As notícias sobre vacinas contra o novo coronavirus são muitas e com um cenário de tanta incerteza e insegurança, decidimos escrever um texto que possa transmitir informações de fontes seguras sobre o tema.
Inicialmente, é muito importante que você continue seguindo os protocolos de segurança. Use máscara, higienize as mãos e as superfícies, mantenha distância segura, entre todos aqueles cuidados que já conhecemos. Se puder, fique em casa o máximo possível, para evitar que o vírus se espalhe.
A seguir, que tal falarmos um pouco sobre vacinação?
Diabetes e pandemia do coronavírus
Pessoas com diabetes são grupo de risco para o coronavírus. Isso quer dizer que são mais vulneráveis a desenvolver os sintomas mais graves da doença. A forma mais eficaz de impedir que isso aconteça é a vacina.
Recomendamos que você procure estar informado, buscando fontes confiáveis, e ajudando aqueles ao seu redor que tenham dificuldade em acessar as orientações em relação à vacinação.
Assim como é recomendado tomarmos anualmente a vacina da gripe, pois uma infecção pelo vírus da gripe pode aumentar os nossos valores de glicemia e por conta da condição crônica do diabetes, o nosso sistema imunológico pode ter mais dificuldade em combater a doença.
Vacinas no Brasil para COVID 19
- Coronavac
Em outras palavras, as pessoas vacinadas com a CoronaVac, durante o estudo clínico, tiveram 50,4% menos chances de contrair a COVID-19, seja ela de forma assintomática, muito leve, leve, moderada ou grave. Para a aprovação de vacinas, tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exigem uma eficácia mínima de 50%.
- Oxford/AstraZenca vaccine
Pesquisas apontam que esta vacina é 73% eficaz após a primeira dose. Depois de duas doses completas, é em média 70% eficaz, com a segunda dose sendo realmente importante para dar proteção de longo prazo.
É seguro tomar a vacina contra o coronavírus?
A rapidez revolucionária com que obtivemos não uma, mas algumas vacinas no mundo, deve-se ao fato de outros surtos terem alertado cientistas sobre a possibilidade de uma pandemia, os valores em dinheiro investidos nas pesquisas, o empenho da ciência e ao que nos ensina o autor citado acima, um pouco de sorte.
O jornalista James Gallagher escreveu muito bem sobre este tema no seu artigo “10 anos em 10 meses: como cientistas de Oxford criaram em tempo recorde um novo modelo de vacina contra o coronavírus“ que reproduzimos abaixo:
“O maior equívoco sobre a vacina é achar que o trabalho começou no início da pandemia — na verdade, foi antes.
O maior surto de ebola do mundo, em 2014-2016, foi uma catástrofe. A resposta foi muito lenta e cerca de 11 mil pessoas morreram.
“O mundo deveria ter se saído melhor”, diz a professora Sarah Gilbert, a idealizadora da vacina Oxford.
Nas análises que a comunidade científica e de saúde fez após o episódio, surgiu um plano de como enfrentar o próximo grande problema. No final de uma lista de ameaças conhecidas estava a “doença X” — nome sinistro de uma nova infecção até então desconhecida que pegaria o mundo de surpresa.
O Instituto Jenner da Universidade de Oxford — batizado em homenagem ao cientista que realizou a primeira vacinação em 1796 e agora lar de alguns dos maiores especialistas do mundo — projetou uma estratégia para derrotar o inimigo desconhecido.
“Estávamos planejando como podemos desenvolver uma vacina no menor tempo possível”, diz Gilbert. “Não tínhamos concluído o plano, mas nos saímos muito bem.”
Mutações do coronavírus e implicações nas vacinas existentes.
A medida que o vírus vai sendo transmitido de pessoa para pessoa é normal que haja mudanças no seu código genético, ou seja, que haja mutações do vírus. Isso tem acontecido desde que o coronavírus começou a se espalhar pelo mundo e não necessariamente torna um vírus mais perigoso.
