Monitorar a glicemia é uma prática essencial para as pessoas com diabetes. Essa rotina desempenha um papel fundamental no gerenciamento eficaz da condição. Isso permite a identificação dos níveis de glicose no sangue, mantendo dentro da faixa alvo e  prevenindo complicações a longo prazo.  

Outro motivo fundamental para a verificação da glicemia é o ajuste de tratamento, pois é por meio da avaliação das taxas glicêmicas que o médico poderá alterar a prescrição da medicação.  

O automonitoramento, além de trazer informações para o médico que acompanha a sua saúde, desenvolve empoderamento na gestão do cuidado, por isso é indispensável saber como monitorar a sua glicemia.  

Leia mais: O que é resistência à insulina?

Passo a passo para monitorar a glicemia 

Adquira um medidor de glicose: 

  • Consulte um profissional de saúde para obter orientação sobre o tipo de medidor de glicose mais adequado para você.
    Adquira um medidor de glicose e as tiras reagentes compatíveis.
  • Alguns medidores são mais portáteis, enquanto outros podem se conectar a dispositivos móveis para armazenar dados. Uma das opções é o OneTouch Select Plus Flex, que é prático e fácil de usar e sincroniza via Bluetooth com o aplicativo da Glic, dando doses mais corretas para a sua glicemia. 

Lave as mãos: 

  • Antes de realizar o teste, lave bem as mãos para garantir que não haja resíduos de alimentos ou outras substâncias que possam interferir nos resultados. 

Monitorar a glicemia: prepare o local de teste 

  • Prepare o local onde fará o teste. A maioria das pessoas faz o teste no dedo, mas algumas preferem áreas alternativas, como o antebraço ou a coxa. 

Faça o teste: 

  • Insira uma boa tira reagente no medidor de glicose, como as tiras OneTouch Select Plus. 
  • Use uma lanceta ou o dispositivo de punção da OneTouch Delica Plus para fazer um pequeno furo no local de teste.
  • Aplique uma gota de sangue na tira reagente.
  • O medidor fornecerá uma leitura dos níveis de glicose no sangue após alguns segundos. 

Registre os resultados: 

  • Anote os resultados em um registro ou use um aplicativo para monitorar as leituras ao longo do tempo. 

Estabeleça uma rotina: 

  • Defina uma rotina regular para realizar os testes, conforme recomendado pelo seu profissional de saúde. Isso pode incluir testes antes e após as refeições ou em momentos específicos do dia. 

Monitorar a glicemia: interprete os resultados

  • Compreenda os valores alvo definidos pelo seu profissional de saúde. Normalmente, os resultados são apresentados em miligramas por decilitro (mg/dL) ou milimoles por litro (mmol/L). 

Ajuste o tratamento, se necessário: 

  • Se os resultados indicarem que os níveis de glicose estão fora da faixa desejada, consulte seu médico para ajustar o plano de tratamento, que pode incluir alterações na dieta, medicamentos ou atividade física. 


Lembrando que essas são diretrizes gerais, e é fundamental seguir as recomendações específicas do seu profissional de saúde para o monitoramento da glicemia. Eles podem fornecer orientações personalizadas com base na sua condição médica e necessidades individuais.
 

 

BUSQUE O MELHOR PREÇO PARA PRODUTOS ONETOUCH

 

Referências Bibliográficas 

Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes 2022. [citado em 31 de Jan 2024] Disponível em: https://diretriz.diabetes.org.br/ 

Rio de Janeiro (RJ). Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Superintendência de Atenção Primária. Coleção Guia de Referência Rápida: Diabetes Mellitus. 1ª edição. SMS/RJ PCRJ: 2016. [citado em 31 de Jan 2024]. Disponível em: https://subpav.org/SAP/protocolos/arquivos/GUIAS_REFERENCIA/guia_de_referencia_rapida_-_diabetes_mellitus.pdf 

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus – Brasília: Ministério da Saúde, 2013