon Theory” (em português: “A Teoria da Colher”). Neste texto ela explica para uma amiga como é ter Lúpus.
Christine usou 12 colheres como metáfora para a energia que todos temos ao despertar de uma boa noite de sono. E que quem tem doença crônica precisam conservar e racionar suas reservas de energia para realizar suas atividades de vida diária para evitar a fadiga. Administrando bem como cada uma das colheres será utilizada.
A teoria explica a diferença entre aqueles que não estão abrangidos por limites de energia e aqueles que fazem.
Como pessoas saudáveis normalmente não estão preocupadas com uma energia gasta durante tarefas comuns. A teoria nos ajuda a explicar e mostrarmos para quem vive conosco porque é normal nos sentirmos cansados ou até esgotados de vez em quando.
A Teoria da Colher
Christine fez uma metáfora da energia que ela tem para realizar todas as atividades do dia como um total de 12 colheres disponíveis para usar em cada atividade.
Desta forma, ela demonstrou que suas colheres (unidades de energia) devem ser racionadas para evitar o esgotamento antes do final do dia.
Uma pessoa que fica sem colheres não tem mais escolha do que descansar até que suas colheres sejam reabastecidas.
Ela afirma que é possível superar o limite diário, mas isso significa tomar emprestado do futuro e pode resultar em não ter colheres suficientes no dia seguinte.
Pessoas com doenças crônicas podem ter dificuldades no sono. Isso pode resultar em um fornecimento particularmente baixo de energia, isto é, começar o dia com menos de 12 colheres.
Sendo que algumas pessoas com deficiência podem não estar cansadas pelas próprias deficiências. Mas pelo esforço constante necessário para passar como não-incapacitado.
Como deixar a rotina mais leve?
- Compartilhe seus sentimentos, fale sobre o seu cansaço com amigos e não tenha medo ou vergonha de procurar terapia.
- No tratamento do diabetes, nosso sistema Glic, te ajuda a ter menos carga em relação ao tratamento, uma vez que te ajuda (após você inserir a prescrição médica na sua conta Glic e ter acompanhamento médico) a tomar a dose mais adequada de insulina. Evitando tantos altos e baixos de glicemia (podemos ficar mais tranquilos de que estamos fazendo o nosso melhor).
- Seja amável consigo mesmo. Não se cobre tanto pelo que você não consegue fazer como os outros. Saiba os seus limites, o que te faz bem. Conhece-te a ti mesmo.
- Explique para as pessoas com quem você convive como você se sente. Passe esse texto adiante, por exemplo.
- Encontre atividades que sejam relaxantes, um hobbie, meditação, yoga ou até mesmo corrida.
- Peça ajuda. Você não precisa dar conta de tudo sozinho, pois com certeza você também ajuda muitas pessoas. É uma troca.
Acesse sua conta AQUI ou baixe o Glic gratuitamente. Vamos juntos?
É me sinto casado o dia todo,mesmo se faser nem um esforço físico, sou diabetico tipo 2
Olá Eliseu,
Seja bem vindo ao Glic.
Já conversou com seu médico e informou o que está sentindo? Pois para saber se tem diabetes é preciso fazer o exame laboratorial, e existe muitas outras possibilidades de causas que podem ter o mesmo sintomas.
Sugiro que conversar com o seu médico, e explique o que você está sentindo.
Se eu andar 2 metros que que é isso que,cansaço
Olá Wagner,
Você chegou a conversar com seu médico sobre o que está sentindo? Se sim o que ele te informou?
Sou Diabetica Tipo 1,estou esgotada tomo 6 insulinas diariamente 2 tipos diferentes,tem dias que nem quero levantar da Cama
Olá Tamires, como vai? Esperamos que melhor.
Realmente lidar com uma condição crônica que não dá descanso 24 hrs por dia e 7 dias por semana não é fácil. Porém pensemos que o tratamento adequado pode ser uma forma bacana de se encontrar com sigo e seu autocuidado. Autocuidado no Instagram é skincare, e aqui pode ser achar o tratamento mais adequado a sua rotina. É bastante importante a gente pensar na saúde mental como parte desse nosso autocuidado ao lidar com o diabetes, pois como você mesma comentou, está cansada, e está tudo bem em se sentir assim. Provavelmente todos nós com a condição nos sentimos assim de vez em quando. Algo que pode auxiliar muito nesse caminho é a psicoterapia, você já fez alguma vez? Entender estes processos que te levam a ficar mais tristes e lidar também com a condição é algo que fazem parte da terapia. Achar um psicólogo pode ser desafiador, mas uma dica bacana é fazer uma primeira entrevista com algumas indicações e saber quem mais se adequa ao seu jeito de viver/pensar. O caminho do autoconhecimento é uma chave poderosa no caminho do tratamento com o diabetes, para que nos dias de cansaço, a gente se lembre que consegue seguir em frente. Os dias de cansaço virão, mas estaremos preparados se estamos de acordo com nosso quesito emocional.