As novas variantes estão sendo identificadas e estudadas por cientistas. Até hoje não há evidências de que elas causaram uma forma mais grave da doença ou como as vacinas contra o coronavírus que estão sendo implantadas irão funcionar.
Normalmente, um vírus com mutação pode indicar que no futuro serão necessárias atualizações nas vacinas contra o coronavírus, como é o caso da vacina da gripe que tomamos anualmente.
Álcool e vacinação contra covid19
Em dezembro o Reino Unido iniciou a vacinação da sua população e existem evidências, como sugere a Diabetes.co.uk de que se deve evitar a ingestão de álcool dois dias antes e duas semanas depois de tomar a vacina, pois grandes quantidades de bebida poderiam reduzir a capacidade do corpo de construir imunidade.
Vamos juntos?
A pandemia nos revelou o quanto saúde é um jogo que se joga junto, colaborativo.
As escolhas são individuais, mas os impactos são coletivos.
É importante dialogar com a sua equipe médica, atentando às questões específicas que cada um pode ter que analisar em relação à vacina. Como por exemplo, aqueles que podem ser/são alérgicos aos componentes da fórmula, gestantes, lactantes, crianças, entre outros.
Portanto, poderão haver pessoas que por questões de saúde não poderão tomar a vacina, e para que elas estejam protegidas, é importante que o maior número possível de pessoas que não tenham restrições recebam a vacina.
E da mesma forma que o mundo científico uniu esforços em um objetivo comum de realizar estudos e vacinas pela ciência em tempo recorde, que tal unirmos todos os nossos esforços em um novo objetivo comum. Nos protegermos coletivamente, com consciência, e aceitarmos a vacina que nos for oferecida para evitar casos graves de COVID-19?
Baixe o Glic gratuitamente na Google Play e AppStore.
Tomei a primeira dose Astrazeneca em julho, passei muito mal. Após uns 40 dias de dor de cabeça diária, acompanhada de tontura e visão turva, fiz uma bateria de exames para tentar identificar o que estava me fazendo tão mal. De setembro para cá, já fui diagnosticada com: Hipertensão, colesterol alto, inflamação no rim direito, com leve insuficiência renal, além de precisar tomar medicação diária para prevenir as enxaquecas, tonturas e a visão turva. Agora, meus exames estão indicando pré-diabetes. Ressalto que em maio deste ano eu havia feito um check-up e não apresentava nenhuma das condições citadas acima. Em meio a tantas incertezas e um quadro de saúde tão alterado, os médicos que consultei não recomendam que eu tome a segunda dose.
Olá, Isabela!
Entendemos que o seu caso é bastante complicado e esperamos que você fique bem, mesmo com tantas coisas para manejar a partir de agora.
É importante ressaltarmos que até hoje, todas as vacinas fornecidas pelo Ministério da Saúde, são comprovadamente seguras e tem se mostrado muito eficazes na maior parte da população. Não anulando a existência de alguns casos específicos de efeitos adversos.
Segundo os estudos científicos e publicações do Ministério da Saúde, sabemos que as pessoas com diabetes podem ter efeitos colaterais das vacinas, como dor no local da injeção, febre, dores no corpo e dores de cabeça. Nessas pessoas pode haver um aumento transitório da glicose. Mas até hoje, nada foi publicado ou informado ainda, para que houvesse algum tipo de restrição das pessoas com diabetes em relação à alguma vacina. Por enquanto, trata-se de um acontecimento que pode ser previsto e comunicado àqueles que têm diabetes e vão se vacinar.
Aqui no nosso blog, temos um texto muito legal falando sobre as vacinas! Você pode ler clicando neste link: https://gliconline.net/vacinas-diabetes-coronavirus/
Abraços!!
Sou diabético tipo 1 e tomei a vacina Faizer e meu açúcar só está dando alta o que eu posso fazer??
Olá Osny, como vai?
