Esta semana nos aprofundamos em uma técnica milenar chamada Reiki que pode contribuir para o nosso equilíbrio emocional. Vamos compartilhar com vocês o que aprendemos com a Mestre em Reiki, Paula Erbsland.
Assim como o YOGA, que explicamos neste outro texto, o Reiki é um método de relaxamento e redução de estresse. O estresse joga hormônios no nosso sangue que contribuem para o aumento da glicemia. Dessa forma, essas técnicas ajudam a manter a glicemia dentro do seu objetivo glicêmico.
De onde vem?
A origem do reiki é atribuída aos antigos ensinamentos tibetanos. No sistema USUI, está ligado ao monge e pesquisador japonês MIKAO USUI, que viveu no século XIX.
Ele codificou e transmitiu os ensinamentos do Reiki a vários discípulos, que por sua vez os difundiram em diversos países do oriente e do ocidente.
O Reiki possui 5 frases que são seus preceitos/ princípios. São eles:
■ Só por hoje, Não se zangue;
■ Só por hoje, Não se preocupe;
■ Só por hoje, Seja grato;
■ Só por hoje, Trabalhe com diligência/ vontade;
■ Só por hoje, Seja gentil para as pessoas.
O que significa Reiki na prática?
“REI” significa energia universal. Ela está em todos os objetos e lugares e “KI” é a energia vital que flui em todos os seres vivos. Portanto, através da sobreposição de mãos nos principais centros de energias do corpo o reikiano canaliza e transmite a Energia Universal. Estes centros de energia também são chamados de chakras.
Terapia complementar
Lembre-se que nenhuma das técnicas que nós apresentamos pra promover o nosso equilíbrio emocional são substitutas do tratamento da diabetes.
Elas podem ser alternativas complementares. Nossa intenção é a de apresentá-las para que você conheça mais e entenda se elas fazem sentido pra você.
Veja a entrevista da Paula, sobre como o Reiki pode ajudar nos cuidados com o diabetes:
Cuide-se e até a próxima!
Comentários