Vamos juntos sempre, e espero ter ajudado de alguma forma.
Uma ótima semana e conte conosco =)
Minha diabete não sai 280
Olá Waldair, como você está?
Você está de parabéns por estar procurando se informar e aprender sobre o assunto.
Sugiro que converse com sua equipe de saúde e mostre todas as suas anotações de glicemia e refeição, desta forma seu médico vai ter mais dados para analisar o motivo da alteração e verificar se é preciso mudar seu tratamento (alimentação, medicação ou exercícios físico), pois a variação dos níveis de glicose em relação à faixa normal pode comprometer a saúde futuramente.
Um forte abraço.
Minha esposa sente cansaço até pra tomar banho ela coloca uma cadeira embaixo do chuveiro ela toma todos os medicamentos pra controle da diabete o que fazer pra acabar com esse cansaço
Olá Alcides,
Como vai?
Você está de parabéns por procurar mais sobre o assunto.
Chegou a verificar o valor da glicemia dela quando está assim? Pois o descontrole da glicemia pode causar esses sintomas, mas pode está relacionado a outros fatores, por isso é importante investigar. Sugiro que informe a equipe de saúde o que está acontecendo eles vão poder analisar a real causa.
Espero ter ajudado.
Abraços.
Tenho 25 anos de diabetes. Ando cansado de tudo. Tenho coceira, picadas.dores,etc. Já não aguento mais. Seria melhor acabar com tudo.paz total.
Olá João, como vai? Esperamos que melhor.
Sei que o dia a dia com o manuseio do diabetes pode ser cansativo ao longo do tempo, pois ela não dá um minuto de descanso, não tem parada. É algo muito difícil mesmo. Porém é interessante quando entendemos que não estamos sozinhos. As redes sociais podem ser benéficas nesse quesito, onde existem bastante pessoas que falam sobre a condição em suas páginas online.
Você pode estar passando por um período de esgotamento, e isso é totalmente normal e compreensível.
E o que podemos fazer nesses dias? O básico para continuar. Monitorar a glicemia, se precisar que seja menos vezes ao dia, tudo bem, todos precisamos de um momento de diminuir o ritmo, em tudo na vida, e o manejo do diabetes não é diferente.
Portanto acredito que o mais legal é tentar também entrar em contato com sua equipe de saúde, para saber o que fazer nestes momentos, um auxílio psicológico também é sempre muito bem vindo.
Espero que se sinta melhor, e qualquer coisa pode entrar em contato conosco pelo nosso atendimento, estaremos sempre prontos para auxiliar.
Até mais.
Realmente agora consigo entender meus sentimentos…sou diabética tipo 1, mesmo com o medicamento tem dia q não vai. Nem vazia ideia do cansaço q sinto era relacionado com diabetes, como tem médico despreocupada pra nós atender, achei q estava com depressão kkkkkk…meu Deus!!
Força Andréia.
É isso ai, um dia após o outro vamos nos informando, aprendendo (Sempre, não importa quantos anos de diabetes a gente tenha), mas não se esqueça de que temos SEMPRE uns anos outros.
Estamos por aqui.
Um abraço bem forte
Faço tratamento com corticoides , para síndrome nefrótica! Sinto cansaço excessivo, agora não sei se é por causa dos corticoides ou é por causa da glicemia , que está elevada por causa do medicamento ? Tem como saber ?
Olá Nilson,
Esta entre os efeitos mais comuns dos corticoides a hiperglicemia e o desgaste e fraqueza muscular, sugiro que converse com a equipe médica e informe o que está sentindo, dessa forma eles vão poder investigar se isso está ligado ao medicamento ou a outros fatores.
Bom dia! Descobri há 2 meses, que estou com diabete 2, colesterol alto, insuficiência das vitaminas D e B12. Pois bem tenho seguido as recomendações. Mas sinto muito cansaço, durmo muito mal, e sem disposição para fazer pequenas tarefas, muitas vezes preciso sair para resolver algo ou até mesmo entregar currículos. Mas o cansaço me vence. Infelizmente passo por médico do SUS, e temos de ter a sorte de ser atendida por médicos que realmente gostam da sua profissão, para se dedicarem a seus pacientes. Queria entender o que está acontecendo comigo e o que posso tomar?
Olá Suzana,
TUdo bem?
Essas condições que você relata podem realmente ser uma questão para o seu cansaço, é preciso investigar e acompanhar com profissionais da saúde. Não tem como fazer isso sem ter um acompanhamento médico. Sugeriria seguir acreditando no SUS, até que encontre quem possa te ajudar. Existem também médicos que fazem atendimentos com valor simbólico, pesquise em ONGs que talvez possam ter uma frequência no seu acompanhamento.