Sugiro que notifique o que está acontecendo para a equipe de saúde, pois eles podem analisar o que está causando esse aumento do açúcar no seu sangue.
Gostaria de saber se a Vacina da Jansen dose única é segura para diabéticos?
Olá Monica, como vai?
Até o momento não tem informação cientificas sobre alguma vacina ser insegura para quem tem diabetes.
Minha irmã tem diabete tipo 1, ela pode vacinar com astrzenica????
Olá Gerusa, como vai?
É muito importante que sua mãe seja vacinada nesse momento de pandemia, mas caso tenha alguma dúvida converse com sua equipe de saúde eles podem te auxiliar melhor.
Temos muitas informações na internet sobre a vacina e algumas são fake news, por isso é importante que pesquise informações em fontes confiáveis.
Espero ter auxiliado.
Abraços.
Bom dia…tomei a janssem esta com 13 dias posso fazer secagem de vasinhos com glicose?
Olá Rosângela, como vai?
O que sua equipe de saúde te informou?
Boa noite ! Meu exame da glicose está em 138! Será que eu me encaixo ainda não passei no retorno
Olá Erica,
Como vai?
É um resultado um pouco fora da referência do exame. No entanto, é necessário outras informações para de fato fechar um diagnóstico.
Volte no médico(a) que te solicitou os exames para que ela possa te ajudar a entender o que é e quais orientações são necessárias.
Qualquer coisa estamos aqui, tá?
Um abraço!
Sou diabético e tomei a vacina Faizer e meu açúcar só está dando alta depois q tomei a vacina do coronavirus o que eu posso fazer ??
Olá Osny, como vai?
Sua glicemia ainda está alta? Chegou a comentar com a sua equipe de saúde?
Olá, tenho diabetes tipo2 e estava super controlada com insulina duas vezes ao dia, pois após tomar a vacina Astrazenica, meus níveis de glicose estão altíssimos chegando até em 310! Nunca tinha acontecido isso antes, somente após a vacina, agora vem dizer que não tem relação com a vacina? Conversa pra boi 🐂 dormir!
Olá Angelica, como vai?
O que estamos dizendo é que na bula não tem informação sobre a alteração da glicemia e que é sugerível informar ao médico o que está acontecendo para ele analisar. Caso tenha encontrado assuntos com base cientifica nos mande por e-mail ([email protected]), vamos adorar receber.
Obrigada pelo seu feedback.
Olá , boa tarde
Minha mãe tomou a vacina da AstraZeneca , porém a diabetes dela não é totalmente controlada ( tem dias que ocorre a hiperglicemia ). A eficácia da vacina muda por conta de hiperglicemia?
Olá Gabrielle,
Como vai?
Na bula da vacina AstraZeneca não aparece nenhuma informação sobre alteração na glicemia ou sobre a diabetes.
Caso tenha observado alguma alteração, informe sua equipe de saúde para que eles possam analisar.
Continue procurando mais sobre o assunto.
Abraços.
Minha mãe tomou a segunda dose da AstraZeneca e desde então a diabetes dela está descontrolada, sempre alta!
Alguém mais está passando por isso?
Meus níveis de glicose subiram cerca de 30%.
o meu tbem aconteceu a mesma coisa… 280360, ate 410 ja mediu… onde sempre estava 110 controlada com glifage
A minha alterou , muito descontrolada , tripliquei a dose . Sou diabética insulino dependente a 50 anos . Sempre controlei bem com as insulinas e alimentação . Depois da terceira dose da pfizer aconteceu todo esse descontrole . Estou medindo o dia todo e não fica bem , já faz 1 mês . O médico está acompanhando mas não sabe a causa .
Olá, Maria Luiza!
Entendemos a sua preocupação… Mas também não encontramos nenhum estudo ou notícia do Ministério da Saúde ou da Sociedade Brasileira de Diabetes falando sobre a relação da resistência insulínica com as vacinas contra COVID-19.
O ideal agora realmente é tentar se manter o mais saudável possível, mesmo com essas adversidades externas.
