Contar carboidratos e alimentação saudável é um dos pilares do tratamento de quem tem diabetes. Vale lembrar que, em uma alimentação balanceada temos carboidratos, proteínas, laticínios, frutas e vegetais, e é recomenda para todos de uma maneira geral.
Entenda um pouco mais do conceito de prato saudável segundo importantes instituições de ensino e saúde mundo a fora:
Fonte: Escola de Medicina e Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard (2011)
CONTANDO CARBOIDRATOS
Agora que já conhecemos o conceito de alimentação saudável, podemos ir um pouco mais fundo no tema de contagem de carboidrato.
É só cortar o acúcar?
É muito comum pensarmos que o açúcar é o grande vilão e que se não comermos mais doce a glicemia não vai subir, mas isso não é verdade. Não adianta cortar o açúcar da sua alimentação, se você tem diabetes.pois a glicemia é alterada por todos os tipos de carboidratos, além das gorduras e das proteínas, só que estes dois últimos em menor proporção.
Flexibilidade e Variedade.
A contagem de carboidrato permite à pessoa com diabetes ter mais flexibilidade e variedade na alimentação, o que isso muda na prática? É possível aprender a saber a quantidade de insulina que você precisa tomar para cada refeição. Seja ela na casa do amiguinho da escola, no happy hour com o pessoal do trabalho, em uma viagem de férias… a partir da contagem dos carboidratos dos alimentos. E isso favorece a inserção social de quem tem diabetes.
Para calcular a insulina.
Com a orientação da sua equipe médica, baseados em uma alimentação saudável, você poderá escolher os alimentos do seu almoço, contando a quantidade de gramas de carboidratos de todos os alimentos e a partir dessa contagem e calcular a quantidade de insulina da sua refeição (o que chamamos também de bolus).
Orientação da Equipe Médica.
Os carboidratos nos dão energia e não podem ser eliminados da nossa alimentação. O que precisamos é prestar atenção na qualidade, na quantidade e no índice glicêmico dos carboidratos que escolhemos. Isso deve ser definido junto com a sua equipe médica.
- Índice Glicêmico: Quando falamos em índice glicêmico nos referimos a velocidade com que um alimento aumenta a sua glicemia. É importante ingerir alimentos que não causem um aumento muito rápido para dar tempo para a insulina agir.
Como é o caso de sucos de frutas. Se não comemos junto as fibras das frutas que ajudam a retardar a absorção dos carboidratos que estão presentes na casca e no bagaço. - Qualidade: É importante optar por alimentos que ofereçam nutrientes essenciais para o nosso corpo. Não só calorias e carboidratos “vazios”, como doces e salgadinhos.
Gorduras podem causar ganho de peso e também aumentam a glicemia (em média 4 horas depois de serem ingeridas). Portanto, alimentos como batata frita devem ser consumidos com cuidado e prientação quanto á quantidade. - Quantidade: A quantidade de carboidratos será diferente em cada refeição. Pode mudar conforme características físicas e hábitos de vida. Deve ser definida com a ajuda da sua equipe médica.
Determinando o valor ideal para manter ou atingir um peso saudável. Sem restringir vitaminas e minerais, que são fundamentais para manter a vitalidade, a imunidade e a sua saúde em geral.
Como fazer a contagem de carboidratos utilizando o Gliconline?
É possível fazer essa contagem usando o Gliconline. Em apenas 4 telas você insere todas as informações necessárias para que nosso aplicativo faça todas as contas para você.
Clique na imagem e veja como é fácil!!!
Incrível, né? Agora que já sabemos de tudo isso…
Cuide-se!
Boa noite, com faço para instalarno meu computador s contagem de carboidratos, esta aparecendo só opção para celular e gostaria de baixar no computador
Olá Elisangela, como vai?
A opção de contagem de carboidrato e lançamento de glicemia apenas é possível no celular, não temos essa função ainda no computador.
Caso tenha mais dúvidas entre em contato com o nosso atendimento pelo chat ou e-mail ([email protected]).
Um forte abraço.
oi bom dia !meu nome é tacila,eu preciso de uma orientação,ess madrugada,eu fui urinar,e senti de experimentar a minha urina,fiquei preocupada pq estava doce .por favor me fala alguma coisa ,eu nunca tive problema de diabetes,pelo contrrio,era sempre baixa,e agora a minha urina está adocicada.eu tenho 61 anos,sou hipertensa desde ja agradeço.
Olá Tacila, tudo bem?
Em relação a sua pergunta coloquei alguns pontos abaixo que possa te ajudar a iniciar uma investigação do diagnóstico com diabetes, vamos lá:
– O exame de glicemia de jejum, feito em laboratório de análises clínicas, é o primeiro passo para investigar o diabetes. Os valores normais da glicemia do jejum ficam entre 75 e 110 mg/dL (miligramas de glicose por decilitro de sangue). Estar um pouco acima ou abaixo desses valores indica apenas que o indivíduo está com uma glicemia no jejum alterada. Isso funciona como um alerta de que a secreção de insulina não está normal, e o médico deve seguir com a investigação solicitando outros exames. Nos dois casos, sugiro conversar com o seu médico. Se o exame que ele solicitou parece alterado, leve os exames solicitados na consulta.