Um abraço e continue investigando e se cuidando. Não pense que não há nada que possa ser feito, pois há!
Eu estou muitos dias com cansaço eu fui no cardiologista e não deu nada ele pediu exames de sangue é urina mais eu vou fazer ainda como eu posso combater esse cansaço obrigado
Olá Walter,
Você está de parabéns por procurar sobre o assunto.
Sugiro que verifique primeiro o que está causando esse cansaço junto ao seu médico, para depois poder verificar a intervenções corretas.
Meu pai tem 85 anos tem diabetes tipo 2 essa semana está sem forças na aguenta nem andar sozinho o que aconteceu…e perdeu a fome a glicose está de 106 hoje
Olá Josecy,
Como você está?
Apenas com a descrição do sintomas é difícil dizer a real causa, sugiro que vocês conversem com a equipe médica e informe o que ele está sentindo.
Tenha um ótimo dia.
Sou dia ético tipo 2 tenho sentido muito caçaso, não tenho muita energia e me sinto muito caçado muito rápido, o que faço pra conseguir ter mais energia física e muscular?
Olá Styvens,
Tudo bem?
A sua glicemia está controlada? Tem conseguido equilibrar alimentação? Tem feito atividade física? Você tem feito os exames de rotina?
Pode ter algo a ver com a diabetes, mas pode ter alguma outra causa. É preciso avaliar com a sua equipe de saúde.
Continue se cuidando!
tanto a ansiedade como a fadiga é algo muito preocupante hoje em dia principalmente aquele gerada por maus hábitos como por exemplo fumar, quando aquela pessoa toma a iniciativa de parar de fumar muda totalmente a vida daquela pessoa começa ser mais produtivo, mais disposto e entre outros precisamos cuidar dos velhos hábitos para melhorar nosso futuro
Muito bom!
parar de beber foi a melhor coisa que eu fiz na vida hoje tenho muito mais tempo parar ler livros que eu realmente gosto. Hoje vivo muito mais feliz e sou uma pessoa muito mais completa, é muito bom largar um vício e ver que nossa vida é muito mais do que isso .
Que lindo relato Henrique!
parar de beber foi a melhor coisa que eu fiz na vida hoje tenho muito mais tempo parar ler livros que eu realmente gosto. Hoje vivo muito mais feliz e sou uma pessoa muito mais completa, é muito bom largar um vício e ver que nossa vida é muito mais do que isso .
Parabéns Fabrício!
Olá tenho diabetes tipo 1 ,caminho todos os dias 30 mim que parecem 2 horas,hoje me senti antes do almoço como se estivesse morrendo de fome completamente sem energia até meio tonta ,como faço para tribar essa situação
Olá Maria Rita,
Tudo bem?
Existem situações do diabetes que podem “roubar” essa energia como a hipoglicemia, a hiperglicemia, no entanto, é preciso investigar com o seu médico (médica) a causa raiz desse cansaço, pois outras condições podem também gerar esses sintomas.
Estresse, alteração no sono, alteração na tireóide…
Portanto, converse com o profissional que te acompanha ou procure atendimento, investigue o que pode ser, tá?
Conte com o nosso carinho e orientação.
Tenho 35 anos e nos últimos dias venho sentido uma sede exacerbada e um cansaço incomum como se eu dormisse 10 anos seguidos e ainda assim eu acordaria cansado.
Fui ao clinico hoje e fui informado que as chances de ser Diabetes tipo 1 é muito grande.
Estou meio desnorteado com a informação.
Esse cansaço vai me acompanhar pelo resto da minha vida?
Olá Ueslei,
Tudo bem?
Primeiro, fique calmo e parabéns por estar investigando. Caso não seja diabetes, continue investigando.
É bom investigar direitinho o que pode estar gerando esse cansaço. O diabetes tipo 1 costuma ser diagnosticado na infância, mas não é impossível de ser diagnosticado na vida adulta. É importante verificar bem o tipo de diabetes que vc tem para poder fazer o tratamento mais direcionado ao seu tipo. Temos um post no blog explicando os diferentes tipos, vou deixar aqui: https://gliconline.net/tipos/
Anota o nosso whatsapp e vem conversar com a gente. Pede pra conversar com alguém que tem DM1 na nossa equipe e vamos te acolher com todo carinho, explicando tudo que sabemos. 🙂 Anota ai 1127552090
Estamos aqui, até breve!
tbm sou tenho cancaco o dia todo..alguem tem uma boa vitamina
Edmar,
Precisa entender a origem desse cansaço com a sua equipe de saúde. Podem ser diversas causa e a vitamina só mascarar a descoberta da verdadeira causa.
Um abraço