Está chegando o carnaval, época de muitas festas e diversão! Tem folia para todos os gostos e, geralmente, faz muito calor. Você já organizou a sua fantasia para esse período? Além das fantasias, lembrou dos cuidados com a sua saúde?
Se você tem diabetes precisa ter uma atenção redobrada antes de sair para a folia e, de preferência, conversar com o seu médico sobre a programação para esse feriado. Se divertir no carnaval é muito bom, mas precisa ser com moderação e cautela, para não passar nenhum perrengue. Aqui, vão algumas dicas para você curtir numa boa o carnaval!
Algumas dicas importantes para cair na folia são:
- Ingerir bastante líquido
- Beber com moderação e se autorizado pelo seu médico
- Optar pelo consumo e alimentos saudáveis e não ficar muitas horas sem se alimentar
- Avaliar a glicemia periodicamente
- Ter balas, açúcar ou carboidratos de rápida absorção em casos de hipoglicemia
A ingestão de líquido é importante por dois motivos, o primeiro deles devido a perda de líquido que ocorre em períodos quentes e que podem provocar a desidratação. O segundo deles é o aumento da glicemia, que pode ocorrer em consequência à desidratação.
O consumo de bebidas alcoólicas, embora seja recomendado a ser evitado por pessoas com diabetes, pode ser feito com moderação, em alguns casos. A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), por exemplo, recomenda o consumo de no máximo uma a duas doses por dia. Essa dose corresponde a uma a duas taças de vinho ou uma a duas latas de cerveja ou 45 a 90 mL de destilados.
A moderação dos alimentos, pode ser auxiliada se você levar consigo algumas frutas, de preferência com cascas e fibras (por exemplo, a maçã e a pêra), e/ou sanduíches naturais com pão integral, sem esquecer da proteína. O consumo de sucos artificiais, refrigerantes e biscoitos (mesmo os salgados) também não é recomendado pois, além de serem alimentos ultraprocessados, possuem um alto teor de açúcar e podem alterar a sua glicemia.
Observando os diversos fatores associados a uma possível alteração de glicemia (desidratação, alimentação inadequada, atividade física ー devido a danças, caminhadas e outras atividades) , é indispensável a verificação da glicemia, principalmente se você faz uso de insulina.
O que fazer se passar mal?
Apesar de todos os cuidados, pode ocorrer de você sentir-se mal. Por isso, caso ocorra, verifique sua glicemia e caso esteja com hipoglicemia (glicemia abaixo de 70mg/dL) e faça a correção com uma fruta, um suco ou até mesmo de um refrigerante, de acordo com a recomendação do seu médico e nutricionista.
Saiba que você pode ser um folião sem passar nenhum perrengue nesse carnaval, basta conversar com o seu médico, saber se está dentro da sua meta e tomar as precauções necessárias durante os bloquinhos!
Referências Bibliográficas
Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020: Princípios gerais da orientação nutricional no diabetes mellitus. 2019 [citado em 10 de Fev 2023]. Disponível em: https://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/Diretrizes-Sociedade-Brasileira-de-Diabetes-2019-2020.pdf
Rio de Janeiro (RJ). Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Superintendência de Atenção Primária. Coleção Guia de Referência Rápida: Diabetes Mellitus. 1ª edição. SMS/RJ PCRJ: 2016. [citado em 10 de Fev 2023]. Disponível em: https://subpav.org/SAP/protocolos/arquivos/GUIAS_REFERENCIA/guia_de_referencia_rapida_-_diabetes_mellitus.pdf
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
A Glic é um aplicativo para cuidados com diabetes, conectando paciente e equipe médica, facilitando a contagem de carboidratos, os cálculos de dose e alarmes. Baixe o aplicativo gratuitamente:
E não deixe de acompanhar a Glic nas redes sociais:
Comentários