Olá Glickers, como estão? 

Por aqui viemos com mais uma notícia maravilhosa sobre vacina!
Mas calma, dessa vez não vamos falar sobre COVID-19, mas sim, da vacina que tem sido estudada e que promete ser de extrema importância para nossa comunidade.

A vacina para Diabetes tipo 1, isso mesmo. Vimos em um estudo do site Healthline que a empresa sueca de biotecnologia Diamyd Medical está avançando com estudos clínicos em grande escala de uma vacina que funciona para “reprogramar” as células imunológicas para prevenir a destruição das células produtoras de insulina no pâncreas.

Os testes de Fase III em grande escala estão programados para começar em 2021, em 50 locais na Europa e nos Estados Unidos. O estudo incluirá cerca de 330 crianças e adultos jovens (com idades entre 12 e 28), recentemente diagnosticados com DM1.

Mais sobre a vacina:


O ingrediente ativo da vacina é GAD65 ( ácido glutâmico descarboxilase-65 ), uma enzima que ocorre naturalmente nas células beta pancreáticas que as ajuda a funcionar corretamente e continuar a produzir insulina.


Em testes clínicos anteriores, a vacina Diamyd foi injetada diretamente nos gânglios linfáticos de crianças e adultos jovens (com idades entre 12 e 24 anos) que foram diagnosticados com DM1 nos últimos 6 meses. Eles receberam três ou quatro injeções ao longo de 15 meses. Os resultados mostraram um efeito significativo na retenção do peptídeo “C”, o que significa que preservou ou melhorou a secreção de insulina no corpo.

Ok Glic, mas isso  funcionaria para todas as pessoas que tem diabetes?

Não, ainda não! Mas é um começo para aprender mais sobre o que leva ao T1D e como a podemos atrasá-lo. 

Sempre é bom ler uma notícia dessas, né? E estamos aqui na torcida para que tudo ocorra da melhor forma possível! Com certeza será um marco incrível para todos.

Caso queira saber mais sobre a vacina, segue o site https://www.healthline.com/diabetesmine/wp-1090201?fbclid=IwAR0ME6gO6bjyO7GNZwe03wpF3eqAXSyuji4cFvBN-xHYXBaF5DWXI4Il3dw

Enquanto excelentes pesquisas são feitas ao redor do mundo, nós seguimos aqui torcendo por elas e nos cuidado o máximo possível com o que já temos. Vamos juntos?