Esperamos que você fique bem! Abraços
Isabel, somente estou lendo os comentário agora e percebi vários relatos sobre esse aumento e descontrole da glicemia. Preocupante. A
A vacina da covid pode alterar os níveis da glicose
Olá Emerson, como vai?
Até o momento não encontramos pesquisas científicas sobre esse tema, mas na bula não tem informações sobre alterações na glicemia.
Caso tenha alguma dúvida converse com a sua equipe de saúde, eles podem te auxiliar melhor.
Continue se cuidando.
Um forte abraço.
Após tomar a 1ª dose da AstraZeneca, percebi um aumento de 30% nos níveis de glicose. Estou receoso de tomar a 2ª dose.
Olá Carlos, como vai?
Converse com sua equipe de saúde sobre o que aconteceu? Pois dessa forma eles podem analisar esse aumento da glicemia que pode não está ligado a vacina, mas apenas vão saber isso investigando.
Lembrando que é importante você tomar a segunda dose para seu corpo ter imunidade.
Continue se cuidando e não deixe de se vacinar.
Criança com diabetes tipo 1 já pode se vacinar?
Olá Luana,
Como vai?
No momento as pessoas que tem diabetes (uma das comorbidades) e estão sendo vacinadas são os idosos, sugiro que verifique com a secretaria da saúde da sua cidade como está sendo realizado e qual é a faixa etária para a vacinação, pois esses dados podem alterar de cidade para cidade.
Espero ter ajudado
Um forte abraço.
Gostaria de saber as reações da vacina da Pfizer, pois minha filha é diabética. Ouvi menções de que ela prejudica o órgão reprodutor. Seria aconselhável ela procurar outra marca?
Obrigada
Olá Maria,
Como vai
Segundo a bula essas são as reações adversas (resposta indesejável e não intencional que ocorre com medicamentos) da vacina: “As reações adversas mais frequentes em participantes com idade igual ou superior a 16 anos (em ordem das frequências mais altas para as mais baixas) foram dor no local de injeção (>80%), fadiga (>60%), cefaleias (>50%), mialgia e calafrios (>30%), artralgia (>20%), pirexia e inchaço no local de injeção (>10%) e geralmente foram de intensidade leve ou moderada e resolveram-se alguns dias após a
vacinação. Uma frequência inferior de reatogenicidade foi associada à idade mais avançada.
Caso tenha alguma dúvida converse com a sua equipe de saúde.
Um forte abraço.
Estou com medo de me imunizar com a astrazenica por conta do meu diabetes
É seguro?
Olá Ricardo,
Como vai?
Ficamos felizes em receber sua mensagem.
É normal ter essa dúvida, mas a vacina da AstraZeneca se mostrou segura e eficaz e teve a aprovação da ANVISA.
Confie e vacine-se!
Bom dia,
Sou diabético tipo 1 há mais de 20 anos e apps tomar a vacina realmente meus níveis de glicose aumentaram muito, hoje estou alterando a dose em +- 20% com muito mais correções no período da refeições.
Tenho certeza de que não tiveram tempo de analisar está relação, mas tem muito influência na Diabetes.
Eu também tinha minha diabetes controlada tomando glifage XR de 1g uma vez ao dia.
Após a 1ª dose da Astra Zeneca, minha diabetes nao baixa de 280
Sou diabética a 50 anos insulino dependente, recebi até medalha da ABD o ano passado pelo bom controle . Acontece que depois da terceira dose da vacina anti covid que foi da Pfizer parece que estou resistente a insulina , tripliquei a dose da insulina de ação rápida e a basal aumentei 20 por cento . Nunca aconteceu isso antes , nunca abuso de alimentação . Quase um mês que tomei e está assim, já fui ao médico , estou com o sensor no braço para ser analisado os gráficos . Estou bem apreensiva ,.
Oi Maria Luiza, como vai?
