Você já ouviu falar sobre hepatite? As hepatites são doenças que causam inflamação no fígado e podem ser causadas por vários fatores de acordo com cada categoria da doença. As hepatites mais comuns são as do tipo A, B e C e seus principais sintomas são fadiga, mal-estar, febre, dores musculares, náusea, vômitos, dor abdominal, amarelamento da pele e dos olhos e alteração na coloração da urina e das fezes, embora inicialmente a maioria das vezes possa surgir de forma silenciosa e os sintomas surjam já em um estágio avançado da doença.
A hepatite pode ser prevenida com cuidados básicos de higiene e saneamento básico, ou seja, lavagem das mãos, atenção ao cozinhar os alimentos, além da vacinação, no caso da hepatite B. A preocupação em relação às hepatites se dá pelo fato de que casos graves sem diagnóstico e tratamento adequado podem desencadear complicações no fígado até mesmo fatais. O SUS oferece testes rápidos para hepatites e é importante que o indivíduo seja testado pelo menos uma vez na vida para ter conhecimento do resultado.
Veja em síntese, a diferença entre os principais tipos de hepatite:
- A hepatite A é causada por um vírus, considerada infecciosa e seu contágio se dá através de resquícios fecais ingeridos via oral. Por conta disso,atinge principalmente a população mais vulnerável que não possui acesso a saneamento básico na região onde vive. Este tipo de hepatite possui vacina e quanto ao tratamento, é basicamente voltado para redução dos sintomas.
- Já a hepatite B, que não possui cura mas também possui esquema de vacinação para a população, é caracterizada pelo contágio através de um vírus presente no sangue e secreções, sendo considerada dessa forma também como uma doença sexualmente transmissível. O tratamento da hepatite B, apesar de não curar a doença, retarda a progressão de possíveis complicações.
- Por fim, a hepatite C que é transmitida com contatos intensos com sangue da pessoa infectada, como por exemplo, agulhas contaminadas, transfusões sanguíneas e hemodiálises. Não possui sintomas muito claros para diagnóstico, por esse motivo, o reforço da testagem se torna ainda mais importante. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS e se feito de forma adequada pode curar o paciente da infecção.
Hoje, é considerado o dia mundial de combate à hepatite, doença comum não só entre os brasileiros mas entre pessoas do mundo todo. A testagem, vacinação e tratamento são imprescindíveis para reverter os números de complicações e mortes ocasionadas por esta doença. Busque informações nas Unidades Básicas de Saúde mais próximas a você e/ou converse com seu médico a respeito do tema. Vamos nos proteger e proteger todos ao nosso redor. Cuide-se!
(Fonte: Ministério da Saúde)
Comentários