– Outra forma de medir a glicose no sangue é através de um medidor de glicose, se você não tiver, normalmente em uma farmácia popular você pode realizar esse teste rapidamente. Ele é praticamente indolor, onde faz uma picadinha no dedo e verifica quanto de glicose tem na gotinha de sangue que você forneceu. Em menos de 5 segundos você consegue ver o resultado.
– Se parecer alterado, leve esse valor para o médico, indicando qual foi o momento da realização, como hora, que horas se alimentou, e como se sentia. Assim será mais fácil gerar um dado mais correto e assim seu médico pode analisar com você esse resultado.
Então estas são as formas que conseguimos detectar se há mesmo presença de mais glicose no sangue do que deveria e iniciar algum tratamento se for o caso.
Se tiver qualquer dúvida de como realizar estes exames estou à disposição para atendê-la melhor.
Ótima semana para você!
Não tem pão na lista, como eu faço?
Olá Giovana,
Tudo bem?
Nós temos pão sim na lista. Você precisa digitar na busca de alimentos a palavra pão e acrescer o tipo de pão.
Por exemplo, experimente digitar “pão francês”, “pão de forma”, “pão de queijo” que você vai encontrar uma vasta variedade.
Qualquer dúvida que fique, escreve pra gente em [email protected] ou entre em contato com o nosso atendimento, tá?
Um abraço
1 grama de carboidrato vira quanto de glicose?
Olá Rainan,
Isso depende, pois cada pessoa tem um tratamento individualizado. O que sua médica te informou?
eu tenho um windows fone, onde eu posso encontrar esse aplicativo??
Boa tarde Wanderson, Tudo bem?
Infelizmente ainda não temos versão para o Windows.
Abraços.
Serve para diabético que não é insulinodependente?
Olá Bia,
Tudo bem?
Serve sim. Para quem tem diabetes e não usa insulina o Glic pode ajudar na anotação das glicemias, na alimentação (e contagem de carboidrato, caso você faça a contagem) e com os alarmes para lembrar os horários dos medicamentos.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Um abraço!
Não tem na app store?
Olá Dyanine!
Em dois meses teremos o aplicativo para iOS, por enquanto você só encontrará na Google Play.
Um abraço,
Já tema para IOS?
Olá Josué,
Temos sim, você pode baixar aqui: itunes.apple.com/br/app/glic/id1184941726?l=en&mt=8
Abraços e seja bem-vindo ao Glic!
Onde tem p baixar esse aplicativo
Olá Viviane,
Estamos na Google Play (se o seu celular é um Android): https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.quasar.gliconline&hl=pt_BR
E também na Apple Store (para iPhone): https://itunes.apple.com/br/app/glic-diabetes-e-glicemia/id1184941726?l=en&mt=8
Abraços
Pena ainda não ter o aplicativo para IOS!!!
Monique,
Teremos o aplicativo para iOS até o final do ano!!! Estamos muito animados e tanto na expectativa quanto todos vocês. Prometemos que haverá bastante coisa legal fechando esse ano de 2016 para o Glic.
Um forte abraço e muito obrigada pela paciência.
Claudia
Gostaria de ter o aplicativo
Olá Fernanda, tudo bem?
O app está disponível gratuitamente para celulares Android na Google Play.
Para baixá-lo clique em https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.quasar.gliconline.
Caso tenha alguma dificuldade você pode acompanhar os tutoriais (https://gliconline.net/tutorial-aplicativo-diabetes/) ou ligar para nossa equipe de atendentes em (11) 2755-2090.
Obrigado e abraços!
Equipe GlicOnline
Fer,
Você pode baixar gratuitamente e pedir ajuda tanto para nós aqui no [email protected] quanto para a sua equipe.
Seja bem-vinda!
Boa noite, gostaria de obter mais informações!
Olá Maria, tudo bem?
Na aba tutorias do site (https://gliconline.net/tutorial-aplicativo-diabetes/) tem todos os passos para instalar e utilizar o GlicOnline, mas caso queira um apoio mais pessoal entre em contato via fone (11) 2755-2090 que um de nossos atendentes irá te apoiar.
Obrigado e abraços!
Equipe GlicOnline
Olá Maria Isabel,
Tudo bem?
Como está o seu contato com o Gliconline? Podemos te ajudar com mais informações?
Um abraço,
Equipe Gliconline
Bom dia!
O app não salva mais as informações.
Fiquei na mão e não consigo minhas informações para acompanhar.
Olá Jeane,
Fique tranquila, nossa central de atendimento vai entrar em contato com você para poder verificar o que está acontecendo.
Abraços.
Minha glicose em jejum tá de 149 o que faço não estou comendo doce mas como arroz e angu e frutas o que faço estava fazendo academia mais parei por causa da pandemia tenho 67 anos me ajude
Olá Maria das Graças,
Tudo bem?
Esse valor está elevado para ser uma glicemia em jejum.
Tudo que comemos que tem carboidrato altera a glicemia. Inclusive o que é salgado, como tapioca.
É preciso entender com o seu médico se a sua medicação está ajustada. Se não usa medicação, se precisaria usar. Se apenas ajustes na alimentação e atividade física seriam suficientes.
Procure a orientação do seu médico, tá?