Entendemos a sua preocupação… Manter valores de glicemia ou de Hemoglobina Glicada sempre dentro da meta é muito difícil, ainda mais com situações adversas ao diabetes mas que afetam diretamente, né?
Não encontramos nenhum estudo ou notícia do Ministério da Saúde ou da Sociedade Brasileira de Diabetes falando sobre a relação da resistência insulínica com as vacinas contra COVID-19, mas a infecção por COVID sim, pode desencadear episódios de hiperglicemia e resistência à insulina, por isso, é importante que pessoas com diabetes não deixem de se vacinar.
Estamos de olho nas novidades! Caso apareça algo a respeito, com certeza traremos aqui para vocês! Fiquem de olho!
Esperamos que você melhore logo, que consiga retomar os seus alvos e claro, que possa manter-se saudável!
Poderia me informar se a vacina AstraZeneca pode interferir no aumento dos niveis de glicemia?
Olá Rose, como vai?
Na bula da AstraZeneca não tem informação sobre alterações de glicemia, ela tem sobre os efeitos adversos, mas nenhum ligado a diabetes.
Segue o link:file:///C:/Users/Hp/Downloads/bula_1621371045156.pdf da bula dessa vacina.
Espero ter auxiliado.
Um forte abraço.
Sou diabetes tipo2
Boa noite!
Eu tenho 53 anos e faço uso do glifage , ainda não estou na faixa etária que está sendo vacinada, devo procurar um posto para me vacinar com antecedência?
Olá Marcos,
Como vai?
Em qual região você mora? Pois em algumas regiões já começaram a vacinar pessoas que tem diabetes e tem mais de 50 anos.
Entre em contato com a secretaria de saúde da sua cidade, eles podem te informar melhor.
Um forte abraço.
minha glicemia esta 250. vou tomar a astrazeneca. posso?
Olá Terezinha, como vai?
Na bula da vacina Astrazeneca não tem nenhuma contraindicação para quem tem diabetes, mas caso tenha alguma dúvida converse com a sua equipe de saúde.
Espero ter ajudado.
Eu notei que a coronavac em mim provocou o aumento da glicemia, tanto na primeira dose quanto na segunda, foi de 120 para 165 em média em jejum. Medi todos os dias e todos foram alterados
Bom dia. Já normalizou sua glicose?
Eu tomei a 1ª dose da AstraZeneca e minha glicose subiu 30%. Aguardando normalizar.
Eu também notei um aumento muito grande com a Astrasenica
Eu tenho diabete tomo insulina e vou fazer 65 dia 27 /04 gostaria de saber se eu já posso tomar a vacina da convid 19
Olá Maria, como vai?
Espero que já tenha tomado sua vacina da Covid-19.
É importante ressaltar que o cronograma de vacinação pode ser diferente de cidade para cidade.
Olá
Meu filho tem autismo e diabético tipo 1 tem 41 anos vivemos no UK recebeu a carta pra vacina tenho receio dos sintomas pois ele não consegue exprimir sensações de dor fica muito perturbado e a glicemia sobe será que depois de ser vacinado há risco de ele ter esses sintomas?? Aqui em casa somos 5 só eu fui vacinada com as duas doses sou viúva e vivo com filha genro e neta eles não querem ser vacinados”não acreditam na vacina pois podem ter efeitos colaterais a longo prazo de como por exemplo infertilidade.,nunca fomos infectados aqui até hoje .. obrigada
Olá, Manuela! Tudo bem?
Sabemos que todas as vacinas podem gerar uma resposta imunológica e apresentar em alguns casos, sintomas leves como pequenas alterações na glicemia. No entanto, a infecção por COVID-19 pode desencadear episódios mais graves de hiperglicemia e resistência à insulina, causando complicações a curto e longo prazo, por isso, é importante que pessoas com diabetes se vacinem.
Segundo as recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes, a curto prazo, a hiperglicemia pode levar a maior suscetibilidade da pessoa com diabetes a desenvolver infecções devido à alteração na resposta imunológica inata e adaptativa. Por isso, precisamos promover a imunização de pessoas com diabetes como estratégia de proteção à saúde.
