Atualmente, existem três formas de administrar insulina conforme podemos observar na imagem.
1. Sistema de Infusão Contínua (SIC) ou também conhecido como “bomba de insulina”
É um aparelho que fica conectado com o corpo através de um catéter.
Ele bombeia insulina basal em microdoses o dia inteiro e pode auxiliar o cálculo de dose de insulina bolus (insulina da refeição) a partir da inserção do total de carboidratos dos alimentos.
Os catéteres são trocados a cada 2-3 dias pelo próprio paciente, sendoq ue não há necessidade de intervenção cirurgica.
Atualmente no Brasil existem duas empresas que vendem Bombas de Insulina, a Medtronic e a Roche.
2. Canetas (com agulhas)
Existe basicamente dois tipos, as descartáveis e não descartáveis.
No primeiro caso, você adquiri a caneta, utiliza a insulina e descarta. Na não descartável, você pode escolher o modelo (cores) que mais lhe agradam e adquire apenas a ampola de insulina.
As agulhas devem ser utilizadas apenas uma vez e deve ser feio o rodízio dos locais de aplicação (abdômen, parte traseira superior dos braços, nádegas e lateral exterior das coxas) para evitar lipodistrofia que são alterações ou deformidades que podem ocorrer no tecido subcutâneo quando não é feito o rodízio..
3. Seringas
O tamanho da seringa deve ser escolhido junto com a equipe médica, pois além de causar dor, a insulina é absorvida muito rápido quando aplicada em músculo ou vazinhos. Deve se certificar de que não ficaram bolhas na seringa.
Assim como as agulhas as seringas devem ser descartadas após o uso.
A escolha por um método ou outro é muito individual e todos eles possuem vantagens e desvantagens, converse com a sua equipe médica para saber qual o melhor método para você.
Vamos juntos?
Oi e a primeira vez que vou usa insulina pois já peguei a ampola de insulina.posso usa a seringa descartável pra tira a insulina até eu consegui á caneta de insulina.
Para cada modelo de seringa tem a sua própria ampola de insulina ou qualquer ampola de insulina eu posso usa tanto á seringa como a caneta.
Olá Edilena, como vai?
Você pode usar a seringa ou a caneta para realizar a aplicação de insulina, o que pode alterar é o tamanho da agulha que você aspira e a que você aplica.
Deu para entender? 🙂
As regiões de aplicação de insulina é a mesma região para colocação do cateter da bomba de infusão?
Olá Mislene, como vai?
Sim, os locais são os mesmos, pois mesmo que não tenha agulha o tempo todo nos cateteres da bomba, você precisa colocar uma agulha para perfurar e depois a retira, portanto os locais de aplicação são os mesmos.
Obrigada pelo contato!
Continue se cuidando =)
O medidor de glicemia deve ser comprado?
Olá Patrick,
Como vai?
O SUS oferece os insumos (kit diabetes) para quem tem diabetes e realiza o uso de insulina, você chegou a a verificar alguma informação na UBS próxima a sua residência?
Espero ter ajudado.
Um forte abraço.
como deve ser administrada a insulina ultra rápida………exemplo…….de 150 a 200 de 200 á 300…….pode por favor ensinar se….houver uma tabela ou procedimento com o glicosímetro por exemplo????
Olá WR,
Como você está?
Como você corrigi sua glicemia? O que seu médico te informou?
Essa informação vai de acordo com o seu tratamento individualizado, geralmente esses dados ficam na receita, caso queira posso verificar se aparece essas informações na sua, para isso basta entre em contato com o nosso atendimento pelo chat do nosso site ou por e-mail ([email protected]).
Aguardo o contato.
Abraços.
Muito boa essas informações gostei
Olá Andreia,
Tudo bem?
Ficamos felizes em saber que gostou do nosso conteúdo.
Um grande abraço.