Chegaram as festas de final de ano! O ano de 2020 foi bem desafiador, em todos os sentidos, mas em todo final acendemos aquela chama de alegria e esperança para nos preparamos para um ano que se inicia.
Como posso cuidar do diabetes nas festas de final de ano?
São muitos rituais, repletos de simbologia, seja no Natal ou ano novo, independentemente da religião, que nos dão esperança! E a comida, assim como o ato de comer, também fazem parte destes rituais.
A mesa posta, a família reunida, aquela louça especial, aquela receita que só se faz no final de ano e que invade a casa com aquele cheirinho gostoso tão familiar. Mas também é neste período que surgem algumas preocupações com relação ao consumo alimentar: Será que eu comi demais? Será que eu posso comer isso?
Dúvidas como estas surgem especialmente quando há uma necessidade de atenção especial com a saúde, como é no caso do diabetes. Pessoas com diabetes precisam ajustar a sua alimentação, de acordo com seu tratamento, a fim de manter os níveis de glicemia adequados.
Aí, você que tem diabetes, lendo este texto se pergunta: Será que consigo manter meus níveis adequados mesmo com tanta oferta de comida e com uma variedade fora do meu habitual?
Você pode sim! Existem dicas para nos ajudarem a planejar os cuidados com o diabetes nas festas de final de ano.
Trago uma boa notícia! Vou te dar algumas dicas para controlar a glicemia sem perder a festa!
Planejamento, o que fazer antes das festas:
– Se possível, saiba o cardápio da ceia com antecedência para se organizar. Assim você poderá definir a quantidade de carboidrato consumida durante o dia, organizar a contagem de carboidratos (já ter uma prévia da contagem). Definindo, por exemplo, se você vai ou não comer a sobremesa ou qualquer outro alimento servido na ceia.
– Caso você não faça uso de insulina, estabeleça com seu nutricionista as porções adequadas destes alimentos que você consumirá na festa.
– Vai tomar alguma bebida alcoólica? Fique de olho na glicemia e não fique em jejum, assim você evita episódios de hipoglicemia. Algumas bebidas precisam ter a quantidade de carboidrato somada ao bolus, outras não. Por isso, converse com seu nutricionista e médico sobre quais e quanto de bebida seria adequado para você.
– Seja organizado! Acompanhe seus níveis de glicose ao longo do dia e mantenha a sua rotina, assim você evita surpresas na hora da festa.
– Mantenha a sua rotina alimentar do dia, ou seja, não exagere na quantidade de comida, especialmente de carboidrato, nas refeições que antecedem a ceia de Natal ou Ano Novo. Assim a sua glicemia chegará dentro da meta nestas refeições.
– Não omita ou pule refeições com o intuito de “aproveitar” o que será servido na festa. Você pode chegar com muita fome na hora da ceia e acabar consumindo muito dos alimentos que elevam a sua glicemia. Mantenha a sua rotina de refeições e caso a ceia seja muito tarde, tente atrasar um pouco o seu lanche da tarde.
No dia das festas, como planejar as refeições:
– Conte corretamente o carboidrato da refeição! Não faça um “chutômetro”. Mas se você não conta carboidratos, pode solicitar ao seu nutricionista que estabeleça as porções adequadas para você. O Glic pode te ajudar nesta interface com o nutricionista para facilitar a contagem no dia a dia.
– Procure comer petisco que não elevem tanto a glicemia como palitinhos de vegetais crus com molho de ervas e azeite. Se for consumir uma torradinha, não exagere!
– Comece a refeição pela salada! As fibras presentes na salada ajudam a lentificar a absorção de carboidratos e promovem maior saciedade.
– Coma devagar! Mastigue bem os alimentos. Aproveite o sabor, textura e mistura dos alimentos. Comer rápido nos faz comer mais.
– Atenção para o que é fome física e fome emocional ou vontade de comer. Atenda à sua fome física! Caso queira repetir algo, avalie se será necessária uma nova aplicação de insulina, se for o caso. Mas você também pode separar um pouco daquele alimento que tanto gosta e deixar para o dia seguinte.
– Fique atento à tomada das suas medicações e insulina.
– Se você toma insulina, lembre-se de avaliar a glicemia antes da refeição, verificar se há necessidade de correção, faça a contagem de carboidratos, calcule o bolus e a dose total de insulina. Aplique a insulina antes de começar a comer. O tempo entre a aplicação da insulina e a refeição depende do tipo de insulina que você usa e características do seu tratamento, por isso, converse com o seu médico.
Depois das refeições, o que é importante observar:
– Fique de olho na quantidade de proteína e gordura consumidos nestas refeições, elas podem elevar a sua glicemia tardiamente (até algumas horas depois da refeição). Se você faz uso de insulina, um bolus para gordura e proteína pode ser feito. A boa notícia é que o Glic te ajuda no cálculo deste bolus especial.
Estas foram algumas dicas! Mas a dica mais especial que eu quero te dar é: aproveite o momento! Aproveite sua família e celebre a sua saúde! A comida é parte da celebração, uma parte muito importante e deliciosa, mas não se esqueça do real sentido destas festas, a união, o amor e o desejo de que dias melhores virão, acredite, eles virão!
Um grande abraço, feliz Natal e um 2021 repleto de coisas boas para todos nós! Nos vemos em 2021!
Baixe o Glic gratuitamente na Google Play ou AppStore.
Feliz natal ! Um ótimo ano para todos!