Sobre os efeitos pós vacina, é interessante que vocês procurem informações diretamente com um especialista ou equipes de saúde confiáveis e reconhecidas cientificamente.
Esperamos ter ajudado!
Abraços
Quando vai ser vacinados os diabético?
Olá Maria,
Como vai?
Essa é uma boa pergunta, mas infelizmente não sei te responder, pois é preciso verificar como está sendo a vacinação na sua cidade. Nessa nova fase pessoas que tem diabetes e estão dentro da idade estabelecida podem ser vacinadas (diabetes + idade), mas isso pode mudar de região para região, por isso é importante verificar mais informações com a secretaria de saúde da sua cidade.
Espero ter ajudado.
Abraços
Por favor tenho 58 anos e sou diabético,por favor posso ser vacinado? Muito obrigado
Olá Denis,
Como vai?
Como está a vacinação na sua cidade? Conseguiu ser vacinado?
Para saber mais sobre a vacinação é preciso entrar em contato com a secretaria de saúde da sua cidade, eles vão te passar as informações adequadas.
Um forte abraço.
Estamos torcendo para uma vacinação para todos.
Eu tenho diabete pressão alta tenho problema obesidade posso tomar a vacina
Olá Jucelia, como bem?
Pessoas com comorbidades já estão sendo vacinadas, mas é preciso verificar qual é a faixa de idade para a vacinação na sua cidade. Sugiro que entre em contato com a secretaria da saúde da sua região, pois podem te informar melhor.
Espero ter ajudado.
Eu tomei a vacina da coronavac agora estou com glicemia MT alta é normal
Olá Maria, como vai?
Até esse momento não consegui localizar nenhuma informação sobre interação da vacina com a diabetes, mas é importante que informe a sua equipe de saúde sobre o que aconteceu, para que eles possam analisar se esse aumento de glicemia está ligado com a vacina.
Espero ter ajudado.
Bom dia, por favor, podem enviar as fontes consultadas, até para que eu, como profissional da saúde, possa divulgar essas informações aos meus pacientes e associados da Instituição dos Diabéticos em que trabalho.
Muito obrigada.
Olá Adriana, como vai?
Temos os links em azul no texto, assim você consegue acessar facilmente a fonte.
Muito Obrigada por compartilhar nosso conteúdo!
Até mais.
Boa noite minha mae tomou a vacina hoje,e esqueci de perguntar se ela pode tomar ou tem que suspender os medicamentos, ela toma remedios para diabetes,colesterol alto e losartana da pressão alta
Olá Vanessa, como vai?
Logo depois de tomar a vacina ela pode continuar a tomar seus medicamentos, apenas precisa ficar de olho com os sintomas.
Espero ter ajudado
Beijocas.
com glicemia alta, perto de 200, posso tomar a vacina?
Olá Cristina, como vai?
Até o momento não há uma contraindicação para quem tem diabetes, mas caso tenha alguma dúvida sugiro que converse com a sua equipe de saúde.
Espero ter ajudado.
Podemos fazer uso do medicamento da glicose após 24 hs de ter tomado a vacina do covid
Olá José,
Como vai?
Você pode usar seu medicamento normalmente depois de tomar a vacina. 🙂
Espero ter auxiliado.
Gostaria de saber se as pessoas diabéticas tem prioridade na vacinação contra a covid
Olá Dene,
Como vai?
Pessoas com comorbidades já estão sendo vacinadas, mas é preciso verificar qual é a faixa de idade para a vacinação na sua cidade.
Se possível entre em contato com a secretaria da saúde da sua região, pois podem te informar melhor.
Espero ter ajudado.
Abraços
Gostaria de saber sobre a vacina da pfizer se é boa para diabeticos e cardiopatas?
Olá, Lucila!
