A importância da vacinação vem sendo destacada há algum tempo no Brasil. É por meio da sua intensificação que hoje temos doenças erradicadas (que não estão mais em circulação) ou a diminuição de complicações de saúde. Por isso, é importante ficar de olho no calendário de vacinação de acordo com o seu perfil. Mas antes de falarmos sobre a vacinação para pessoas com diabetes, vamos fazer o seguinte exercício: procure sua caderneta de vacinação e vamos avaliá-la juntos, para identificar possíveis vacinas em atraso.  

Independentemente do seu perfil de saúde, existem vacinas específicas para cada fase da vida e a maioria delas é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para atualizá-las, basta procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência. Sendo assim, é importante observar esses dois aspectos, as vacinas referentes a sua faixa etária e as relacionadas a sua condição de saúde. Para conhecer as vacinas disponibilizadas pelo SUS, acesse o seguinte link: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao. 

Afinal, quais vacinas são recomendadas para pessoas com diabetes? 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), as seguintes vacinas são recomendadas para as pessoas com diabetes: influenza; pneumocócicas conjugadas (VPC10 ou VPC13); pneumocócica polissacarídica  23-valente (VPP23); Hepatite B e herpes zóster inativada (VZR). 

A vacina da influenza trivalente (3V), é disponibilizada pelo SUS nas campanhas anuais de vacinação, que ocorrem em períodos sazonais da gripe nos postos de saúde, mas também nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE). Contudo, ela possui desvantagem com relação à vacina da influenza quadrivalente (4V), pois combate três diferentes vírus, enquanto a quadrivalente previne quatro vírus. Além disso, a 4V não é disponibilizada no SUS, somente na rede privada. Em alguns casos, o médico pode recomendar uma segunda dose anual da vacina para os idosos e/ou imunodeprimidos e, em situação epidemiológica de risco, a partir de três meses após a dose anual. 

Já a vacina contra a hepatite B está disponível no SUS e abrange o calendário vacinal das crianças, dos adultos e dos idosos. Já a herpes zóster inativada (VZR) não está disponível pelo SUS e deve ser aplicada em pessoas com diabetes ou imunocomprometidas a partir dos 18 anos de idade com duas doses. 

Orientações sobre a vacina contra a pneumonia

Para a vacinação da pneumocócica é importante priorizar a vacinação com a VPC13 invés da VPC10, pois assim como no caso da vacina da influenza, a VPC13 possui uma maior proteção contra doenças. Além disso, a VPC13 não está disponível no SUS ou no CRIE, entretanto a VPC10 está disponível para crianças a partir de 2 meses. 

Em pessoas com diabetes, acima de quatro anos de idade, e sem o registro da vacina, recomenda-se a aplicação da VPC13 na rede privada ou pelo SUS, quando disponibilizado pelo CRIE em vacinações especiais.  Mas atenção: antes de você se vacinar com a pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23) é orientado que a aplicação da pneumocócica conjugada (VPC10 ou VPC13) já tenha sido realizada, com um intervalo de tempo de pelo menos dois meses entre as aplicações. Geralmente essa vacina é disponibilizada pelo SUS por meio do CRIE e deverá ser aplicada em duas doses. 

Por fim, se você tiver se vacinado primeiramente com a VPP23, a SBIM recomenda que você espere um ano para aplicar a vacina VPC13 e cinco anos para aplicar a segunda dose da VPP23. Contudo, se a segunda dose da VPP23 tenha sido realizada antes da pessoa completar 60 anos, uma nova dose deverá ser aplicada após cinco anos da aplicação da segunda dose da vacina..  

Leia também: Posso fazer tatuagem se tenho diabetes?

Como atualizar o calendário vacinal? 

Agora que você sabe as vacinas que estão no seu calendário específico de vacinação converse com o seu médico e solicite um encaminhamento ao CRIE para a vacinação de vacinas disponíveis pelo SUS. Não deixe de atualizar a sua caderneta de vacinação para garantir uma maior imunidade contra essas doenças e suas possíveis complicações ーaos quais a pessoa com diabetes apresenta-se mais suscetível.  

Referências Bibliográficas 

Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM). Calendário de Vacinação Pacientes Especiais. 2022-2023. [citado em 17 de Mar 2023]. Disponível em: https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-pacientes-especiais.pdf 

Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes 2022. [citado em 17 de Mar 2023]. Disponível em: https://diretriz.diabetes.org.br/ 

BRASIL. Ministério da Saúde. Calendário Nacional de Vacinação, 2022. [citado em 17 de Mar 2023]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao/calendario-vacinal-2022/anexo-calendario-de-vacinacao-da-crianca_atualizado_-final-20-09-2022.pdf