Sabemos que a infecção pelo Sars-CoV-2 pode trazer grandes elevações de glicose, aumentando a probabilidade de um quadro dramático chamado cetoacidose diabética, em que o paciente necessita de de cuidados de UTI e chega até a correr risco de vida. Não existe nada cientificamente comprovado que as vacinas elevam os níveis de glicose em pessoas com diabetes.
No entanto, pessoas com cardiopatias precisam apenas tomar mais cuidado com as medicações de uso contínuo. É interessante conversar com a sua equipe de saúde antes da vacinação para esclarecer dúvidas específicas sobre o seu caso.
As vacinas são seguras e fundamentais para controlar a COVID-19 e permitir a retomada da normalidade, portanto todas as pessoas (exceto às alérgicas aos componentes da vacina) não só podem, como devem ser vacinadas de acordo com as orientações do Plano Nacional de Imunizações.
Abraços!
Bom dia sou diabético tomei a primeira dose da astrazenica já posso voltar a trabalhar.
Olá Rubéns,
Como vai?
Você pode voltar a trabalhar depois de tomar a vacina caso não tenha sintomas graves, caso tenha vá ao médico e informe o que aconteceu.
Um forte abraço.
Tomei a primeira dose da astrazenica e peguei covid . Desenvolve a doença mais grave
Olá Maria, como vai?
Esta provado que a vacina ajuda a pessoa não desenvolver um quadro grave, por isso que é importante tomar.
Bom dia!!
Excelente análise e explicação.
Bom dia. Não me respondeu o que preciso saber. Quando os diabéticos vão tomar a vacina?
Olá Maria,
Como vai?
É preciso verificar como está sendo a vacinação na sua cidade. Nessa nova fase pessoas que tem diabetes e estão dentro da idade estabelecida podem ser vacinadas (diabetes + idade), mas isso pode mudar de região para região, por isso é importante verificar mais informações com a secretaria de saúde da sua cidade.
Espero ter ajudado.
Abraços
Boa noite minha sogra não apresentava ter diabete depois da segunda dose da vacina começou a alteração da diabete mais nunca foi diagnosticada com diabetes porque será ?
olá Silvana, como vai?
Sua sogra foi diagnosticada com diabetes? O diabetes as vezes não apresenta sintomas, mas isso não é uma regra.
É importante conversar com o medico dela.
Tomei a vacina da jansem não tenho diabetes apos tomar minha glicose subiu não tenho outra explicação deu 107 era sempre dentro do normal
Olá Marcelino, como vai?
Você continua medindo sua glicemia? Chegou a avisar sua equipe saúde sobre essa alteração?
Se eu estiver contato com uma pessoa q está com outra pessoa infectada, isso quer dizer q eu peguei o virus ?
Boa tarde Rafael, como vai?
Caso tenha tido contato com alguém estava com Covid, você tem altas probabilidades de ter sido infectada, lembrando que você pode ficar assintomática. Caso tenha alguma dúvida realize o teste.
Gostaria de saber se a vacina altera os niveis de glicemia e homoglobina glicada de uma pessoa com diabete melitus 2.
Olá Edson, como vai
Olá Terezinha, como vai?
Até o momento não consegui localizar alguma informação cientifica sobre alteração da glicemia e a vacina, mas acho valido você conversar com seu médico e tirar suas dúvidas.
Espero ter ajudado.
Oi, minha glicose tá alterada tem meses desde a vacina. Desde a primeira dose foi pra base de 500 logo na primeira, já tem mais de 4 meses e nada de mudar, to tomando o dobro de insulina rápida e nada de ficar estável e de insulina lenta já subi 10 un. dia.
Na realidade já estou pra enloquecer já que não melhora e meu corpo está pra entrar em estresse fisiológico.
Boa tarde Letícia, como vai?
É preocupante ver a glicemia neste valor, você chegou a conversar com sua equipe de saúde?
Como é seu tratamento? Realiza atividade física? E sua alimentação?
73 primeira doze e 70 na segunda ?
E tambembn nao entendia